Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Santana, Elivaldo Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Silva, Ricardo Freitas da | - |
dc.contributor.author | Duarte, Júlio Cesar Messias | - |
dc.contributor.author | Amaral, Vera Lúcia de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T12:59:02Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T12:59:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Elivaldo Ribeiro de; SILVA, Ricardo Freitas da; DUARTE, Júlio Cesar Messias; AMARAL, Vera Lúcia de Sousa. ICMS ecológico (ICMS-e) e gastos com as funções gestão ambiental e saneamento no contexto do bioma cerrado: uma análise exploratória com municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Revista de Gestão Social e Ambiental, Miami, v. 18, n. 11, e010019, 2024. DOI: https://doi.org/10.24857/rgsa.v18n11-232. Disponível em: https://rgsa.openaccesspublications.org/rgsa/article/view/10019/5070. Acesso em: 02 jun. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52328 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: O objetivo neste trabalho foi verificar a correlação do montante de repasses de ICMS-e com os gastos
nas funções gestão ambiental e saneamento dos municípios com área de Cerrado superior a 50%.
Referencial Teórico: A criação do ICMS ecológico como compensação financeira aos municípios que possuem
maior parte de seu território ocupada por áreas de conservação ambiental.
Método: A amostra utilizada é composta por 47 municípios sul mato-grossenses. Os dados de repasse do ICMSe foram obtidos por meio de contato via email institucional com os responsáveis pela Gerência de Unidades de
Conservação (GUC) do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL). Os dados da despesa
municipal com as funções gestão ambiental e saneamento foram obtidos na página eletrônica da Secretaria do
Tesouro Nacional (STN) através do aplicativo Finanças do Brasil (FINBRA). O recorte temporal dos dados foi de
2002 a 2012. Aplicou-se a análise de correlação de Pearson ao nível de significância de 5% (p < 0,05).
Resultados e Discussão: Os resultados mostram que o relacionamento entre as variáveis: total anual dos repasses
de ICMS-e (TAR_ICMS-e) e o total anual dos gastos na função gestão ambiental (TA_GestAmb) é positivo e
estatisticamente significativo (r = 0,872 e p = 0,000).
Implicações/Valor: Ante o exposto, verifica-se que a força do coeficiente de correlacionamento é forte. O
coeficiente r de Pearson também fornece o grau da variação conjunta dessas variáveis e, com isso, estima-se que
76% do investimento em TA_GestAmb seja um reflexo do repasse recebido do TAR_ICMS-e.
Originalidade/Valor: No tocante a variável: total anual dos gastos na função saneamento (TA_San), o resultado
mostra uma correlação positiva e não significativa estatisticamente (r = 0,093 e p =0,785), porém, o efeito é
praticamente nulo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | RGSA – Revista de Gestão Social e Ambiental | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | ICMS ecológico (ICMS-e) e gastos com as funções gestão ambiental e saneamento no contexto do bioma cerrado : uma análise exploratória com municípios do estado de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | Ecological ICMS (ICMS-e) and expenditure on environmental management and sanitation functions in the context of the cerrado biome : an exploratory analysis with municipalities of the state of Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | ICMS Ecológico (ICMS-e) y gastos en gestión ambiental y funciones de saneamiento en el contexto del bioma cerrado : un análisis exploratorio con municipios del estado de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerrados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saneamento ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | ICMS Ecológico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mato Grosso do Sul (Estado) | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC) Licença de Atribuição CC BY do Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.24857/rgsa.v18n11-232 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Objective: The objective of this work was to verify the correlation of the amount of transfers of ICMS-e with
the expenses in the environmental management and sanitation functions of the municipalities with a Cerrado area
greater than 50%.
Theoretical Framework: The creation of the ecological ICMS as financial compensation for municipalities that
have a majority of their territory occupied by environmental conservation areas.
Method: The sample used is composed of 47 municipalities in the state of Mato Grosso do Sul. The transfer data
of the ICMS-e were obtained through contact via institutional email with those responsible for the Management
of Conservation Units (GUC) of the Environment Institute of Mato Grosso do Sul (IMASUL). Municipal
expenditure data for the environmental management and sanitation functions were obtained from the website of
the National Treasury Secretariat (STN) through the Finances of Brazil (FINBRA) application. The time frame
of the data was from 2002 to 2012. Pearson's correlation analysis was applied at a significance level of 5% (p
<0.05).
Results and Discussion: The results show that the relationship between the variables: annual total of transfers
of ICMS-e (TAR_ICMS-e) and the annual total of expenditures in the environmental management function
(TA_GestAmb) is positive and statistically significant (r = 0.872 and p = 0.000).
Research Implications: Given the above, it appears that the strength of the correlation coefficient is strong.
Pearson's r coefficient also provides the degree of joint variation of these variables and, therefore, it is estimated
that 76% of the investment in TA_GestAmb is a reflection of the transfer received from TAR_ICMS-e.
Originality/Value: Regarding the variable: total annual expenditure on the sanitation function (TA_San), the
result shows a positive and not statistically significant correlation (r = 0.093 and p = 0.785), however, the effect
is practically null. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Objetivo: El objetivo de este trabajo fue verificar la correlación del monto de las transferencias del ICMS-e con
el gasto en las funciones de gestión ambiental y saneamiento de municipios con área de Cerrado mayor al 50%.
Referente teórico: La creación del ICMS ecológico como compensación económica a los municipios que tienen
la mayor parte de su territorio ocupado por áreas de conservación ambiental.
Método: La muestra utilizada consta de 47 municipios del sur de Mato Grosso. Los datos de transferencia del
ICMS-e se obtuvieron mediante contacto vía correo electrónico institucional con los responsables de la Unidad de
Gestión de Conservación (GUC) del Instituto Ambiental de Mato Grosso do Sul (IMASUL). Los datos sobre el
gasto municipal para las funciones de gestión ambiental y saneamiento se obtuvieron en la página electrónica de
la Secretaría del Tesoro Nacional (STN) a través de la aplicación Finanzas de Brasil (FINBRA). El período de
corte de datos fue de 2002 a 2012. Se aplicó el análisis de correlación de Pearson al nivel de significancia del 5%
(p < 0,05).
Resultados y Discusión: Los resultados muestran que la relación entre las variables: total anual de las
transferencias del ICMS-e (TAR_ICMS-e) y el total anual de los gastos en la función de gestión ambiental
(TA_GestAmbassador) es positiva y estadísticamente significativa (r = 0,872 y p = 0,000). Implicaciones/Valor: En vista de lo anterior, la fuerza del coeficiente de correlación es fuerte. El coeficiente r de
Pearson también proporciona el grado de variación conjunta de estas variables, y por lo tanto se estima que el 76%
de la inversión en TA_GestAmbassador es un reflejo de la transferencia recibida de TAR_ICMS-e.
Originalidad/Valor: Respecto a la variable: total de gastos anuales en la función de saneamiento (TA_San), el
resultado muestra una correlación positiva y no estadísticamente significativa (r = 0,093 y p = 0,785), sin embargo,
el efecto es prácticamente nulo. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0911-5675 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6597-9358 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6413-5367 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4961-2318 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|