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dc.contributor.advisorFreitas, Sergio Antônio Andrade de-
dc.contributor.authorMoreira, Éber Júnio Borges-
dc.date.accessioned2025-04-14T12:16:39Z-
dc.date.available2025-04-14T12:16:39Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.date.submitted2024-12-17-
dc.identifier.citationMOREIRA, Éber Júnio Borges. Agendamento de recursos acadêmicos em instituições de ensino superior: estudo de caso na Universidade de Brasília. 2024. 166 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52048-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Brasília, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO agendamento de recursos acadêmicos em instituições de ensino superior configura-se como um problema de elevada complexidade, envolvendo a alocação de turmas, professores, horários e espaços físicos, de modo a atender a múltiplas restrições e preferências institucionais. Este trabalho apresenta o modelo SARA (Sistema de Agendamento de Recursos Acadêmicos), concebido para oferecer flexibilidade e adaptabilidade às particularidades das instituições de ensino superior. A pesquisa foi conduzida em duas etapas principais: a realização de uma revisão sistemática da literatura e a proposição do modelo SARA. A revisão sistemática possibilitou o mapeamento de estratégias, algoritmos e restrições amplamente utilizados na literatura, fornecendo subsídios teóricos para a concepção do modelo. A proposta do SARA integra características como personalização, integração com sistemas acadêmicos e a aplicação de algoritmos de otimização, promovendo uma abordagem abrangente e adaptável para a criação de agendamentos em ambientes universitários. A validação do modelo foi realizada por meio de um estudo de caso na Universidade de Brasília (UnB), em um ambiente de grande porte e alta complexidade. Os resultados preliminares demonstraram a viabilidade e a eficácia do modelo em atender às demandas específicas da instituição, evidenciando seu potencial de aplicação em diferentes contextos institucionais. A pesquisa contribui para o avanço teórico e prático no campo da gestão acadêmica, apresentando uma solução que combina rigor metodológico com aplicabilidade prática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAgendamento de recursos acadêmicos em instituições de ensino superior : estudo de caso na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subject.keywordAlocação de recursospt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.subject.keywordEstudo de casopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The scheduling of academic resources in higher education institutions is a highly complex problem, involving the allocation of classes, professors, time slots, and physical spaces, while meeting multiple institutional constraints and preferences. This study introduces the SARA model (Academic Resource Scheduling System), designed to provide flexibility and adaptability to the specific needs of higher education institutions. The research was conducted in two main stages: a systematic review of the literature and the proposal of the SARA model. The systematic review enabled the mapping of strategies, algorithms, and constraints widely utilized in the literature, providing a solid theoretical foundation for the model’s conception. The SARA model incorporates features such as customization, integration with academic systems, and the application of optimization algorithms, promoting a comprehensive and adaptable approach to scheduling in university environments. The model was validated through a case study at the University of Brasília (UnB), in a large-scale and highly complex environment. Preliminary results demonstrated the feasibility and effectiveness of the model in addressing the institution’s specific demands, highlighting its potential applicability to other institutional contexts. This research contributes to theoretical and practical advancements in academic management, presenting a solution that combines methodological rigor with practical applicability.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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