http://repositorio.unb.br/handle/10482/52416
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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ARTIGO_AntesDepoisCasa.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Antes (1927-28) e depois (1935) da casa modernista da rua Santa Cruz : uma revisão sob a ótica da sintaxe espacial |
Otros títulos : | Before (1927-28) and after (1935) the modernist house at Rua Santa Cruz : a review from space syntax’s view |
Autor : | Cabral, Tamires de Oliveira Gurgel, Ana Paula Campos |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-6415-9905 https://orcid.org/0000-0002-0189-2958 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo |
Assunto:: | Sintaxe espacial Espaço doméstico Arquitetura moderna - Brasil São Paulo (SP) Warchavchik, Gregori - 1896-1972 |
Fecha de publicación : | 18-jun-2024 |
Editorial : | Núcleo de Editoração - PUC-Campinas |
Citación : | CABRAL, Tamires de Oliveira; GURGEL, Ana Paula Campos. Antes (1927-28) e depois (1935) da casa modernista da rua Santa Cruz: uma revisão sob a ótica da sintaxe espacial. Oculum Ensaios, Campinas, v. 21, e246862, 2024. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0919v21e2024a6862. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/oculum/article/view/6862. Acesso em: 23 jun. 2025. |
Resumen : | O objetivo deste artigo é analisar, por meio do aparato teórico-metodológico da Sintaxe Espacial, a configuração interna da casa modernista da Rua Santa Cruz, projetada em 1927 por Gregori Warchavchik (1896-1972), em contraponto com a posterior reforma empreendida em 1935. Construída para sua família, a casa é por muitos considerada o marco inicial da aplicação das novas gramáticas compositivas vanguardistas. Diversos estudos já foram feitos acerca desse projeto, mas acrescenta-se aqui uma nova abordagem buscando ir além das questões da caixa mural, aprofundando-se na espacialidade. A Sintaxe Espacial é uma teoria que visa articular padrões espaciais às apropriações sociais sobrepostas, de modo a correlacionar como diferentes qualidades dos espaços – entendidos como um sistema de permeabilidades e barreiras – dependem de diferentes lógicas sociais. Os resultados encontrados demonstram uma rígida separação funcional, onde os espaços de transição oferecem distribuição de fluxos e de controle de acesso entre os ambientes. Em termos da integração visual, a concepção espacial anseia por espaços mais fluidos, especialmente no setor social. Entretanto, pouco se rompe com espaço tradicional da casa brasileira até então: patriarcal, segregado, controlado e profundo. Há, portanto, uma contradição entre o avanço e retrocesso – corroborando os estudos precedentes sobre a plástica do edifício: mesmo que se almeje romper com certas tradições, as amarras culturais, sobrepostas aos espaços domésticos, prevalecem. |
Abstract: | This article aimed to analyze, through the spatial syntax theoretical and methodological framework, the internal configuration of a modernist house on Santa Cruz Street, designed in 1927 by Gregori Warchavchik (1896-1972), in contrast to the subsequent reform undertaken in 1935. Built for his family, the house is considered by many to be the starting point for applying the new avant-garde compositional grammars. Several studies have already been conducted on this project, but this article adds a new approach, seeking to go beyond the issues of the material and delve into spatiality. Space syntax is a theory that seeks to articulate spatial patterns with overlaid social appropriations, in order to correlate how different qualities of spaces – understood as a system of permeability and barriers – depend on different social logics. The results demonstrate a rigid functional separation, where transitional spaces offer flow distribution and access control between environments. In terms of visual integration, the spatial conception aspires to more fluid spaces, especially in the social sector. However, little breaks away from the traditional Brazilian house space until then, which is patriarchal, segregated, controlled, and deep. There is, therefore, a contradiction between progress and regression, supporting previous studies on the building’s aesthetics: even though there is a desire to break with certain traditions, cultural constraints, overlaid on domestic spaces prevail. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Licença:: | (CC BY) |
DOI: | https://doi.org/10.24220/2318-0919v21e2024a6862 |
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