http://repositorio.unb.br/handle/10482/52410
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JulianaCostaMota_TESE.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Desempenho de líderes na Administração Pública : um estudo multinível |
Outros títulos: | Performance of Leaders in Public Administration : A Multilevel Study |
Autor(es): | Mota, Juliana Costa |
Orientador(es): | Coelho Junior, Francisco Antonio |
Assunto: | Serviço público Liderança Desempenho profissional Aprendizagem formal |
Data de publicação: | 8-Set-2025 |
Data de defesa: | 30-Mai-2025 |
Referência: | MOTA, Juliana Costa. Desempenho de líderes na Administração Pública: um estudo multinível. 2025. 354 f., il. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | O foco desta Tese é o estudo do desempenho de líderes no contexto de organizações públicas brasileiras, em perspectiva multinível. O desempenho no trabalho resulta de relações entre variáveis de nível de contexto/do ambiente organizacional, e variáveis humanas/de nível individual. Isso é especialmente importante quando se trata do desempenho de líderes, que traz em si a relação entre indivíduos e grupos sob influência do ambiente, em processos de interação e influência social com vistas ao alcance de objetivos organizacionais. Desempenho e liderança são reconhecidos como fenômenos complexos, multideterminados e multiníveis, que têm nos estudos multiníveis uma agenda de pesquisa em desenvolvimento. Por sua vez, o desempenho em liderança no contexto da administração pública brasileira é também um tema que merece maior atenção nos estudos científicos. Frente a isso, esta Tese teve como objetivo geral investigar se o desempenho de líderes no trabalho, em distintos contextos laborais, é influenciado por percepções de suporte à aprendizagem informal, contribuições das aprendizagens formal e informal para a atuação em liderança, e competências de liderança no serviço público, nos níveis individuais e de percepções compartilhadas nos grupos. Um modelo teórico multinível hipotetizado foi proposto e testado empiricamente no contexto de duas grandes organizações públicas brasileiras. A pesquisa empírica realizada classifica-se como confirmatória, por testar hipóteses relativas ao efeito de variáveis individuais e de contexto na predição da variável critério. Aplicou-se métodos mistos, com encadeamento Quali-QUANTI Quali, em recorte temporal transversal. Os dados foram coletados por meio de documentos, entrevistas e questionário online. Análises estatísticas descritivas e inferenciais, incluindo análises fatoriais exploratórias, análises de variância, testes t e análises multiníveis foram realizadas. A etapa qualitativa foi complementar, realizada por meio de análise de conteúdo. Como resultados principais, modelos multiníveis para o desempenho do líder no trabalho foram confirmados e caracterizados, nos dois contextos empíricos investigados: encontrou-se evidências de que competências de liderança no serviço público impactam positivamente o desempenho de líderes no nível individual, assim como o suporte à aprendizagem informal no trabalho, no nível de percepções compartilhadas nos grupos. Limitações identificadas nesta pesquisa e suas possíveis contribuições teóricas, metodológicas e gerenciais foram apresentadas, assim como sugestões para pesquisas futuras. |
Abstract: | The focus of this Thesis is the study of the performance of leaders in the context of Brazilian public organizations, from a multilevel perspective. Performance at work results from relationships between variables at the context/organizational environment level and human/individual level variables. This is especially important when it comes to the performance of leaders, which involves the relationship between individuals and groups under the influence of the environment, in processes of interaction and social influence with a view to achieving organizational goals. Performance and leadership are recognized as complex, multidetermined and multilevel phenomena, which have a developing research agenda in multilevel studies. In turn, leadership performance in the context of Brazilian public administration is also a topic that deserves greater attention in scientific studies. In view of this, this Thesis had as its general objective to investigate whether the performance of leaders at work, in different work contexts, is influenced by perceptions of support for informal learning, contributions of formal and informal learning to leadership performance, and development in public leadership, at the individual level and through shared perceptions in groups. A hypothesized multilevel theoretical model was proposed and empirically tested in the context of two large Brazilian public organizations. The empirical research conducted is classified as explanatory and confirmatory, as it tests hypotheses regarding the effect of individual and contextual variables on the prediction of the criterion variable. Mixed methods were applied, with Quali-QUANTI Quali chaining, in a cross-sectional temporal cut. Data were collected through documents, interviews and an online questionnaire. Descriptive and inferential statistical analyses, including exploratory factor analysis, analysis of variance, t-test and multilevel analyses were performed. The qualitative stage was complementary, carried out through content analysis. As main results, multilevel models for leader performance at work were confirmed and characterized, in the two empirical contexts investigated: evidence was found that development in public leadership positively impacts the performance of leaders at the individual level, as well as support for informal learning at work, at the level of shared perceptions in groups. Limitations identified in this research and its possible theoretical, methodological and managerial contributions were presented, as well as suggestions for future research. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Administração (FACE ADM) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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