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Título: Sustentabilidade da infraestrutura hídrica : a gestão do Ceará como referência para o aperfeiçoamento da governança federal
Autor(es): Saab, Fernanda Sales
Orientador(es): Gontijo Júnior, Wilde Cardoso
Assunto: Infraestrutura hídrica
Segurança hídrica
Desenvolvimento sustentável
Ceará (Estado)
Governança
Data de publicação: 30-Abr-2025
Referência: SAAB, Fernanda Sales. Sustentabilidade da infraestrutura hídrica: a gestão do Ceará como referência para o aperfeiçoamento da governança federal. 2024. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A infraestrutura hídrica é vital para manter o equilíbrio crítico entre demandaedisponibilidade de água, assegurando a segurança hídrica frente às pressões decorrentesdemudanças demográficas, crescimento econômico, poluição e alterações climáticas, especialmente no semiárido e em regiões densamente povoadas. A gestão eficaz dessasestruturas é fundamental para a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável, masenfrenta desafios significativos. Nesse contexto, o modelo de gestão do Ceará se destacacomo um exemplo bem-sucedido. O principal objetivo deste trabalho foi identificaroportunidades para aprimorar a gestão dos recursos hídricos estabelecida pela PolíticaNacional de Recursos Hídricos, com foco na governança, utilizando a gestão doCearácomo referência. A metodologia envolveu o diagnóstico dos problemas das infraestruturashídricas federais, identificando as causas subjacentes e sua relação comos princípiosdegovernança. O estudo de caso do Ceará fundamentou as relações causa-problema-efeitorelacionadas à governança e embasou a análise comparativa coma gestãofederal. Constatou-se que a infraestrutura hídrica federal enfrenta desafios de governançaquecomprometem sua sustentabilidade, tais como: grande dependência do orçamentopúblicopara ações de operação, manutenção, monitoramento e segurança; ausência de entidaderesponsável pela gestão de algumas estruturas; falta de planejamento estratégicodelongoprazo para as infraestruturas hídricas no contexto da gestão dos recursos hídricos; faltadeinformações sobre essas infraestruturas; e ausência de normatização e regulação quedefinaum modelo de remuneração para os serviços públicos prestados pelas infraestruturashídricas. O estudo de caso do Ceará demonstrou a capacidade da gestão de recursos hídricosde atuar sobre as causas identificadas da insustentabilidade da infraestrutura hídricarelacionadas com a governança das infraestruturas e das águas, por meio do planejamentoestratégico integrado à gestão dos recursos hídricos; da criação de uma entidade gestoraresponsável tanto pela gestão das águas quanto da infraestrutura hídrica, do custeiodasatividades de administração, operação, manutenção, monitoramento e segurançaviacobrança pelo uso dos recursos hídricos; da capacidade de coletar e disponibilizarinformações; e da integração do planejamento estratégico das infraestruturas hídricas comos setores de recursos hídricos. Os resultados das análises comparativas indicaramanecessidade de: normatização e regulamentação da descentralização da operaçãoemanutenção das infraestruturas hídricas federais para as bacias hidrográficas ouparaagestão estadual dos recursos hídricos, conforme previsto em lei; garantir a sustentabilidadefinanceira da operação, monitoramento e manutenção da infraestrutura seja por meiodediretrizes gerais para o rateio dos custos da infraestrutura, seja pela definição de valoresdacobrança pelo uso dos recursos hídricos que contemplem os custos relacionados à operaçãoe manutenção das infraestruturas hídricas; fomentar a implementar umsistemadeinformações técnicas adequado; e desenvolver processos de planejamento estratégicoeoperacionais voltados para as necessidades das infraestruturas hídricas e dos beneficiáriosdos serviços. Também foi destacada a necessidade de integrar os Planos de SegurançaHídrica aos Planos de Recursos Hídricos, seja no âmbito das bacias, das unidadesfederativas ou do país.
Abstract: Water infrastructure is vital for maintaining the critical balance between water demandandavailability, ensuring water security amid pressures from demographic changes, economicgrowth, pollution, and climate change, particularly in semi-arid and densely populatedregions. Effective management of these structures is crucial for water securityandsustainable development, but it faces significant challenges. In this context, the management model of Ceará stands out as a successful example. The main objective of this studywastoidentify opportunities to improve water resource management established by the National Water Resources Policy, with a focus on governance, using Ceará's management asareference. The methodology involved diagnosing the issues within federal waterinfrastructures, identifying underlying causes, and their relation to governance principles. The Ceará case study supported the cause-problem-effect relationships relatedtogovernance and provided a basis for comparative analysis with federal management. It wasfound that federal water infrastructure faces governance challenges that compromiseitssustainability, such as heavy reliance on public budgets for operations, maintenance, monitoring, and security; lack of a responsible entity for managing certain structures; absence of long-term strategic planning for water infrastructures within water resourcesmanagement; insufficient information about these infrastructures; and lack of regulationsdefining a remuneration model for public services provided by water infrastructures. TheCeará case study demonstrated the capacity of water resource management to addresstheidentified causes of infrastructure unsustainability related to both water and infrastructuregovernance, through integrated strategic planning within water resources management; thecreation of a managing entity responsible for both water and infrastructure management; funding of administrative, operational, maintenance, monitoring, and security activitiesthrough water use charges; the ability to collect and disseminate information; andtheintegration of strategic planning for water infrastructures with water resource sectors. Theresults of the comparative analyses indicated the need for: regulation and standardizationofthe decentralization of the operation and maintenance of federal water infrastructurestohydrographic basins or state water resource management, as provided by law; ensuringthefinancial sustainability of infrastructure operations, monitoring, and maintenance, eitherthrough general guidelines for cost-sharing of infrastructure or by defining water usecharges that cover infrastructure-related operational and maintenance costs; promotingtheimplementation of an adequate technical information system; and developing strategicandoperational planning processes focused on the needs of water infrastructures andthebeneficiaries of services. The need to integrate Water Security Plans with Water ResourcesPlans, whether at the basin, state, or national level, was also highlighted.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina , Programa de Pós-graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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