Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Calmon, Paulo Carlos Du Pin | - |
dc.contributor.author | Longo, Daniel Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T15:46:07Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28T15:46:07Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-03 | - |
dc.identifier.citation | LONGO, Daniel Ramos. Dilemas intertemporais em políticas de investimento em infraestrutura. 2024. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52105 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa tem por objetivo compreender como a dimensão temporal influencia o processo
decisório de uma política pública de investimento em infraestrutura. A partir do arcabouço
teórico proposto por Jacobs (2011, 2016a), buscou-se avaliar quais são os mecanismos causais
que influenciaram o êxito ou o fracasso das políticas de investimento selecionadas. Os casos
analisados são projetos de parceria público-privada, na modalidade concessão onerosa,
propostos pelo Governo Federal brasileiro entre os anos 2016 e 2022 – Bloco Sul de aeroportos,
sistema rodoviário BR-116/101/SP/RJ e EF-170 (Ferrogrão). A partir da comparação entre os
casos, pôde-se identificar como os mecanismos causais moldaram a influência exercida pelos
obstáculos às políticas de investimento (vieses informacionais de curto prazo, credibilidade dos
compromissos políticos de longo prazo e atuação dos grupos de interesse). Embora os
mecanismos analisados tenham se comportado de maneira condizente com as hipóteses
levantadas por Jacobs (2016a), identificou-se pelo menos uma divergência significativa em
relação ao modelo teórico. A pesquisa permite concluir que a maior visibilidade de tentativas
futuras de reversão (reneging) não necessariamente irá atuar como condição facilitadora da
política de investimento. Em se tratando de projetos de PPP, a visibilidade da reversão, expressa
no risco futuro de renegociação contratual, pode servir para acentuar a percepção de baixa
credibilidade do compromisso político e suscitar dúvidas quanto aos benefícios de longo prazo
prometidos pelo empreendimento, diminuindo, assim, suas perspectivas de êxito. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dilemas intertemporais em políticas de investimento em infraestrutura | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parcerias público-privadas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Investimentos públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research aims to understand how the temporal dimension influences the decision-making
process of an infrastructure policy investment. Based on the theoretical framework proposed
by Jacobs (2011, 2016a), we sought to evaluate the conditions that influenced the success or
failure of the selected investment policies. The selected cases are public-private partnership
projects proposed by the Brazilian Federal Government between 2016 and 2022 – airports’
Southern Cluster, BR-116/101/SP/RJ highway system and EF-170 (Ferrogrão). In comparing
the cases, we were able to identify how the conditions shaped each of the obstacles to
investment policies (information about long-term outcomes, the fragility of political
commitments and the opposition of organized cost bearers). Although the conditions analyzed
behaved in a manner consistent with the hypotheses raised by Jacobs (2016a), at least one
significant divergence in relation to the theoretical framework was identified. The research
allows us to conclude that greater visibility of future attempts at reversion will not necessarily
work as an enabling condition for investment policy. In the case of PPP projects, the visibility
of reversion, expressed in the risk of future contract renegotiations, may underline the low
credibility of the political commitment and raise doubts about the long-term benefits promised
by the project, thus reducing its prospects of success. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciência Política (IPOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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