Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Martins, Gisele | - |
dc.contributor.author | Paiva, Gabriella Silvestre | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T16:48:08Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28T16:48:08Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2025-11-29 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Gabriella Silvestre. Desenvolvimento de competências para saúde digital em uropediatria: estudo multi método com estudantes de enfermagem. 2024. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52110 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O avanço da internet e das tecnologias digitais ampliou a demanda por
enfermeiros capacitados em saúde digital, especialmente no cuidado pediátrico. O uso de
mídias sociais e tecnologias digitais destaca a necessidade de formação específica na área.
Objetivos: Mapear evidências sobre abordagens de saúde digital para estudantes de
enfermagem no contexto pediátrico e analisar as experiências de aprendizagem de egressos
de um projeto de extensão na área de saúde digital, focado na atenção à saúde urológica
infantil. Método: Pesquisa multi método, composta de estudo de revisão de escopo
mapeando as atuais evidências sobre as abordagens de ensino voltados à saúde digital para
estudantes de enfermagem no contexto pediátrico, e estudo de caso com abordagem
qualitativa, realizada com extensionistas egressos do Projeto de Prática Avançada de
Enfermagem. As buscas da revisão de escopo foram realizadas em abril de 2024, por
estratégia PCC. A coleta de dados qualitativa foi subdividida em 2 momentos. Momento 1:
Análise documental de questionários eletrônicos preenchidos anteriormente pelos
extensionistas do projeto. Momento 2: Entrevista aberta em profundidade com fotoelicitação. Resultados: A revisão de escopo selecionou 16 estudos, destacando telessaúde
simulada e cursos online e híbridos como as abordagens mais usadas. O momento 1 do estudo
qualitativo envolveu 36 estudantes, os quais demonstraram engajamento significativo e
desenvolvimento de habilidades em saúde digital. O momento 2, envolveu a entrevista de 15
extensionistas, evidenciando o impacto positivo do Design Thinking na criação de conteúdos
educativos. Discussão: O uso de tecnologias digitais é eficaz no cuidado à saúde pediátrica,
incluindo urologia, e no aprendizado remoto. A integração de mídias digitais e Design
Thinking é viável e essencial para a formação de enfermeiros preparados para ambientes em
transformação. Conclusão: Abordagens como telessaúde simulada, cursos online e realidade
virtual são fundamentais para desenvolver competências em saúde pediátrica digital. A
combinação de enfermagem de prática avançada e Design Thinking prepara enfermeiros para
atuar na saúde digital e urologia pediátrica, promovendo uma abordagem inovadora e
centrada no paciente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de competências para saúde digital em uropediatria : estudo multi método com estudantes de enfermagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of skills for digital health in pediatric urology : multimethod study with nursing students | pt_BR |
dc.title.alternative | Desarrollo de competencias para la salud digital en uropediatría : estudio multimétodo con estudiantes de enfermería | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Uropediatria | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: The advancement of the internet and digital technologies has increased the
demand for nurses skilled in digital health, particularly in pediatric care. The use of social
media and digital technologies highlights the need for specific training in this field.
Objectives: To map evidence on digital health approaches for nursing students in the
pediatric context and analyze the learning experiences of students from an extension project
focused on digital health in pediatric urological care. Methods: A multi-method study
comprising a scoping review mapping current evidence on teaching approaches in digital
health for nursing students in the pediatric context and a qualitative case study with students
of the Advanced Nursing Practice Project. The scoping review searches were conducted in
April 2024 using the PCC strategy. Qualitative data collection was divided into two stages:
Stage 1: Document analysis of electronic questionnaires previously completed by the project
participants. Stage 2: In-depth open interviews using photo-elicitation. Results: The scoping
review selected 16 studies, highlighting simulated telehealth and online and hybrid courses as
the most used approaches. Qualitative study stage 1 involved 36 students, who showed
significant engagement and skill development in digital health. Stage 2 involved interviews
with 15 students, demonstrating the positive impact of Design Thinking on the creation of
educational content. Discussion: Digital technologies are effective in pediatric health care,
including in urology, and in remote learning. The integration of digital media and Design
Thinking is viable and essential for preparing nurses for transforming environments.
Conclusion: Approaches such as simulated telehealth, online courses, and virtual reality are
essential for developing competencies in pediatric digital health. Combining advanced
nursing practice with Design Thinking prepares nurses to work in digital health and pediatric
urology, promoting an innovative and patient-centered approach. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Introducción: El avance de internet y las tecnologías digitales ha aumentado la demanda de
enfermeros capacitados en salud digital, especialmente en el cuidado pediátrico. El uso de
redes sociales y tecnologías digitales resalta la necesidad de una formación específica en esta
área. Objetivos: Mapear evidencias sobre enfoques de salud digital para estudiantes de
enfermería en el contexto pediátrico y analizar las experiencias de aprendizaje de egresados
de un proyecto de extensión enfocado en salud digital en la atención urológica infantil.
Método: Estudio multimétodo compuesto por una revisión de alcance que mapea las
evidencias actuales sobre enfoques de enseñanza en salud digital para estudiantes de
enfermería en el contexto pediátrico y un estudio de caso cualitativo realizado con egresados
del Proyecto de Práctica Avanzada de Enfermería. Las búsquedas de la revisión de alcance se
realizaron en abril de 2024 utilizando la estrategia PCC. La recopilación de datos cualitativos
se dividió en dos momentos: Momento 1: Análisis documental de cuestionarios electrónicos
completados previamente por los participantes del proyecto. Momento 2: Entrevistas abiertas
en profundidad con foto-elicitación. Resultados: La revisión de alcance seleccionó 16
estudios, destacando la telemedicina simulada y los cursos on-line e híbridos como las
estrategias más utilizadas. El Momento 1 del estudio cualitativo involucró a 36 estudiantes,
quienes mostraron un compromiso significativo y el desarrollo de habilidades en salud
digital. El Momento 2 consistió en entrevistas a 15 egresados, evidenciando el impacto
positivo del Design Thinking en la creación de contenidos educativos. Discusión: Las
tecnologías digitales son eficaces en el cuidado pediátrico, incluida la urología, y en el
aprendizaje remoto. La integración de medios digitales y Design Thinking es viable y
esencial para la formación de enfermeros preparados para entornos en transformación.
Conclusión: Enfoques como la telemedicina simulada, los cursos on-line y la realidad virtual son fundamentales para desarrollar competencias en salud digital pediátrica. La combinación
de práctica avanzada de enfermería y Design Thinking prepara a los enfermeros para trabajar
en salud digital y urología pediátrica, promoviendo un enfoque innovador y centrado en el
paciente. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Enfermagem (FS ENF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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