http://repositorio.unb.br/handle/10482/52289
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_JacyleneCeciliaPereiraRodrigues_DISSERT.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Percepções dos estudantes de uma escola periurbana sobre resíduos sólidos e orgânicos : uma perspectiva da educação ambiental |
Autor(es): | Rodrigues, Jacylene Cecilia Pereira |
Orientador(es): | Pinheiro, Joaquim Antonildo Pinho |
Assunto: | Educação ambiental - Brasil Resíduos sólidos Resíduo orgânico |
Data de publicação: | 28-Mai-2025 |
Data de defesa: | 30-Jul-2024 |
Referência: | RODRIGUES, Jacylene Cecilia Pereira. Percepções dos estudantes de uma escola periurbana sobre resíduos sólidos e orgânicos: uma perspectiva da educação ambiental. 2024. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Planaltina, 2024. |
Resumo: | Diante da preocupante temática sobre a destinação mais ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e também sobre o manejo que melhor se aplique aos resíduos orgânicos, se faz necessário o conhecimento e a busca por alternativas. Neste sentido, a proposta deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa numa comunidade escolar localizada numa região rural (periurbana) de Planaltina, GO. O presente trabalho de pesquisa abordou a Educação Ambiental numa pesquisa qualitativa na escola municipal Vó Vitória Garofalo. Foi desenvolvida com os estudantes, mas também foram realizadas entrevistas com moradores locais, sendo a maioria pais ou responsáveis pelos discentes no sentido de conhecer melhor os componentes que formam a região. As pesquisas se deram no sentido de conhecer e enriquecer as discussões sobre o tema abordado. A escola possui características de escola do campo e escola urbana. Sendo que a região, denominada zona rural é fronteiriça com o centro urbano e com isto, traz elementos de vivências com este centro urbano. O objetivo foi analisar a relação entre percepção e prática de estudantes sobre a destinação dos resíduos sólidos e orgânicos na comunidade escolar. Entendendo que por percepção, compreende a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. Também de buscar alternativas que possam ser apresentadas a comunidade quanto a promoção de novas práticas, a partir dos seus hábitos e conhecimentos que possuem e possibilidades de manejos, no sentido da promoção de uma educação ambiental emancipadora. |
Abstract: | Given the worrying issue regarding the most environmentally appropriate disposal of solid waste and also the management that best applies to organic waste, knowledge and the search for alternatives are necessary. In this sense, the purpose of this work was to develop research in a school community located in a rural (peri-urban) region of Planaltina, GO. This research work addressed Environmental Education in qualitative research at the municipal school Vó Vitória Garofalo. It was developed with the students, but interviews were also carried out with local residents, the majority of whom were parents or guardians of the students in order to better understand the components that make up the region. The research was carried out with the aim of understanding and enriching discussions on the topic addressed. The school has characteristics of a rural school and an urban school. Since the region, called rural area, borders the urban center and therefore, brings elements of experiences with this urban center. The objective was to analyze the relationship between students' perception and practice regarding the disposal of solid and organic waste in the school community. Understanding that by perception, it comprises the ability to capture, process and understand the information that our senses receive. Also to seek alternatives that can be presented to the community regarding the promotion of new practices, based on their habits and knowledge they have and management possibilities, in order to promote an emancipatory environmental education. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.