Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52096
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_RejaneKellyDeLacerda_DISSERT.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação física escolar e jogo de trilha griô : cartografando uma possibilidade de prática pedagógica afrocentrada com estudantes do ensino médio
Autor(es): Lacerda, Rejane Kelly de
Orientador(es): Feres Neto, Alfredo
Assunto: Educação física escolar
Práticas pedagógicas
Cartografia
Ensino médio
Data de publicação: 24-Abr-2025
Referência: LACERDA, Rejane Kelly de. Educação física escolar e jogo de trilha griô: cartografando uma possibilidade de prática pedagógica afrocentrada com estudantes do ensino médio. 2024. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O caminho histórico da Educação Física escolar/EFE no Brasil percorreu por ideologias higienistas, eugenistas, tecnicistas e militaristas, absorvendo os interesses de uma sociedade influenciada pelo pensamento europeu sobre o corpo e o movimento. Esse movimento eurocentrado proporciona uma ausência de discussão das relações étnicoraciais na EFE, especialmente em relação às culturas negra e indígena. No processo de autoatualização de minha prática pedagógica, identifico a invisibilidade das questões étnico-raciais na minha ação de forma intencionalizada e politicamente engajada com a Lei 10.369/2003 e, concomitante, a revelação da necessidade de efetivar e afirmar uma prática pedagógica afrocentrada, sendo uma professora negra. Encontro no processo de autoatualização de minha prática o Ipeartes, a Pedagogia Griô - o Jogo de Trilha de Griô - e a Educação Física Cultural que me afetaram, encantaram e potencializaram o desejo de reterritorializar minha prática pedagógica para uma perspectiva afrocentrada. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar os efeitos do Jogo de Trilha Griô na afirmação e efetivação de uma prática pedagógica afrocentrada na Educação Física no Ensino Médio. O Jogo de Trilha Griô - num cruzo com Currículo Cultural – foi construído com estudantes do Ensino Médio do Educandário Humberto de Campos/EHC, escola na zona rural no município de Alto Paraíso de Goiás. O método de pesquisa adotado foi a cartografia, um método de pesquisa-intervenção. Cartografar é acompanhar processos, traçar linhas e fazer conexões que se encontram, constroem e reinventam. Cartografar é trilhar sobre encontros. Na cartografia é possível percorrer por diferentes ferramentas metodológicas e foi utilizada como instrumento de produção de dados o diário de campo. No movimento de transfluir, confluir e transfluir, a pesquisa revelou seus múltiplos sentidos possíveis ficando a certeza do caminho a trilhar no processo de letramento racial, a necessidade de ações pedagógicas que reorganize a representação da Educação Física escolar, a potência do Jogo de Trilha Griô em movimentar os valores civilizatórios afrodescendentes e o comprometimento com a criação de espaços pedagógicos que promovam diálogo aberto, afetivo e afrocentrado.
Abstract: The historical path of school Physical Education in Brazil runs through hygienists, eugenists, technicalists and militarists ideologies, absorbing the interests of a society that is influenced by European thought about the body and the movement. This eurocentric movement provides an absence of discussion of etnico-racial relations in the school Physical Education, specially in relation to the indigenous and black cultures. In the self-assessment process of my pedagogical practice, I identify the invisibility of the etnico-racial questions in my action in an intentional and political way engaged with the Law 10.369/2003 and, concomitant, the revelation of the need to implement and affirm an afrocentric pedagogical practice, being a black teacher. I find in the self-assessment process of my practice the Ipeartes, the Griô Pedagogy - the Griô Trail Game - and the Cultural Physical Education that affected me, enchanted and enhanced the desire of reteritorialize my pedagogical practice to an afrocentric perspective. Therefore, this research has as objective to identify the effects of the Griô Trail Game in the affirmation and implementation of an afrocentered pedagogical practice in the Physical Education at High School. The Griô Trail Game - in a cross with the Cultural Curriculum - was build with the students of High School of Educandário Humberto de Campos, a school at the rural area in Alto Paraíso de Goiás municipality. The research method adopted was the cartography, a research-intervention method. To cartograph is to accompany processes, to trace lines and make connections that are found, build and reinvent. To cartograph is to trail above meetings. In cartography it is possible to run through different methodological tools and was used as an instrument of data production in the field diary. In the movement of transflow, converge and transflow, the research revealed its multiples possible senses being the certainty of the way to trail in the process of racial letrament, the need of pedagogical actions that reorganize the representation of school Physical Education, the power of Griô Trail Game in moving the afro descendants civilizing values, and the commitment with the creation of pedagogical spaces that provides open, affective and afro centered dialogue.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.