Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52397
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NovasEstrategiasPolitico.pdf799,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Daniel Abreu de-
dc.contributor.authorBezerra, Juscelino Eudâmidas-
dc.contributor.authorXavier, Vitor Boaventura-
dc.date.accessioned2025-09-02T14:15:30Z-
dc.date.available2025-09-02T14:15:30Z-
dc.date.issued2022-12-18-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Daniel Abreu de; BEZERRA, Juscelino Eudâmidas; XAVIER, Vitor Boaventura. Novas estratégias político-espaciais em um Brasil polarizado: o estudo de caso da Feira Agroecológica da Ponta Norte de Brasília (DF-Brasil). Revista NERA, Presidente Prudente, v. 25, n. 64, p. 154-179, set./dez., 2022. DOI: https://doi.org/10.47946/rnera.v25i64.9182. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/9182. Acesso em: 13 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52397-
dc.description.abstractO contexto macropolítico brasileiro marcado por uma crescente polarização incentiva a criação de estratégias utilizadas pelos diferentes grupos e atores sociais para a expressão das suas posições político-partidárias. O objetivo deste artigo é analisar de que modo a criação da Feira Agroecológica da Ponta Norte no Distrito Federal pode ser considerada uma estratégia diferente de transformação de um espaço público em espaço político. A metodologia qualitativa utilizada na pesquisa envolve três universos de sujeitos: os organizadores, os produtores-comerciantes e os frequentadores, além de dados mapeados do pleito de 2018 das seções eleitorais. A pesquisa revelou que a feira rompe com supostas dicotomias urbano-rurais, além de ter sido responsável, inicialmente, pela construção de um espaço político, porém se territorializando enquanto processo espacial. Sua seleção espacial e sua existência hoje são dados fundamentais para entendê-la, carregando-a de sentido, além de condicioná-la e limitá-la politicamente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNovas estratégias político-espaciais em um Brasil polarizado : o estudo de caso da Feira Agroecológica da Ponta Norte de Brasília (DF-Brasil)pt_BR
dc.title.alternativeNew political-spatial strategies in a polarized Brazil : the case study of Brasilia Ponta Norte agroecological street market (DF-Brazil)pt_BR
dc.title.alternativeNuevas estrategias político-espaciales en un Brasil polarizado : el estudio de caso de la feria agroecológica de Ponta Norte de Brasília (DF-Brasil)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAgroecologiapt_BR
dc.subject.keywordMovimentos sociaispt_BR
dc.subject.keywordFeiraspt_BR
dc.rights.license(CC BY) Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.47946/rnera.v25i64.9182pt_BR
dc.description.abstract1A growing polarization marks the Brazilian macro-political context and encourages the creation of strategies used by different groups and social actors to express their political party positions. This article analyses how creating the Ponta Norte Agroecological Fair in the Federal District can be considered a different strategy for transforming a public space into a political space. The qualitative methodology used in the research involves the analysis of three universes of subjects: the organizers, the producers-traders and the participants (consumers). It combines data obtained from the answer to structured interviews with data mapping from the 2018 election voting sections. The research reveals that the fair breaks with urban-rural dichotomies and is responsible for constructing political space through territorializing itself as a spatial process. Today, the fair's spatial location and existence are fundamental data for understanding how such a construction process is embedded with meaning but politically conditioning and limited.pt_BR
dc.description.abstract2El contexto macropolítico brasileño marcado por una polarización creciente impulsa la creación de estrategias utilizadas por diferentes grupos y actores sociales para expresar sus posiciones partidistas. El objetivo de este artículo es analizar cómo la creación de la Feria Agroecológica Ponta Norte en el Distrito Federal puede ser considerada una estrategia diferente de transformación de un espacio público en espacio político. La metodología cualitativa utilizada en la investigación involucra tres universos de sujetos: los organizadores, los productores-comerciantes y los compradores, además de datos mapeados de la elección de 2018. La investigación reveló que la feria rompe con supuestas dicotomías urbano-rurales, además de haber sido responsable, inicialmente, por la construcción de un espacio político, pero territorializándose como un proceso espacial. Su selección espacial y su existencia hoy son datos fundamentales para comprenderla, llevarla con sentido, además de condicionarla y limitarla políticamente.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5354-128Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2187-2890pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-4789-3443pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Geografia (ICH GEA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.