Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52181
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_RuthyelenCristinaMachadoDeFreitas_DISSERT.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Rogério César dos-
dc.contributor.authorFreitas, Ruthyelen Cristina Machado de-
dc.date.accessioned2025-05-07T13:13:14Z-
dc.date.available2025-05-07T13:13:14Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.date.submitted2024-06-12-
dc.identifier.citationFREITAS, Ruthyelen Cristina Machado de. O incentro como ponto crítico de uma função: uma proposta de atividade de matemática para o ensino médio que relaciona geometria plana e extremos de funções reais. 2024. 61 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52181-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo explorar o incentro como ponto crítico de uma função, revisando conteúdos de geometria plana e de funções reais relacionados. O estudo apresentará uma proposta de atividade, uma sequência didática a ser aplicada no Ensino Médio, na tentativa de potencializar o estudo da Matemática. Foi desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica e com uma abordagem qualitativa. Reconhecendo a relevância das tecnologias no ensino, o GeoGebra foi utilizado como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento da atividade, onde a tecnologia se põe a favor do aluno. A proposta busca uma abordagem prática e visualmente estimulante para revisar conceitos oriundos da álgebra e da geometria, incentivando a participação ativa dos alunos. Ao destacar a importância da resolução de problemas, questões e propostas no processo de ensino-aprendizagem utilizando o software GeoGebra, percebe-se sua função prática por ser lúdico e facilitar o aprendizado da Matemática de maneira acessível e envolvente, sem deixar de lado seus princípios teóricos fundamentais, para proporcionar uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO incentro como ponto crítico de uma função : uma proposta de atividade de matemática para o ensino médio que relaciona geometria plana e extremos de funções reaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGeometria planapt_BR
dc.subject.keywordMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.keywordMatemática - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordRecursos didáticos digitaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation aims to explore the incenter as a critical point of a function, reviewing topics in plane geometry and related real functions. The study proposes an activity, a didactic sequence intended for high school, to enhance Mathematics education. It was developed through bibliographic research with a qualitative approach. Recognizing the importance of technology in education, GeoGebra was used as a tool to aid in activity development, leveraging technology in favor of student learning. The proposal adopts a practical and visually stimulating approach to review concepts from algebra and geometry, encouraging active student participation. By emphasizing the significance of problem-solving, questions, and proposals in the teaching-learning process using GeoGebra software, its practical role is highlighted for its ludic nature and ability to facilitate accessible and engaging Mathematics learning, while retaining essential theoretical principles to provide meaningful learning.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.