Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moura, Cristiane Faiad de | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Lara Letícia Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-29T18:13:24Z | - |
dc.date.available | 2025-05-29T18:13:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-28 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Lara Letícia Pinto. Evidências de validade de avaliações psicológicas realizadas em processos seletivos no contexto da segurança pública. 2025. 155 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52297 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | As avaliações psicológicas realizadas em concursos públicos têm por objetivo identificar a
compatibilidade entre o perfil do candidato e o perfil esperado para o cargo pleiteado, de
acordo com o levantado no Estudo Científico do Cargo em questão. Entretanto, as avaliações
neste contexto têm enfrentado diferentes desafios que podem comprometer os seus resultados,
tais como a interferência judicial, a exposição ilegal de testes na internet e o próprio viés de
desejabilidade social. Estes e outros desafios tornam-se ainda mais preocupantes quando
considerados os concursos no contexto da segurança pública. Os profissionais deste âmbito
enfrentam uma realidade de alto estresse, marcada por riscos que podem resultar em seu
adoecimento físico e psicológico. Levando isso em conta, esta tese teve como objetivo geral
investigar evidências de validade da avaliação psicológica aplicada em concursos públicos no
contexto da segurança pública. Para isso, esta tese está estruturada em quatro manuscritos. Os
dois primeiros apresentam revisões sistemáticas realizadas para identificar traços de
personalidade e habilidades cognitivas como preditores de desempenho do trabalho no
contexto da segurança pública. O terceiro apresenta evidências de validade preditiva entre a
avaliação psicológica aplicada em um concurso público de uma instituição de segurança
pública e o desempenho dos candidatos no Curso de Formação Profissional (CFP). Por fim, o
quarto manuscrito investiga, além das evidências de validade preditiva entre a avaliação
psicológica e o desempenho no CFP, os possíveis efeitos da mudança no desenho instrucional
dos cursos, devido à pandemia de Covid-19, no desempenho dos candidatos. Os resultados
endossam a importância da avaliação psicológica em concursos públicos, entretanto, apontam
os significativos impactos apresentados pelos desafios citados nas evidências de validade das
referidas avaliações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Evidências de validade de avaliações psicológicas realizadas em processos seletivos no contexto da segurança pública | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação psicológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concursos públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evidências de validade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Psychological assessments conducted in selection processes aim to identify the compatibility
between the candidate's profile and the profile expected for the desired position, according to
what is outlined in the scientific study of the respective job. However, assessments in this
context have faced various challenges that can compromise their results, such as judicial
interference, illegal exposure of tests on the internet, and the social desirability bias itself.
These and other challenges become even more concerning when public tenders are
considered in the context of public security. Professionals in this field face a high-stress
reality, marked by risks that can result in physical and psychological illness. With this in
mind, this thesis aimed to investigate the validity evidence of the psychological assessment
applied in selection processes in the context of public security. To this end, this thesis is
structured into four manuscripts. The first two present systematic reviews conducted to
identify personality traits and cognitive skills as predictors of job performance in the context
of public security. The third provides predictive validity evidence between the psychological
assessment applied in a selection processes of a public security institution and the candidates'
performance in the Professional Training Course (Curso de Formação Profissional – CFP).
Finally, the fourth manuscript investigates, in addition to the predictive validity evidence
between the psychological assessment and performance in the CFP, the possible effects of
changes in the instructional design of courses due to the Covid-19 pandemic on candidates'
performance. The results support the importance of psychological assessment in selection
processes, but highlight the significant impacts of the challenges mentioned on the validity
evidence of these assessments. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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