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Título: Capacitação profissional de policiais civis : treinamento, percursos e desafios para o trabalho com adolescentes em conflito com a lei na PCDF
Autor(es): Alvim, Flávio Messina
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Adolescentes em conflito com a lei
Capacitação profissional
Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal (ESPC)
Policiais civis
Data de publicação: 5-Mai-2025
Referência: ALVIM, Flávio Messina. Capacitação profissional de policiais civis: treinamento, percursos e desafios para o trabalho com adolescentes em conflito com a lei na PCDF. 2025. 187 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A presente dissertação de mestrado buscou analisar a capacitação profissional oferecida pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) aos seus policiais civis para a realização do atendimento de adolescentes em conflito com a lei. A pesquisa se concentrou em identificar a existência e a adequação da capacitação inicial e continuada fornecida pela Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) para preparar os policiais civis para essa complexa tarefa. Através de uma metodologia que combinou revisão de literatura e coleta de dados, incluindo análise documental dos currículos e planos de ensino da ESPC desde 1998 e a aplicação de questionários online aos policiais civis do DF, a dissertação evidenciou uma carência significativa de conteúdo formativo e de aperfeiçoamento específico sobre o atendimento a adolescentes em conflito com a lei na PCDF. Observou-se, ainda, que a Matriz Curricular Nacional (MCN), elaborada pelo Ministério da Justiça do Brasil, apresenta características teórico-referenciais que funcionam como estímulo para ações formativas em segurança pública direcionadas a todas as instituições policiais do país. No entanto, verifica-se que a MCN também é omissa em relação a essa capacitação específica aos profissionais de segurança pública que desempenham suas atividades junto a adolescentes em conflito com a lei. A análise documental revelou que, apesar da ESPC oferecer diversos cursos, a temática relacionada a adolescentes em conflito com a lei esteve ausente da grade curricular de formação e progressão dos policiais civis após o ano de 2006, com exceção de iniciativas pontuais e a criação tardia de um treinamento especial à distância. Essa ausência contrasta com a preocupação expressa em diplomas legais internacionais, como as Regras de Pequim, que preconizam a instrução e capacitação especial para todos os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes em conflito com a lei. Os resultados do questionário aplicado aos policiais civis da PCDF corroboraram essa constatação, demonstrando que uma parcela considerável dos policiais não recebeu capacitação inicial específica para o trabalho com adolescentes em conflito com a lei, embora reconheçam a importância de tal preparo. A criação extraordinária do "Treinamento de Procedimentos Especiais - DEAMs e DCAs", pela própria PCDF, demonstra o reconhecimento institucional da lacuna existente na formação dos policiais civis para lidar com populações vulneráveis, incluindo os adolescentes em conflito com a lei. Ao final, o presente estudo revela que a capacitação profissional oferecida pela ESPC para que os policiais civis possam atuar junto a adolescentes em conflito com a lei é insuficiente e inadequada, confirmando a hipótese inicial da pesquisa. O trabalho destaca a necessidade urgente de revisão e aprimoramento dos currículos de formação e aperfeiçoamento da PCDF, com a inclusão de conteúdo específico que considere a complexidade biopsicossocial e legal que envolve esses adolescentes, alinhando a prática policial à doutrina da proteção integral e às diretrizes internacionais. A pesquisa, ao identificar essa lacuna, contribui significativamente para a literatura existente e oferece subsídios para a qualificação da formação dos policiais civis do Distrito Federal, visando a um atendimento mais especializado e humanizado aos adolescentes em conflito com a lei.
Abstract: This master's dissertation sought to analyze the professional training offered by the Civil Police of the Federal District (PCDF) to its civil police officers to care for adolescents in conflict with the law. The research focused on identifying the existence and adequacy of initial and continuing training provided by the Superior School of Civil Police (ESPC) to prepare civil police officers for this complex task. Through a methodology that combined literature review and data collection, including documentary analysis of ESPC curricula and teaching plans since 1998 and the application of online questionnaires to civil police officers in the Federal District, the dissertation revealed a significant lack of formative content and specific improvement on the care of adolescents in conflict with the law in the PCDF. It was also observed that the National Curricular Matrix (MCN), prepared by the Ministry of Justice of Brazil, presents theoretical-referential characteristics that function as a stimulus for formative actions in public security aimed at all police institutions in the country. However, it appears that the MCN is also silent about this specific training for public security professionals who conduct their activities with adolescents in conflict with the law. The documentary analysis revealed that, although the ESPC offers several courses, the theme related to adolescents in conflict with the law was absent from the curricular grid of formation and progression of civil police officers after 2006, except for punctual initiatives and the late creation of a special training in distance learning. This absence contrasts with the concern expressed in international legal diplomas, such as the Beijing Rules, which advocate instruction and special training for all professionals who work with children and adolescents in conflict with the law. A survey of PCDF civil police officers confirmed that a large portion lacked specific initial training for working with adolescents in conflict with the law, despite acknowledging its importance. The PCDF's creation of the "Special Procedures Training - DEAMs and DCAs" highlights the institution's acknowledgment of the training gap for civil police officers in dealing with vulnerable populations, including adolescents in conflict with the law. In the end, this study reveals that the professional training offered by the ESPC for civil police officers to work with adolescents in conflict with the law is insufficient and inadequate, confirming the initial hypothesis of the research. The work highlights the urgent need to review and improve the PCDF's training and improvement curricula. The revised curricula should incorporate specific content that addresses biopsychosocial and legal complexities of these adolescents, thereby aligning police practices with the doctrine of integral protection and international guidelines. The research, by identifying this gap, contributes significantly to the existing literature and offers subsidies for the qualification of the training of civil police officers in the Federal District, aiming at more specialized and humanized care for adolescents in conflict with the law.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
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