Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira Filho, Saulo Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Cantinho, Roberta Zecchini | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-12T14:18:22Z | - |
dc.date.available | 2025-05-12T14:18:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-19 | - |
dc.identifier.citation | CANTINHO, Roberta Zecchini. O círculo virtuoso do REDD+ no Brasil: estratégias para agir, mensurar e captar financiamento climático. 2024. 175 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52232 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O conceito de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal
(REDD+) foi introduzido durante as negociações da Convenção-Quadro das Nações
Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) como uma compensação financeira
para países em desenvolvimento que demonstrassem resultados de conservação
florestal. Enquanto alguns trabalhos científicos avaliaram a metodologia de
mensuração das emissões e remoções de gases de efeito estufa (GEE) do setor de
uso da terra, mudança do uso da terra e florestas (LULUCF), outros avaliaram os
impactos da implementação de políticas públicas e do mercado na dinâmica de uso
da terra. Entendendo que essas são análises complementares, esta pesquisa
buscou avaliar as etapas do círculo virtuoso do REDD+ no Brasil, desde a
efetividade de políticas públicas que visam diminuir o desmatamento na Amazônia
brasileira até a identificação de estratégias de mensuração que determinem robustez
nos relatos de emissões e remoções de GEE do setor de LULUCF, criando
perspectivas para a captação. A compilação de cenários de diferentes modelos, até
2050, na Amazônia brasileira, mostrou a imprescindibilidade da implementação do
Código Florestal, da manutenção e expansão de áreas protegidas, da regularização
fundiária e da valorização dos serviços ambientais. Esta avaliação ainda destaca
que a formulação das metas da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC)
deve ser coerente com a metodologia do Inventário Nacional de Emissões de GEE,
sendo este o instrumento de monitoramento dos compromissos assumidos pelo país
na UNFCCC. Com base na avaliação da governança e da metodologia de
compilação do IV Inventário Nacional de Emissões de GEE do setor de LULUCF,
propomos um arranjo institucional com representações de diversas organizações
responsáveis por gerar os dados e as estimativas para garantir mais transparência,
acurácia, completude e consistência nos relatos brasileiros. Esta institucionalização,
além de promover melhor aproveitamento dos recursos públicos por meio da
utilização de dados de iniciativas já existentes, como o PRODES, o TerraClass, o
DETER e o Inventário Florestal Nacional, traria maior acurácia nos mapas de
vegetação pretérita e estoque de carbono do solo e incluiria a contabilização de
emissões de degradação por fogo e de remoções por regeneração no longo prazo.
Adicionalmente, seriam contabilizadas as remoções oriundas da vegetação
preservada em territórios Quilombolas e em propriedades privadas para além
daquelas já contabilizadas em Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Assim,
o Inventário Nacional de Emissões de GEE serviria como base para a elaboração
dos Níveis de Referência de Emissões Florestais (FREL) e, consequentemente, para
projetos privados de REDD+, que vêm superestimando suas linhas de base e
créditos de carbono gerados. Neste sentido, identificamos a necessidade do Brasil
avançar em um sistema de registro integrado e regulamentado, tendo a Comissão
Nacional para REDD+ (CONAREDD+) um papel fundamental na definição da linha
de base federal para trazer mais credibilidade ao Mercado Voluntário de Carbono
(MVC) no país. Manter o ‘círculo virtuoso’ do REDD+ é fundamental para o Brasil
diminuir suas emissões de GEE, garantir integridade na contabilidade das metas da
NDC e estar apto a captar financiamento climático, inclusive por meio de transações
no âmbito do Acordo de Paris. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O círculo virtuoso do REDD+ no Brasil : estratégias para agir, mensurar e captar financiamento climático | pt_BR |
dc.title.alternative | The virtuous circle of REDD+ in Brazil : strategies to act, measure, and capture climate finance | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aninhamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amazônia brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Código florestal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mudanças climáticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Uso da terra | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Rajão, Raoni Guerra Lucas | - |
dc.description.abstract1 | Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation (REDD+) was
introduced during the United Nations Framework Convention on Climate Change
(UNFCCC) negotiations as a financial compensation for developing countries
demonstrating forest conservation results. While some scientific works evaluated the
methodology for measuring greenhouse gas (GHG) emissions and removals from the
land use, land-use change, and forestry (LULUCF) sector, others evaluated the
impacts of implementing public policies and the market in land use dynamics.
Understanding that these are complementary analyses, this research sought to
evaluate the stages of the virtuous circle of REDD+ in Brazil, from the effectiveness
of public policies that aim to reduce deforestation in the Brazilian Amazon to the
identification of measurement strategies that determine robustness in reporting GHG
emissions and removals from the LULUCF sector, creating prospects for fundraising.
The compilation of scenarios from different models until 2050 in the Brazilian
Amazon showed the indispensability of implementing the Forest Code, maintaining
and expanding protected areas, land regularization, and valuing environmental
services. This assessment also highlights that formulating Nationally Determined
Contribution (NDC) targets must be consistent with the National GHG Inventory
methodology, which monitors the commitments the country assumed in the UNFCCC.
Based on the assessment of the governance and methodology of the compilation of
the 4th National GHG Inventory of the LULUCF sector, we propose an institutional
arrangement with representations from several organizations responsible for
generating the data and estimates to ensure greater transparency, accuracy,
completeness, and consistency in Brazilian reports. This institutionalization, in
addition to promoting better use of public resources through the use of data from
existing initiatives, such as PRODES, TerraClass, DETER, and the National Forest
Inventory, would improve the accuracy of maps of past vegetation and soil carbon
stock and would include accounting for emissions due to degradation by fire and
removals due to long-term regeneration. Additionally, removals arising from
preserved vegetation in Quilombola territories and private properties would be
accounted for in addition to those in Conservation Units and Indigenous Lands. Thus,
the National GHG Inventory would serve as a basis for preparing the national Forest
Emissions Reference Level (FREL) and, consequently, for private REDD+ projects,
which have been overestimating their baselines and carbon credits generated. In this
sense, we identify the need for Brazil to advance towards an integrated and
regulated registration system, with the National REDD+ Committee (CONAREDD+)
playing a fundamental role in defining the federal baseline to bring more credibility to
the Voluntary Carbon Market (VCM) in the country. Maintaining the 'virtuous circle' of
REDD+ is essential for Brazil to reduce its GHG emissions, ensure integrity in the
accounting of its NDC targets, and be able to raise climate finance, including through
transactions under the Paris Agreement. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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