Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, José Alexander | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Fábio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T14:58:08Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T14:58:08Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-26 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Fábio da Silva. Análise de falha de balancim de uma linha de transmissão de energia elétrica. 2024. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52216 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma linha de transmissão possui, dentro de toda gama de materiais utilizados para sua
construção, diversas ferragens eletromecânicas que suportam os cabos condutores, cabos
para-raios e isoladores. Não é uma exceção, como em todo material, a possibilidade que
algumas dessas ferragens apresentem falhas após alguns anos em operação. Os balancins
do sistema de suspensão de cabos condutores são expostos a cargas em decorrência dos
próprios cabos condutores, pressões de vento e esforços adicionais devido a angulação ao
qual é instalado. Esses esforços podem fazer com que esses balancins, considerando os
materiais utilizados na sua construção, apresentem falhas mecânicas. Neste trabalho foi
realizado um estudo de caso de análise de falhas de balancins utilizados em um circuito
de seis fases de uma linha de transmissão, onde cerca de 10% desse tipo de balancins
apresentaram falhas mecânicas poucos anos após a instalação na linha. Para isso, foram
realizados ensaios de laboratório em amostras retiradas do balancim para a caracterização
do material, ensaios de microscopia da região fraturada e análise estrutural. Os ensaios
de tração uniaxial e análises de composição química realizados indicam que o material
atende às especificações de projeto. Por sua vez, os ensaios de microscopia não
detectaram indícios de ruptura por fadiga, mas sim de uma ruptura dúctil o que está de
acordo com a inspeção visual do balancim, onde são visíveis grandes deformações
plásticas. Por fim, a verificação estrutural mostrou que a capacidade resistente do
balancim, é superada em cerca de 1300% quando se considera o carregamento mais
crítico de projeto. Desta forma, pode-se concluir que o projeto mecânico do balancim não
atende às cargas especificadas em projeto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise de falha de balancim de uma linha de transmissão de energia elétrica | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysys of yoke plate failure of an eletric power transmission line | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Energia elétrica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fadiga (Mecânica) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linhas de transmissão | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Veloso, Luis Augusto Conte Mendes | - |
dc.description.abstract1 | construction, various electromechanical hardware components that support the conductor
cables, ground wires, and insulators. Like any material, there is a possibility that some of
this hardware may exhibit failures after several years in operation. The yoke plates in the
suspension system for conductor cables are exposed to loads caused by the conductors
themselves, wind pressure, and additional stress due to the angle at which they are
installed. These stresses can cause these yoke plates, depending on the materials used in
their construction, to experience mechanical failures. This study presents a case analysis
of yoke plate failures in a six-phase circuit of a transmission line, where approximately
10% of this type of yoke plate exhibited mechanical failures a few years after installation.
Laboratory tests were conducted on samples taken from the yoke plates for material
characterization, microscopy of the fractured region, and structural analysis. Uniaxial
tensile tests and chemical composition analyses indicated that the material meets the
design specifications. Microscopy tests did not reveal evidence of fatigue failure but
rather a ductile rupture, which aligns with the visual inspection of the yoke plates showing
significant plastic deformations. Finally, the structural verification demonstrated that the
yoke plate's load-bearing capacity is exceeded by approximately 1300% under the most
critical design load conditions. Thus, it can be concluded that the mechanical design of
the yoke plate does not meet the specified design loads. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|