http://repositorio.unb.br/handle/10482/52298
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_AlineAlvesDeMoraes_DISSERT.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O estágio em Psicologia Escolar Crítica e as vivências (trans)formadoras de estudantes-trabalhadoras rondonienses |
Autor(es): | Moraes, Aline Alves de |
Orientador(es): | Negreiros, Fauston |
Assunto: | Psicologia escolar Rondônia (Estado) Estudantes Trabalhadoras Práticas educativas Vivências educativas |
Data de publicação: | 29-Mai-2025 |
Data de defesa: | 17-Set-2024 |
Referência: | MORAES, Aline Alves de. O estágio em Psicologia Escolar Crítica e as vivências (trans)formadoras de estudantes-trabalhadoras rondonienses. 2024. 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024. |
Resumo: | A formação em Psicologia Escolar (PE) vem sendo discutida veemente, desde a década de 1980, quando questões ideológicas, políticas e sociais concernentes ao conhecimento produzido por essa área e suas práticas de atuação passaram a ser desveladas criticamente demandando a sua (re)construção sob a base do compromisso social dessa profissão para com o enfrentamento e superação das desigualdades e injustiças sociais. Recentemente, com a aprovação da Lei 13.935/2019, a qual dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de Educação Básica, a pauta sobre a formação nessa área se tornou, ainda, mais necessária. Diante dessa realidade, esse estudo objetivou investigar a formação da perspectiva crítica em PE a partir de uma experiência concreta de estágio básico desenvolvida em uma instituição de ensino superior privada no interior de Rondônia. Para isso, empreendeu-se uma pesquisa empírica de caráter exploratório-explicativa ancorada no Método Histórico-Cultural, cujas informações foram apreendidas através de: documentos nacionais e institucionais sobre as Políticas Educacionais formativas, questionário sobre o perfil históricosocial e formativo aplicado com 32 estudantes do estágio básico em Processos Educacionais, e entrevista em profundidade com 6 estudantes. A análise das informações ocorreu a partir da dialética singular-particular-universal e foi estruturada na forma de dois estudos. O estudo 1 tratou da análise dos condicionantes histórico-sociais e formativos presentes no território, currículo e trajetórias de vida estudantil. Este estudo revelou que a formação em PE tem acontecido sob um processo de expansão, interiorização, mercantilização e oligopolização do Ensino Superior (ES); com a presença de um currículo que guarda contradições históricas através da concomitância de pressupostos clínico-tradicionais e críticos; e da presença de um perfil de popularização e deselitização estudantil, marcado pela prevalência de mulheres, jovens, trabalhadoras e de classes exploradas. O estudo 2 se voltou para a compreensão dos efeitos produzidos pelo estágio básico em PE implementado através das vivências que essa experiência operou na consciência das estudantes-trabalhadoras. Através deste estudo constatou-se que o chão da escola operou diversas vivências, ensejando memórias, experiências dramáticas, momentos de crise e construção de estratégias pedagógicas e trabalhistas para conciliar trabalho e estudo; produzindo (re)configurações na maneira de perceber e se relacionar com a realidade educacional e consigo mesma; evidenciando que o estágio atuou na zona de desenvolvimento proximal, constituindo uma experiência potencialmente (trans)formadora, capaz de colocar em curso o processo de conscientização e criticidade. Em síntese, essa investigação desvelou que a formação de uma perspectiva crítica em PE tem se dado sob algumas contradições, mas que, mesmo assim, o estágio básico constituiu uma experiência crucial para a formação de estudantes mais críticas e engajadas com as questões sociais e políticas. Nesses termos, esperamos que esse estudo colabore para o ensejo de mais pesquisas e práticas educativas que compreendam a estudante de Psicologia enquanto uma pessoa adulta em pleno desenvolvimento, incluindo a categoria investigativa estudante-trabalhadora e o contexto atual de mercantilização do ES nos estudos e na formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Psicologia, que as Políticas Educacionais sejam pautadas pelas interseccionalidades territoriais, de classe social, gênero, raça, etnia e geracionalidade, que sejam elaborados estágios supervisionados mais situados territorialmente e contextualizados às condições materiais de vida das estudantes, e hajam processos formativos voltados às docentes de Psicologia a fim de desnudar as implicações do capital sobre a vida e a educação, bem como a importância do engajamento afetivo, social e político como forma de enfrentamento às condições alientantes presentes em uma sociedade capitalista. |
Abstract: | Training in School Psychology (PE) has been vehemently discussed since 1980, when ideological, political and social questions concerning to the knowledge produced by this area and its operating practices began to be critically unveiled, demanding yours (re)construction based on the social commitment of this profession to confronting and overcoming social inequalities and injustices. Recently, with the approval of Law 13.935/2019, which provides for the provision of Psychology and Social Service services in public Basic Education networks the agenda on training in this area has become even more necessary. Given this reality, this study aimed to investigate the formation of the critical perspective in School Psychology from a concrete basic internship experience in a private higher education institution in the interior of Rondônia. For that, an empirical research of the exploratory-explanatory type was undertaken anchored in the Historical-Cultural Method, whose information was seized through: national and institutional documents on training Educational Policies, questionnaire on the historicalsocial and training profile applied to 32 students in the basic internship in Educational Processes and in-depth interview with 6 students. The analysis of information occurred based on the singular-particular-universal dialectic and was structured in the form of two studies.. The Study 1 sought to analyze the historical-social and training conditions present in the territory, curriculum and student life trajectories. This study revealed that training in School Psychology has taken place under a process of expansion, internalization, commodification and oligopolization of Higher Education (HE); with the presence of a curriculum that contains historical contradictions through the concomitance of clinical-traditional and critical assumptions; and the presence of a profile of student popularization and deselitization, marked by the prevalence of women, young people, workers and exploited classes. The Study 2 focused on understanding the effects produced by the basic internship in PE implemented through the experiences that this experience had on the consciousness of student workers. Through this study it was found that the school floor had different experiences, giving rise to memories, dramatic experiences, moments of crisis and the construction of pedagogical and labor strategies to reconcile work and study; producing (re)configurations in the way of perceiving and relating to the educational reality and to oneself; showing that the internship acted in the zone of proximal development, constituting a potentially (trans)formative experience, capable of setting in motion the process of awareness and criticality. In summary, this investigation revealed that the formation of a critical perspective in School Psychology has occurred under some contradictions, but that, even so, the basic internship constituted a crucial experience for the formation of students who are more critical and engaged with social and social policies. In these terms, we hope that this study will contribute to the opportunity for more research and educational practices that understand the Psychology student as an adult in full development, including the student-working women investigative category and the current context of commercialization of HE in studies and in formulation of National Curricular Guidelines for undergraduate courses in Psychology, that Educational Policies are guided by territorial intersectionalities, social class, gender, race, ethnicity and generationality, that supervised internships are designed that are more territorially situated and contextualized to the students' material living conditions , and there are training processes aimed at Psychology teachers in order to reveal the implications of capital on life and education, as well as the importance of affective, social and political engagement as a way of confronting the alienating conditions present in a capitalist society. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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