Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mata, Anderson Luís Nunes da | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Morgana de Melo Feijão de Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T13:56:45Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19T13:56:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-11 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Morgana de Melo Feijão de Nogueira. A voz do morto: a escrita como ataque e lamento em O som do rugido da onça. 2025. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52262 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca, a partir da leitura do romance O som do rugido da onça, de Micheliny
Verunschk, publicado em 2021, pensar como uma obra de arte — esta obra de arte, em particular
— pode ser lida como um gesto de vingança e um gesto de luto. Ainda: como podemos, nós
leitores, elaborar esses sentimentos, que partem do real, conjuntamente com um texto de ficção.
No primeiro momento, busca-se tratar do aspecto limítrofe desse romance, um romance
histórico com pinceladas de ficção especulativa, utilizando-se de escritos de diversos autores,
principalmente Hartman (2020, 2021), Esteves (2010), Baumgarten (2000), Ludmer (2013).
Em seguida, o tema da vingança é olhado com mais esmero, contando com escritos de
Mombaça (2021), Girard (1990, 2009), dentre outros. Por fim — não poderia ser diferente —,
o luto interno e externo à obra de arte é trabalhado, com a ajuda do olhar de Freud (2010),
somado ao de Dunker (2019, 2023) e outras autorias. Esses três olhares, que são um só, sobre
o texto são possíveis porque a narradora do romance se posiciona dentro da história que narra.
Por isso, envelopando os temas aqui traçados, está também a forma da escrita dessa dissertação,
que tanto se debruça sobre o livro de Verunschk quanto sobre as questões próprias envolvendo
esses três pilares da pesquisadora que a escreve. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A voz do morto : a escrita como ataque e lamento em O som do rugido da onça | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ficção especulativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Luto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Verunschk, Micheliny, 1972- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work seeks, based on the reading of the novel O som do rougido da onça, by Micheliny
Verunschk, published in 2021, to think about how a work of art — this work of art, in particular
— can be read as a gesture of revenge and a gesture of mourning. Furthermore, how we, as
readers, can process these emotions, which stem from reality, alongside a work of fiction. At
first, the focus is on the boundary-crossing aspect of this novel, a historical novel with touches
of speculative fiction, drawing on writings from various authors, particularly Hartman (2020,
2021), Esteves (2010), Baumgarten (2000), and Ludmer (2013). Next, the theme of revenge is
examined more closely, with insights from Mombaça (2021), Girard (1990, 2009), among
others. Finally—as it could not be otherwise—the mourning both within and outside the work
of art is explored, with the help of Freud’s perspective (2010), alongside Dunker (2019, 2023)
and other authors. These three perspectives, which are one, on the text are possible because the
narrator of the novel is not detached from the history she narrates. For the same reason, the
form of this dissertation also encompasses the themes outlined here; it delves as much into
Verunschk’s book as into the personal questions involving these three pillars of the researcher
who writes it. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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