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Título: Entre a expansão e o declínio : a democratização do acesso ao ensino superior e a queda nas inscrições do Enem no período 2017 - 2021
Autor(es): Castro, Bruno Moreira Borges de
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Assunto: Educação superior - acesso
Enem
Educação pública
Democratização da educação
Data de publicação: 10-Abr-2025
Referência: CASTRO, Bruno Moreira Borges de. Entre a expansão e o declínio: a democratização do acesso ao ensino superior e a queda nas inscrições do Enem no período 2017 - 2021. 2024. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: No contexto da consolidação das ações afirmativas nas universidades públicas e da comemoração dos 25 anos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), esta dissertação analisa os ciclos de expansão do ensino superior no Brasil, com foco na recente redução do número de inscritos na principal via de ingresso às universidades públicas. Com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Ministério da Educação (MEC), a pesquisa busca compreender as motivações subjacentes às mudanças nos índices de participação no exame, situando essa análise no âmbito do segundo ciclo de democratização do ensino superior no país. Adotando uma abordagem histórico-crítica, o estudo examina o papel do ENEM como política pública e sua contribuição para a ampliação do acesso ao ensino superior, destacando seu impacto no processo de massificação educacional. Além disso, investiga as causas do declínio nas inscrições, avaliando se tal tendência aponta para uma possível ruptura no ciclo de expansão das matrículas registrado nas últimas duas décadas. Esta análise contribui para o debate sobre o futuro da democratização do ensino superior, contextualizando os desafios contemporâneos e propondo reflexões sobre os rumos das políticas educacionais no Brasil.
Abstract: In the context of the consolidation of affirmative action policies in public universities and the celebration of the 25th anniversary of the National High School Exam (ENEM), this dissertation examines the cycles of higher education expansion in Brazil, focusing on the recent decline in the number of applicants for the primary pathway to public university admission. Based on data from the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and the Ministry of Education (MEC), the research seeks to understand the underlying motivations for the changes in participation rates in the exam, situating this analysis within the framework of the second cycle of higher education democratization in the country. Using a historicalcritical approach, the study explores the role of ENEM as a public policy and its contribution to expanding access to higher education, emphasizing its impact on the process of educational massification. Furthermore, it investigates the causes of the decline in applications, assessing whether this trend signals a potential rupture in the expansion cycle of university enrollments recorded over the past two decades. This analysis contributes to the discussion on the future of higher education democratization, contextualizing contemporary challenges and proposing reflections on the direction of educational policies in Brazil.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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