Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52417
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RevisãoSistemáticaSobre.pdf461,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Tâmara Araújo Rocha-
dc.contributor.authorSantos, Avany Rodrigues Teixeira dos-
dc.contributor.authorLima, Marco Túlio da Silva-
dc.contributor.authorNegreiros, Fauston-
dc.contributor.authorFormiga Sobrinho, Asdrúbal Borges-
dc.date.accessioned2025-09-09T15:57:04Z-
dc.date.available2025-09-09T15:57:04Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationNUNES, Tâmara Araújo Rocha et al. Revisão sistemática sobre o uso de telas digitais na interação triádica criança-adulto-tela. Revista Subjetividades, Fortaleza, v. 24, n. 2, e14302, 2024. DOI: https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i2.e14302. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/14302. Acesso em: 23 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52417-
dc.description.abstractA presença das telas no cotidiano familiar e escolar tem repercutido nos processos interacionais e comunicacionais integrantes da relação triádica entre crianças, adultos e telas digitais. Nesse sentido, a Perspectiva Pragmática do Objeto reforça a importância do adulto na inserção cultural do objeto e na compreensão do seu uso frente à criança. Buscou-se, portanto, compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento na infância, a partir dessa interação triádica. Realizou-se revisão sistemática da literatura com artigos indexados nas bases de dados Scopus, Biblioteca Virtual de Saúde e APAPsycNet, no período de novembro de 2022 a janeiro de 2023. Encontrou-se 19 artigos e após a leitura desses estudos foram estabelecidas três categorias de análise: (1) Qualidade das interações triádicas; (2) Mediação parental; e (3) O impacto das telas no desenvolvimento infantil. Observou-se a prevalência de estudos empíricos, com destaque para abordagens observacionais e com escassez de pesquisadores brasileiros e em território latino-americano. A pandemia causada por COVID-19 intensificou pesquisas sobre a exposição de crianças à tecnologia digital, com destaque de estudos realizados na China e Estados Unidos. As telas digitais são parte da cultura infantil e é fundamental a mediação parental quanto ao uso apropriado da tecnologia, com impacto positivo no desenvolvimento infantil. A ausência da mediação pode favorecer o uso problemático da tela, evidenciado majoritariamente na literatura encontrada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Fortaleza (UNIFOR)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRevisão sistemática sobre o uso de telas digitais na interação triádica criança-adulto-telapt_BR
dc.title.alternativeSystematic review on the use of digital screens in the child-adult-screen triadic interactionpt_BR
dc.title.alternativeRevisión sistemática sobre el uso de pantallas digitales en la interacción triádica niñoadulto-pantallapt_BR
dc.title.alternativeRevue systématique sur l’utilisation des écrans numériques dans l’interaction triadique enfant-adulte-écranpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.keywordInteração digitalpt_BR
dc.subject.keywordMediação parentalpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia digitalpt_BR
dc.rights.license(CC BY NC)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i2.e14302pt_BR
dc.description.abstract1The presence of screens in everyday family and school life has had repercussions on the interactional and communicational processes that are part of the triadic relationship between children, adults and digital screens. In this sense, the Pragmatic Theory of the Object reinforces he importance of the adult in the cultural insertion of the object and in the understanding of its use in front of the child. Therefore, we sought to understand how development processes occur in childhood, based on this triadic interaction. A systematic review of the literature was carried out with articles indexed in the Scopus, Virtual Health Library and APAPsycNet databases, published between January 2017 and December 2022. Nineteen articles were found and, after reading these studies, three categories were established of analysis: (1) Quality of triadic interactions; (2) Parental Mediation; and (3) The impact of screens on child development. It was observed that adult mediation in the use of digital screens by children impacts the quality of triadic interaction. Digital screens are part of children’s culture and parental mediation regarding the appropriate use of technology is essential, which favors the positive impact on child development. The absence of mediation can favor the problematic use of the screen, evidenced mostly in the literature found.pt_BR
dc.description.abstract2La presencia de las pantallas en la vida cotidiana familiar y escolar ha repercutido en los procesos interaccionales y comunicacionales que forman parte de la relación triádica entre niños, adultos y pantallas digitales. En este sentido, la Teoría Pragmática del Objeto refuerza la importancia del adulto en la inserción cultural del objeto y en la comprensión de su uso frente al niño. Por lo tanto, buscamos comprender cómo ocurren los procesos de desarrollo en la infancia, a partir de esta interacción triádica. Se realizó una revisión sistemática de la literatura con artículos indexados en las bases de datos Scopus, Biblioteca Virtual en Salud y APAPsycNet, publicados entre enero de 2017 y diciembre de 2022. Se encontraron diecinueve artículos y, luego de la lectura de estos estudios, se establecieron tres categorías de análisis: ( 1) Calidad de las interacciones triádicas; (2) Mediación de los padres; y (3) El impacto de las pantallas en el desarrollo infantil. Se observó que la mediación de los adultos en el uso de pantallas digitales por parte de los niños impacta la calidad de la interacción triádica. Las pantallas digitales forman parte de la cultura infantil y la mediación de los padres en cuanto al uso adecuado de la tecnología es fundamental, lo que favorece el impacto positivo en el desarrollo infantil. La ausencia de mediación puede favorecer el uso problemático de la pantalla, evidenciado mayoritariamente en la literatura encontrada.pt_BR
dc.description.abstract3La présence des écrans dans la vie quotidienne des familles et des écoles a impacté les processus interactionnels et communicationnels dans la relation triadique entre les enfants, les adultes et les écrans numériques. En ce sens, la théorie pragmatique de l’objet renforce l’importance de l’adulte dans l’insertion culturelle de l’objet et dans la compréhension de son utilisation face à l’enfant. Par conséquent, nous avons cherché à comprendre comment les processus de développement se manifestent chez l’enfant à partir de cette interaction triadique. Une revue systématique de la littérature a été menée avec des articles indexés dans les bases de données Scopus, Bibliothèque virtuelle de santé et APAPsycNet, publiés entre janvier 2017 et décembre 2022. Nous avons trouvé 19 articles et, après les avoir examinés, trois catégories d’analyse ont été établies : (1) la qualité des interactions triadiques ; (2) la médiation parentale ; et (3) l’impact des écrans sur le développement de l’enfant. Il a été observé que la médiation des adultes dans l’utilisation des écrans numériques par les enfants a un impact sur la qualité de l’interaction triadique. Les écrans numériques font partie de la culture des enfants, et la médiation parentale quant à leur utilisation appropriée est essentielle pour favoriser un impact positif sur le développement de l’enfant. L’absence de médiation peut favoriser une utilisation problématique des écrans, comme le souligne principalement la littérature retrouvée.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0086-7646pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0906-1550pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4691-7431pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2046-8463pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3213-4498pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.