Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freitas, Sergio Antônio Andrade de | - |
dc.contributor.author | Moreira, Éber Júnio Borges | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T12:16:39Z | - |
dc.date.available | 2025-04-14T12:16:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-17 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Éber Júnio Borges. Agendamento de recursos acadêmicos em instituições de ensino superior: estudo de caso na Universidade de Brasília. 2024. 166 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52048 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O agendamento de recursos acadêmicos em instituições de ensino superior configura-se
como um problema de elevada complexidade, envolvendo a alocação de turmas, professores, horários e espaços físicos, de modo a atender a múltiplas restrições e preferências
institucionais. Este trabalho apresenta o modelo SARA (Sistema de Agendamento de
Recursos Acadêmicos), concebido para oferecer flexibilidade e adaptabilidade às particularidades das instituições de ensino superior.
A pesquisa foi conduzida em duas etapas principais: a realização de uma revisão sistemática da literatura e a proposição do modelo SARA. A revisão sistemática possibilitou
o mapeamento de estratégias, algoritmos e restrições amplamente utilizados na literatura,
fornecendo subsídios teóricos para a concepção do modelo. A proposta do SARA integra
características como personalização, integração com sistemas acadêmicos e a aplicação de
algoritmos de otimização, promovendo uma abordagem abrangente e adaptável para a
criação de agendamentos em ambientes universitários.
A validação do modelo foi realizada por meio de um estudo de caso na Universidade
de Brasília (UnB), em um ambiente de grande porte e alta complexidade. Os resultados
preliminares demonstraram a viabilidade e a eficácia do modelo em atender às demandas
específicas da instituição, evidenciando seu potencial de aplicação em diferentes contextos
institucionais. A pesquisa contribui para o avanço teórico e prático no campo da gestão
acadêmica, apresentando uma solução que combina rigor metodológico com aplicabilidade
prática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Agendamento de recursos acadêmicos em instituições de ensino superior : estudo de caso na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições de ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alocação de recursos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudo de caso | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The scheduling of academic resources in higher education institutions is a highly complex
problem, involving the allocation of classes, professors, time slots, and physical spaces,
while meeting multiple institutional constraints and preferences. This study introduces
the SARA model (Academic Resource Scheduling System), designed to provide flexibility
and adaptability to the specific needs of higher education institutions.
The research was conducted in two main stages: a systematic review of the literature
and the proposal of the SARA model. The systematic review enabled the mapping of
strategies, algorithms, and constraints widely utilized in the literature, providing a solid
theoretical foundation for the model’s conception. The SARA model incorporates features
such as customization, integration with academic systems, and the application of optimization algorithms, promoting a comprehensive and adaptable approach to scheduling
in university environments.
The model was validated through a case study at the University of Brasília (UnB),
in a large-scale and highly complex environment. Preliminary results demonstrated the
feasibility and effectiveness of the model in addressing the institution’s specific demands,
highlighting its potential applicability to other institutional contexts. This research contributes to theoretical and practical advancements in academic management, presenting
a solution that combines methodological rigor with practical applicability. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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