Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, André Borges de | - |
dc.contributor.author | Costa, Sávio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T13:40:07Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28T13:40:07Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-16 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Sávio da Silva. Coalizões multipartidárias, estratégias de monitoramento e riscos de delegação: como os diferentes perfis de ministros podem impactar políticas públicas no Brasil. 2024. 280 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52098 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presidencialismo de coalizão brasileiro impõe uma série de dilemas para o presidente da
república, mas sem dúvida a escolha dos ministros para configurar seu gabinete e,
posteriormente, monitorá-los é um dos principais deles. A menos que queria montar um
governo minoritário, o presidente precisa equilibrar suas prioridades e preferências com a
configuração político-partidária do Congresso, para abrir e negociar espaço no seu gabinete.
Entre escolher e nomear ministros com perfis mais técnicos, aumentando seu controle e
desempenho sobre as políticas públicas para fazer valer suas prioridades e preferências; ou
mesmo ministros de perfis políticos - que nem sempre estão alinhados ideologicamente -, suas
opções incidirão sobre a burocracia e as políticas públicas governamentais. Dessa forma,
partimos da questão central em que medida diferentes perfis de ministros de Estado podem
repercutir sobre as políticas públicas de sua pasta? e tomamos o caso da política pública de
cisternas de placas implementada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS),
conjuntamente com a Articulação do Semiárido (ASA). Isto posto, analisamos os ministros que
por ali passaram no período de 2011 a 2020 por meio de registros e documentos oficiais obtidos
por pesquisa documental, mas também por entrevistas semiestruturadas aplicadas sobre a
burocracia responsável pela implementação da política pública. Para possibilitar o aumento do
número de observações de ministros, ampliando a diversidade de perfis e partidos,
selecionamos a política pública de cisternas de polietileno, política espelho à do MDS,
implementada pelo Ministério da Integração Nacional (MI), conjuntamente com as suas
autarquias, e criada para aumentar a escala do Programa Água para Todos, visando alcançar a
meta do Plano Brasil sem Miséria. As duas cisternas rivalizaram e criaram clivagens pelas
peculiaridades de seus desenhos, pela tecnologia de implementação de cada uma - que
encerravam distintos paradigmas - e, primordialmente, por abordarem a Seca no Semiárido,
região onde água e política caminham juntas. Por meio das entrevistas semiestruturadas com
vinte e cinco gestores desses ministérios foi possível observar desde ações e estratégias de
ministros com perfil mais técnico até aqueles com perfil mais político, em contextos distintos
de priorização ou não de políticas públicas de suas pastas pela Presidência da República, e suas
repercussões sobre a burocracia e a política pública. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Coalizões multipartidárias, estratégias de monitoramento e riscos de delegação : como os diferentes perfis de ministros podem impactar políticas públicas no Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Presidencialismo de coalizão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ministros de Estado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Burocracia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Brazil's coalition presidentialism imposes a series of dilemmas on the president of the republic,
but undoubtedly the choice of ministers to configure his cabinet and subsequently monitor them
is one of the main ones. Unless he wants to set up a minority government, the president needs
to balance his priorities and preferences with the party-political configuration of Congress in
order to open up and negotiate space in his cabinet. Between choosing and appointing ministers
with more technical profiles, increasing his control and performance over public policies to
enforce his priorities and preferences; or even ministers with political profiles - who are not
always ideologically aligned - his choices will have an impact on government bureaucracy and
public policies. Thus, we started with the central question of to what extent different profiles of
ministers of state can have an impact on the public policies of their portfolio?, and we took the
case of the public policy of slab cisterns implemented by the Ministry of Social Development
(MDS), together with the Semi-Arid Articulation (ASA). That said, we analysed the ministers
who worked there from 2011 to 2020 through official records and documents obtained through
documentary research, but also through semi-structured interviews with the bureaucracy
responsible for implementing the public policy. To make it possible to increase the number of
observations of ministers, broadening the diversity of profiles and parties, we selected the
public policy of polyethylene cisterns, a mirror policy to that of the MDS, implemented by the
Ministry of National Integration (MI), together with its autarchies, and created to increase the
scale of the Water for All Programme in order to achieve the goal of the Brazil without Poverty
Plan. The two cisterns rivalled each other and created divides due to the peculiarities of their
designs, the technology used to implement each one - which contained different paradigms -
and, above all, because they addressed the drought in the semi-arid region, a region where water
and politics go hand in hand. Through semi-structured interviews with twenty-five managers
