DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Nunes, Alia Maria Barrios González | - |
dc.contributor.author | Gomes, Camila Alves Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T15:41:45Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10T15:41:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-21 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Camila Alves Lima. “Eu represento algo muito maior que eu”: trajetórias educacionais dos estudantes com deficiência visual e/ou auditiva do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. 2025. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52031 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetiva compreender, a partir das narrativas de estudantes com
deficiência visual e/ou auditiva do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília,
como foram dadas as relações entre educação, inclusão e direitos humanos em suas
trajetórias no ensino básico e no ensino superior. Utilizou-se o método qualitativo de
pesquisa através de entrevistas semiestruturadas com três estudantes, sendo um com
surdocegueira, um com deficiência visual e uma com deficiência auditiva. As
entrevistas foram exploradas a partir da análise temática, baseando a fundamentação
teórica no Modelo Bioecológico de Urie Bronfenbrenner. Algumas indagações
precisarão ser respondidas, tais quais: Qual o apoio que esses estudantes receberam
durante a educação básica e superior? Quais os obstáculos encontrados durante sua
trajetória? Como as experiências desses estudantes dialogam com o processo de
inclusão e a educação como direito humano? Quais melhorias podem ser
incorporadas no processo de inclusão? A relevância do estudo parte da necessidade
de dar protagonismo às pessoas com deficiência e valorizar suas experiências
pessoais, a fim de entender o cenário educacional no processo de diálogo com a
inclusão e os direitos humanos. As narrativas apontaram falhas no processo de
inclusão e direitos humanos, inaplicabilidade de práticas inclusivas no cotidiano
escolar e acadêmico e a importância do conhecimento dos conceitos de deficiência
para reconhecimento como sujeito de direitos. A partir desta pesquisa, sugeriu-se um
evento de extensão, buscando melhorias no processo educacional a partir de
palestras e oficinas que contemplem os assuntos que permeiam a educação inclusiva,
acessibilidade e direitos humanos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Eu represento algo muito maior que eu” : trajetórias educacionais dos estudantes com deficiência visual e/ou auditiva do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência visual - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência auditiva - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Campus Darcy Ribeiro (UnB) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aims to understand, through the narratives of students with visual
and/or hearing disabilities from the Darcy Ribeiro campus of the University of Brasília,
how the relationships between education, inclusion, and human rights unfolded in their
trajectories in both basic and higher education. A qualitative research method was
employed, using semi-structured interviews with three students: one with
deafblindness, one with visual impairment, and one with hearing impairment. The
interviews were analyzed using thematic analysis, grounded in Urie Bronfenbrenner's
Bioecological Model. Some questions remain to be addressed, such as: What support
did these students receive during basic and higher education? What obstacles did they
encounter throughout their journeys? How do these students' experiences relate to the
process of inclusion and education as a human right? What improvements can be
incorporated into the inclusion process? The relevance of this study stems from the
need to give prominence to people with disabilities and value their personal
experiences to better understand the educational landscape in dialogue with inclusion
and human rights. The narratives revealed shortcomings in the inclusion and human
rights process, the inapplicability of inclusive practices in everyday school and
academic settings, and the importance of understanding concepts of disability for selfrecognition as subjects of rights. Based on this research, an extension event was
proposed, aiming to improve the educational process through lectures and workshops
addressing topics related to inclusive education, accessibility, and human rights. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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