http://repositorio.unb.br/handle/10482/52160
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_DiegoWilsonDaSilvaNeres_DISSERT.pdf | 17,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Função quadrática e equação do 2º grau : dificuldades ampliadas pela pandemia da covid-19 e uma proposta de abordagem pelo método de resolução de problemas |
Autor(es): | Neres, Diego Wilson da Silva |
Orientador(es): | Araújo Neto, Lineu da Costa |
Assunto: | Aprendizagem - avaliação Ensino médio - Distrito Federal (Brasil) Ensino remoto Matemática - estudo e ensino |
Data de publicação: | 5-Mai-2025 |
Data de defesa: | 22-Dez-2023 |
Referência: | NERES, Diego Wilson da Silva. Função quadrática e equação do 2º grau: dificuldades ampliadas pela pandemia da covid-19 e uma proposta de abordagem pelo método de resolução de problemas. 2023. 136 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho busca fornecer um panorama do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de funções quadráticas e equação do 2º grau por parte de um grupo de estudantes de uma escola pública do ensino médio do Distrito Federal durante o período de ensino híbrido imposto pela pandemia de Covid-19. O objetivo é analisar e diagnosticar dificuldades que possam ter surgido ou se ampliado devido ao ensino remoto, durante o isolamento social entre 2020 e 2021, por meio de uma pesquisa qualitativa realizada durante o período de transição do ensino híbrido para o 100% presencial. Também abordaremos a resolução de problemas e, em particular, a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação no processo de ensino da Matemática. Por fim, proporemos algumas atividades lúdicas motivadoras para introduzir partes do conteúdo de funções quadráticas e algumas situações-problema para serem abordadas após a apresentação de tais conteúdos. |
Abstract: | This work aims to provide an overview of the teaching and learning process of quadratic functions and 2nd degree equation content by a group of students from a public high school in the Federal District during the time of hybrid teaching imposed by the Covid-19 pandemic. The purpose of this work, which was conducted during the transition from hybrid teaching to in-person teaching through qualitative research, is to analyze and diagnose difficulties that might have arisen or increased due to the remote teaching and social isolation between 2020 and 2021. In addition, we will address problem solving as a teaching methodology and, in particular, the Teaching-Learning-Assessment methodology for Mathematics teaching. At the end, we will recommend some ludic and motivating exercises in order to present parts of the quadratic functions content, and some math problems to be discussed after introducing such content. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.