of these ministries, it was possible to observe the actions and strategies of ministers with a more
technical profile and those with a more political profile, in different contexts of prioritisation
or not of public policies in their portfolios by the Presidency of the Republic, and their
repercussions on bureaucracy and public policy. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El presidencialismo de coalición de Brasil impone una serie de dilemas al presidente de la
república, pero sin duda la elección de los ministros para configurar su gabinete y su posterior
seguimiento es uno de los principales. A menos que quiera conformar un gobierno de minoría,
el presidente necesita equilibrar sus prioridades y preferencias con la configuración partidista
del Congreso para abrir y negociar espacios en su gabinete. Entre elegir y nombrar ministros
con perfiles más técnicos, aumentando su control y actuación sobre las políticas públicas para
imponer sus prioridades y preferencias; o incluso ministros con perfiles políticos -que no
siempre están alineados ideológicamente-, sus elecciones tendrán un impacto sobre la
burocracia gubernamental y las políticas públicas. Así, partimos de la cuestión central de hasta
qué punto los diferentes perfiles de los ministros de Estado pueden tener impacto en las
políticas públicas de su cartera?, y tomamos el caso de la política pública de cisternas de losa
implementada por el Ministerio de Desarrollo Social (MDS), junto con la Articulación
Semiárida (ASA). Dicho esto, analizamos a los ministros que trabajaron allí entre 2011 y 2020
a través de registros oficiales y documentos obtenidos mediante investigación documental, pero
también a través de entrevistas semiestructuradas con la burocracia responsable de la
implementación de la política pública. Para que fuera posible aumentar el número de
observaciones de ministros, ampliando la diversidad de perfiles y partidos, seleccionamos la
política pública de las cisternas de polietileno, una política espejo del MDS, implementada por
el Ministerio de Integración Nacional (MI), junto con sus autarquías, y creada para aumentar la
escala del Programa Agua para Todos con el fin de alcanzar la meta del Plan Brasil sin Pobreza.
Las dos cisternas rivalizaban entre sí y creaban divisiones debido a las peculiaridades de sus
diseños, a la tecnología utilizada para implementar cada una -que contenía paradigmas
diferentes- y, sobre todo, porque abordaban la sequía en la región semiárida, una región donde
el agua y la política van de la mano. A través de entrevistas semiestructuradas con veinticinco
gestores de estos ministerios, fue posible observar las acciones y estrategias de los ministros
con un perfil más técnico y de aquellos con un perfil más político, en diferentes contextos de
priorización o no de políticas públicas en sus carteras por parte de la Presidencia de la
República, y sus repercusiones en la burocracia y en las políticas públicas. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Le présidentialisme de coalition brésilien impose une série de dilemmes au président de la
République, mais l'un des principaux est sans aucun doute le choix des ministres pour former
son cabinet et le contrôler par la suite. À moins qu'il ne veuille constituer un gouvernement
minoritaire, le président doit équilibrer ses priorités et ses préférences avec la configuration
politique du Congrès afin d'ouvrir et de négocier un espace au sein de son cabinet. Entre le
choix et la nomination de ministres aux profils plus techniques, augmentant son contrôle et sa
performance sur les politiques publiques pour faire respecter ses priorités et préférences, ou
même de ministres aux profils politiques - qui ne sont pas toujours idéologiquement alignés -
ses choix auront un impact sur la bureaucratie gouvernementale et les politiques publiques.
Ainsi, nous sommes partis de la question centrale de savoir dans quelle mesure les différents
profils des ministres d'État peuvent avoir un impact sur les politiques publiques de leur
portefeuille?, et nous avons pris le cas de la politique publique des citernes à dalles mise en
œuvre par le ministère du Développement social (MDS), ainsi que de l'Articulation semi-aride
(ASA). Cela dit, nous avons analysé les ministres qui y ont travaillé de 2011 à 2020 à travers
des registres officiels et des documents obtenus par la recherche documentaire, mais aussi par
des entretiens semi-structurés avec la bureaucratie responsable de la mise en œuvre de la
politique publique. Afin de pouvoir augmenter le nombre d'observations de ministres, en
élargissant la diversité des profils et des partis, nous avons choisi la politique publique des
citernes en polyéthylène, une politique miroir du MDS, mise en œuvre par le ministère de
l'Intégration nationale (MI), avec ses autarcies, et créée pour augmenter l'échelle du Programme
Eau pour tous afin d'atteindre l'objectif du Plan Brésil sans Pauvreté. Les deux citernes
rivalisaient et créaient des divisions en raison des particularités de leurs conceptions, de la
technologie utilisée pour les mettre en œuvre - qui contenait des paradigmes différents - et,
surtout, parce qu'elles s'attaquaient à la sécheresse dans la région semi-aride, une région où l'eau
et la politique vont de pair. Grâce à des entretiens semi-structurés avec vingt-cinq responsables
de ces ministères, il a été possible d'observer les actions et les stratégies des ministres au profil
plus technique et de ceux au profil plus politique, dans différents contextes de priorisation ou
non des politiques publiques de leurs portefeuilles par la présidence de la République, et leurs
répercussions sur la bureaucratie et les politiques publiques. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciência Política (IPOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|