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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52031
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2025_CamilaAlvesLimaGomes_DISSERT.pdf1,61 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorNunes, Alia Maria Barrios González-
dc.contributor.authorGomes, Camila Alves Lima-
dc.date.accessioned2025-04-10T15:41:45Z-
dc.date.available2025-04-10T15:41:45Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.date.submitted2025-01-21-
dc.identifier.citationGOMES, Camila Alves Lima. “Eu represento algo muito maior que eu”: trajetórias educacionais dos estudantes com deficiência visual e/ou auditiva do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. 2025. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52031-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva compreender, a partir das narrativas de estudantes com deficiência visual e/ou auditiva do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, como foram dadas as relações entre educação, inclusão e direitos humanos em suas trajetórias no ensino básico e no ensino superior. Utilizou-se o método qualitativo de pesquisa através de entrevistas semiestruturadas com três estudantes, sendo um com surdocegueira, um com deficiência visual e uma com deficiência auditiva. As entrevistas foram exploradas a partir da análise temática, baseando a fundamentação teórica no Modelo Bioecológico de Urie Bronfenbrenner. Algumas indagações precisarão ser respondidas, tais quais: Qual o apoio que esses estudantes receberam durante a educação básica e superior? Quais os obstáculos encontrados durante sua trajetória? Como as experiências desses estudantes dialogam com o processo de inclusão e a educação como direito humano? Quais melhorias podem ser incorporadas no processo de inclusão? A relevância do estudo parte da necessidade de dar protagonismo às pessoas com deficiência e valorizar suas experiências pessoais, a fim de entender o cenário educacional no processo de diálogo com a inclusão e os direitos humanos. As narrativas apontaram falhas no processo de inclusão e direitos humanos, inaplicabilidade de práticas inclusivas no cotidiano escolar e acadêmico e a importância do conhecimento dos conceitos de deficiência para reconhecimento como sujeito de direitos. A partir desta pesquisa, sugeriu-se um evento de extensão, buscando melhorias no processo educacional a partir de palestras e oficinas que contemplem os assuntos que permeiam a educação inclusiva, acessibilidade e direitos humanos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Eu represento algo muito maior que eu” : trajetórias educacionais dos estudantes com deficiência visual e/ou auditiva do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDireitos humanospt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência visual - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditiva - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordCampus Darcy Ribeiro (UnB)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present research aims to understand, through the narratives of students with visual and/or hearing disabilities from the Darcy Ribeiro campus of the University of Brasília, how the relationships between education, inclusion, and human rights unfolded in their trajectories in both basic and higher education. A qualitative research method was employed, using semi-structured interviews with three students: one with deafblindness, one with visual impairment, and one with hearing impairment. The interviews were analyzed using thematic analysis, grounded in Urie Bronfenbrenner's Bioecological Model. Some questions remain to be addressed, such as: What support did these students receive during basic and higher education? What obstacles did they encounter throughout their journeys? How do these students' experiences relate to the process of inclusion and education as a human right? What improvements can be incorporated into the inclusion process? The relevance of this study stems from the need to give prominence to people with disabilities and value their personal experiences to better understand the educational landscape in dialogue with inclusion and human rights. The narratives revealed shortcomings in the inclusion and human rights process, the inapplicability of inclusive practices in everyday school and academic settings, and the importance of understanding concepts of disability for selfrecognition as subjects of rights. Based on this research, an extension event was proposed, aiming to improve the educational process through lectures and workshops addressing topics related to inclusive education, accessibility, and human rights.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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