Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Rogério César dos | - |
dc.contributor.author | Freitas, Ruthyelen Cristina Machado de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T13:13:14Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T13:13:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-12 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Ruthyelen Cristina Machado de. O incentro como ponto crítico de uma função: uma proposta de atividade de matemática para o ensino médio que relaciona geometria plana e extremos de funções reais. 2024. 61 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52181 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo explorar o incentro como ponto crítico de uma
função, revisando conteúdos de geometria plana e de funções reais relacionados. O estudo
apresentará uma proposta de atividade, uma sequência didática a ser aplicada no Ensino Médio,
na tentativa de potencializar o estudo da Matemática. Foi desenvolvida por meio de uma
pesquisa bibliográfica e com uma abordagem qualitativa. Reconhecendo a relevância das
tecnologias no ensino, o GeoGebra foi utilizado como ferramenta para auxiliar o
desenvolvimento da atividade, onde a tecnologia se põe a favor do aluno. A proposta busca
uma abordagem prática e visualmente estimulante para revisar conceitos oriundos da álgebra e
da geometria, incentivando a participação ativa dos alunos. Ao destacar a importância da
resolução de problemas, questões e propostas no processo de ensino-aprendizagem utilizando
o software GeoGebra, percebe-se sua função prática por ser lúdico e facilitar o aprendizado da
Matemática de maneira acessível e envolvente, sem deixar de lado seus princípios teóricos
fundamentais, para proporcionar uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O incentro como ponto crítico de uma função : uma proposta de atividade de matemática para o ensino médio que relaciona geometria plana e extremos de funções reais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geometria plana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos digitais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to explore the incenter as a critical point of a function, reviewing
topics in plane geometry and related real functions. The study proposes an activity, a didactic
sequence intended for high school, to enhance Mathematics education. It was developed
through bibliographic research with a qualitative approach. Recognizing the importance of
technology in education, GeoGebra was used as a tool to aid in activity development, leveraging
technology in favor of student learning. The proposal adopts a practical and visually stimulating
approach to review concepts from algebra and geometry, encouraging active student
participation. By emphasizing the significance of problem-solving, questions, and proposals in
the teaching-learning process using GeoGebra software, its practical role is highlighted for its
ludic nature and ability to facilitate accessible and engaging Mathematics learning, while
retaining essential theoretical principles to provide meaningful learning. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|