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Título: Trailer, invenção e memória : do sonho à cena
Outros títulos: Trailer, invention and memory : from dream to scene
Tráiler, invención y memoria : del sueño a la escena
Autor(es): Lignelli, César
Santos, Guilherme Mayer
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2684-3172
https://orcid.org/0000-0002-1491-1812
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Invenção
Memória
Viagem
Data de publicação: 6-Dez-2022
Editora: Universidade Federal de Goiás (UFG)
Referência: LIGNELLI, César; SANTOS, Guilherme Mayer. Trailer, invenção e memória: do sonho à cena. Visualidades, Goiânia, v. 20, 2022. DOI: https://doi.org/10.5216/v.v20.71261. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/71261. Acesso em: 01 jul. 2025.
Resumo: Este artigo apresenta aproximadamente três décadas de memórias, percepções e prospecções a partir de um trailer. Estas são mapeadas em caráter ensaístico e com certo fluxo de fabulação no trato das palavras e imagens, objetivando estimular a invenção de sonhos intermediados pelo objeto em questão. No percurso passamos, de tempos em tempos, por localidades distintas da América do Sul e encontros fortuitos com habitantes inusitados. Desta feita, o trailer se transforma em carga, refúgio, atração, palco, tela de projeção, pulsão, instrumento musical, problema e objeto estético até a sua emancipação.
Abstract: This article presents approximately three decades of memories, perceptions and prospects based on a trailer. These are mapped in an essayistic manner and with a certain flow of fable in the treatment of words and images, aiming to stimulate the invention of dreams mediated by the object in question. Along the way, we pass, from time to time, through different locations in South America and fortuitous encounters with unusual inhabitants. This time, the trailer becomes a load, refuge, attraction, stage, projection screen, drive, musical instrument, problem and aesthetic object until its emancipation.
Resumen: Este artículo presenta aproximadamente tres décadas de recuerdos, percepciones y perspectivas a partir de un tráiler. Estos se cartografían de forma ensayística y con cierto tono fabuloso en el tratamiento de palabras e imágenes, con el objetivo de estimular la invención de sueños mediados por el objeto en cuestión. A lo largo del camino, pasamos, ocasionalmente, por diferentes lugares de Sudamérica y encuentros fortuitos con habitantes inusuales. En esta ocasión, el tráiler se convierte en carga, refugio, atracción, escenario, pantalla de proyección, impulso, instrumento musical, problema y objeto estético hasta su emancipación.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.5216/v.v20.71261
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