Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Azevedo, Daniel Abreu de | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Juscelino Eudâmidas | - |
dc.contributor.author | Xavier, Vitor Boaventura | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-02T14:15:30Z | - |
dc.date.available | 2025-09-02T14:15:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Daniel Abreu de; BEZERRA, Juscelino Eudâmidas; XAVIER, Vitor Boaventura. Novas estratégias político-espaciais em um Brasil polarizado: o estudo de caso da Feira Agroecológica da Ponta Norte de Brasília (DF-Brasil). Revista NERA, Presidente Prudente, v. 25, n. 64, p. 154-179, set./dez., 2022. DOI: https://doi.org/10.47946/rnera.v25i64.9182. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/9182. Acesso em: 13 jun. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52397 | - |
dc.description.abstract | O contexto macropolítico brasileiro marcado por uma crescente polarização incentiva a
criação de estratégias utilizadas pelos diferentes grupos e atores sociais para a expressão
das suas posições político-partidárias. O objetivo deste artigo é analisar de que modo a
criação da Feira Agroecológica da Ponta Norte no Distrito Federal pode ser considerada
uma estratégia diferente de transformação de um espaço público em espaço político. A
metodologia qualitativa utilizada na pesquisa envolve três universos de sujeitos: os
organizadores, os produtores-comerciantes e os frequentadores, além de dados mapeados
do pleito de 2018 das seções eleitorais. A pesquisa revelou que a feira rompe com supostas
dicotomias urbano-rurais, além de ter sido responsável, inicialmente, pela construção de um
espaço político, porém se territorializando enquanto processo espacial. Sua seleção espacial
e sua existência hoje são dados fundamentais para entendê-la, carregando-a de sentido,
além de condicioná-la e limitá-la politicamente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Novas estratégias político-espaciais em um Brasil polarizado : o estudo de caso da Feira Agroecológica da Ponta Norte de Brasília (DF-Brasil) | pt_BR |
dc.title.alternative | New political-spatial strategies in a polarized Brazil : the case study of Brasilia Ponta Norte agroecological street market (DF-Brazil) | pt_BR |
dc.title.alternative | Nuevas estrategias político-espaciales en un Brasil polarizado : el estudio de caso de la feria agroecológica de Ponta Norte de Brasília (DF-Brasil) | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feiras | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.47946/rnera.v25i64.9182 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A growing polarization marks the Brazilian macro-political context and encourages the
creation of strategies used by different groups and social actors to express their political
party positions. This article analyses how creating the Ponta Norte Agroecological Fair in the
Federal District can be considered a different strategy for transforming a public space into a
political space. The qualitative methodology used in the research involves the analysis of
three universes of subjects: the organizers, the producers-traders and the participants
(consumers). It combines data obtained from the answer to structured interviews with data
mapping from the 2018 election voting sections. The research reveals that the fair breaks
with urban-rural dichotomies and is responsible for constructing political space through
territorializing itself as a spatial process. Today, the fair's spatial location and existence are fundamental data for understanding how such a construction process is embedded with
meaning but politically conditioning and limited. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El contexto macropolítico brasileño marcado por una polarización creciente impulsa la
creación de estrategias utilizadas por diferentes grupos y actores sociales para expresar sus
posiciones partidistas. El objetivo de este artículo es analizar cómo la creación de la Feria
Agroecológica Ponta Norte en el Distrito Federal puede ser considerada una estrategia
diferente de transformación de un espacio público en espacio político. La metodología
cualitativa utilizada en la investigación involucra tres universos de sujetos: los organizadores,
los productores-comerciantes y los compradores, además de datos mapeados de la elección
de 2018. La investigación reveló que la feria rompe con supuestas dicotomías
urbano-rurales, además de haber sido responsable, inicialmente, por la construcción de un
espacio político, pero territorializándose como un proceso espacial. Su selección espacial y
su existencia hoy son datos fundamentales para comprenderla, llevarla con sentido, además
de condicionarla y limitarla políticamente. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5354-128X | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2187-2890 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0003-4789-3443 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|