Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Fabíola Orlando Calazans | - |
dc.contributor.author | Dalton, Marina Santiago | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T13:36:30Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13T13:36:30Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.citation | DALTON, Marina Santiago. Corporeidade, comunicação e música: uma cartografia da formação performática de cantores populares na Escola de Música de Brasília. 2024. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52237 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em cena, um(a) cantor(a) cria uma performance única e irrepetível que une todas as experiências
que formaram sua subjetividade até aquele momento e todos os corpos que compõem aquele
instante único. Tudo se torna unidade, corpo e mundo vibram na mesma frequência. Entendendo
a contemporaneidade globalizada e neoliberal como moldura na qual se insere esta pesquisa,
utilizando as noções de corpo para Baitello Junior (2012), corporeidade para Merleau-Ponty
(1999), micropolítica para Foucault (1996) e corpo vibrátil para Rolnik (2015), e tomando os
Estudos Culturais como principal base teórica, o objetivo geral desta pesquisa foi: investigar e
discutir, no contexto da sociedade contemporânea, a corporeidade e o processo de construção de
performance de cantores em formação no curso técnico de canto popular da Escola de Música de
Brasília. Para isso, foram estudados três objetivos específicos: (1) Estudar e cartografar a
exploração desses cantores sobre seus corpos-artistas nas disciplinas Performance Cênica e
Laboratório de Artes Cênicas; (2) Refletir sobre a influência da EMB na formação da
corporeidade desses artistas, em relação às preferências e escolhas de gêneros musicais, gestos,
opções técnico-vocais e construção de repertório; (3) Perceber e problematizar limites e
possibilidades da música popular dentro da EMB. Metodologicamente, foram realizadas
entrevistas com quatro professores e cinco estudantes do curso técnico de canto popular da EMB
e acompanhadas três disciplinas do curso ao longo do segundo semestre de 2023 e primeiro
semestre de 2024. Para a análise do material coletado em campo, utilizou-se o método
cartográfico no entendimento de Suely Rolnik (1989). Esta pesquisa indicou que: a exploração
corporal dos(as) cantores(as) gera reflexões sobre como seus corpos são moldados por uma
sociedade que busca incansavelmente a perfeição, ao mesmo tempo em que possibilita um
repertório corporal e uma reterritorialização do imaginário; há percepção entre os(as) estudantes
da relevância da EMB na formação de suas performances; existem disputas dentro da EMB entre
música erudita e popular, mas também internas à música popular, em relação a gêneros musicais
mais apreciados e utilização de espaços físicos de maior prestígio. Por fim, foi elaborada uma
representação (carto)gráfica do corpo-artista em formação no curso técnico de canto popular da
EMB, com os termos mais relevantes componentes desse processo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Corporeidade, comunicação e música : uma cartografia da formação performática de cantores populares na Escola de Música de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Canto popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música popular - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | On stage, a singer creates a unique and unrepeatable performance that unites all the experiences
that formed his subjectivity up to that moment and all the bodies that form that single instant.
Everything becomes unity, body and world vibrate at the same frequency. Understanding the
globalized and neoliberal contemporaneity as the framework in which this research is inserted,
using the notions of body by Baitello Junior (2012), corporeity by Merleau-Ponty (1999),
micropolitics by Foucault (1996) and corpo vibrátil by Rolnik (2015), and taking Cultural
Studies as the main theoretical basis, the general objective of this research was: To investigate
and discuss, in the context of contemporary society, corporeity and the process of performance
construction of singers in training in the technical course of popular singing at Escola de Música
de Brasília. For this, three specific objectives were studied: (1) To study and map the exploration
of these singers about their body-artists in the disciplines of Performance Cênica and Laboratório
de Artes Cênicas; (2) To reflect on EMB‘s influence in the formation of these artists‘ corporeity,
in relation to the preferences and choices of musical genres, gestures, technical-vocal options and
construction of repertoire; (3) To perceive and problematize the limits and possibilities of
popular music within EMB. Methodologically, interviews were conducted with four teachers and
five students from EMB‘s technical course of popular singing and three subjects of the course
were monitored throughout the second semester of 2023 and the first semester of 2024. For the
analysis of the material gathered in the field, the cartographic method was used in the
understanding of Suely Rolnik (1989). This research indicated that: these singers' body
exploration generates reflections on how their bodies are shaped by a society that tirelessly seeks
perfection, while enabling a body repertoire and a reterritorialization of the imaginary; there is a
perception among students of EMB‘s relevance in the formation of their performances; there are
disputes within EMB between erudite and popular music, but also within popular music, in
relation to more appreciated musical genres and the usage of more prestigious physical spaces.
Finally, a (carto)graphic representation of the body-artist in formation at EMB‘s technical course
of popular singing was elaborated, with the most relevant terms components of this process. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|