http://repositorio.unb.br/handle/10482/52426
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ARTIGO_ConceitoOriginalidadeOrigens.pdf | 761,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O conceito de originalidade nas origens do Romantismo : uma análise de “Sobre a arquitetura alemã”, do jovem Goethe |
Outros títulos: | The concept of originality at the origins of Romanticism : an analysis of “On german architecture” by the young Goethe |
Autor(es): | Pinezi, Gabriel Victor Rocha |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-5987-9262 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília |
Assunto: | Romantismo Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832 - crítica e interpretação Originalidade |
Data de publicação: | 24-Mai-2025 |
Editora: | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
Referência: | PINEZI, Gabriel Victor Rocha. O conceito de originalidade nas origens do Romantismo: uma análise de “Sobre a arquitetura alemã”, do jovem Goethe. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 34, n. 1, p. 57-71, 2024. DOI: https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.46428. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/46428. Acesso em: 30 jun. 2025. |
Resumo: | O objetivo do artigo é apresentar uma interpretação das origens do romantismo a partir do surgimento, na passagem do século XVIII ao XIX, do conceito de originalidade aplicado à obra de arte. Com esse fim, dividimos o artigo em três partes. Primeiro, demonstraremos como, em fins do século XVIII, o problema empirista do juízo de gosto colocou em crise o conceito racional de belo próprio à tradição neoclássica. Em seguida, leremos como essa crise é respondida por Edward Young, no ensaio Conjectures on original composition, a partir da formulação de um critério orgânico de ajuizamento da obra de arte. Por fim, demonstraremos como o jovem Goethe, em seu ensaio “Sobre a arquitetura alemã”, desenvolve uma inversão de pressupostos platônicos que será legada ao primeiro romantismo alemão. |
Abstract: | The aim of the article is to present an interpretation of the origins of Romanticism based on the emergence, in the transi-tion from the 18th to the 19th century, of the concept of originality applied to artworks. To achieve this goal, we divided the article into three parts. First, we will demonstrate how, in the late 18th century, the empiricist problem of taste judgment challenged the rational concept of beauty inherent in the neoclassical tradition. Next, we will examine how this crisis is addressed in Edward Young’s essay, Conjectures on original composition, through the formulation of an organic criterion for evaluating artworks. Finally, we will show how the young Goethe, in his essay “On German architecture”, develops a reversal of Platonic assumptions that will be passed down to the early German Romanticism. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Licença: | (CC BY) This work is licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License. To view a copy of this license, visit http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ or send a letter to Creative Commons, PO Box 1866, Mountain View, CA 94042, USA. |
DOI: | https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.46428 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
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