Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Passos, Carlos José Sousa | - |
dc.contributor.author | Abreu, Anísia Batista Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T14:44:44Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30T14:44:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-31 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Anísia Batista Oliveira de. CONAMA e CNRH: a quem compete a governança da normatização da padronização da qualidade das águas de reúso no Brasil. 2024. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52130 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina , Programa de Pós-graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa busca analisar a competência do Conselho Nacional do Meio Ambiente e do
Conselho Nacional dos Recursos Hídricos em relação à normatização da qualidade da água de
reúso. O problema levantado foi a possibilidade da existência de uma sobreposição entre esses
dois órgãos em relação à competência de normatizar a padronização da qualidade das águas de
reúso no Brasil. Partiu-se da hipótese de uma sobreposição de competências o que levaria à
inibição do uso desse instrumento no país, o que explicaria o baixo percentual de reutilização
da água já servida. Com a realização da pesquisa foi possível identificar a existência da questão
levantada e que caberia ao CNRH essa função. Esta conclusão foi corroborada com a edição do
Decreto nº 11.960, de 21/03/2024, que trouxe novas competências para o CNRH, conforme
exposto no inciso XXIV, do Parágrafo Único, do seu artigo 1º. Com o desenvolver do trabalho,
também foi possível constatar a necessidade de se buscar terceiras vias nessa discussão, o que
foi também ao encontro do novo Decreto editado. De acordo com esse novo instrumento
jurídico, quando o CNRH for tratar sobre o tema água de reúso, deverá buscar uma articulação
com o Conama, o que atende ao princípio de uma administração dialógica e cooperativa, o que
caracteriza uma administração voltada para as necessidades sociais e ambientais do século XXI.
Portanto, o Decreto nº 11.960/2024 veio reforçar e validar as conclusões apresentadas na
pesquisa desenvolvida que se assentou na análise comparativa das normas de criação desses
órgãos e seus regimentos internos, nas resoluções por eles editadas, e nos princípios e regras
aplicados no Direito, em especial, quanto à hierarquia das normas e aos princípios da
posterioridade e da especificidade. Os métodos utilizados foram o qualitativo e hipotéticodedutivo, com base em extensa pesquisa documental, sobretudo nas normas federais já editadas
e em vigor e pesquisas exploratórias, por meio de busca ativa na internet, em sítios eletrônicos
diversos, em especial, na plataforma do governo federal e seus respectivos órgãos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | CONAMA e CNRH : a quem compete a governança da normatização da padronização da qualidade das águas de reúso no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Água - reutilização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conselho Nacional do Meio Ambiente (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Reis, Rhuan Filipe Montenegro dos | - |
dc.description.abstract1 | This research seeks to analyze the competence of the National Environmental Council and the
National Water Resources Council in relation to regulating the quality of reused water. The
problem raised was the possibility of an overlap between these two agencies in relation to the
competence to regulate the standardization of the quality of reused water in Brazil. The
hypothesis was that there would be an overlapping of competencies, which would lead to the
inhibition of the use of this instrument in the country, which would explain the low percentage
of reuse of water already served. By carrying out the research, it was possible to identify the
existence of the issue and that the CNRH would be responsible for this role. This conclusion
was corroborated with the issuance of Decree No. 11,960, of 03/21/2024, which brought new
powers to the CNRH, as set out in item XXIV, of the Sole Paragraph, of its article 1. As the
research developed, it was also possible to verify the need to seek third ways in this discussion,
which was also in line with the new Decree published. According to this new legal instrument,
when the CNRH deals with the issue of reused water, it must seek coordination with Conama,
which meets the principle of dialogic and cooperative administration, which characterizes an
administration focused on social needs. and environmental issues of the 21st century. Therefore,
Decree No. 11,960/2024 reinforced and validated the conclusions presented in the research carried out, which was based on the comparative analysis of the rules for creating these agencies
and their internal regulations, in the resolutions issued by them, and in the principles and rules
applied in Law, in particular, regarding the hierarchy of norms and the principles of posteriority
and specificity. The methods used were qualitative and hypothetical-deductive, based on
extensive documentary research, especially on federal standards already published and in force,
and exploratory research, through active search on the internet, on various electronic sites, in
particular, on the platform of federal government and its respective agencies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Mestrado Profissional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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