Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Lukas Thiago | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-08T17:03:51Z | - |
dc.date.available | 2025-04-08T17:03:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-28 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Lukas Thiago. Gestão participativa e democrática na educação: uma abordagem interdisciplinar do PDDE em Luziânia, Goiás. 2024. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52024 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação investiga a gestão democrática e participativa dos recursos do
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em duas escolas estaduais de Luziânia,
Goiás, com uma abordagem interdisciplinar. O estudo tem como objetivo realizar uma
análise aprofundada sobre a efetividade da gestão democrática do PDDE, destacando
a participação ativa da comunidade escolar como elemento central para o sucesso do
programa. Justifica-se pela importância do PDDE enquanto instrumento estratégico
para fortalecer a infraestrutura e a gestão escolar, sobretudo em regiões vulneráveis,
e pela relevância de práticas democráticas na promoção de uma educação pública de
qualidade. Os objetivos incluem mapear a trajetória histórica do PDDE, conceituar a
gestão democrática na educação brasileira, investigar os mecanismos de participação
comunitária e avaliar o impacto das formações oferecidas pelo Centro Colaborador de
Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE) no
fortalecimento das práticas participativas. A pesquisa adota uma abordagem
qualitativa, exploratória e descritiva, combinando entrevistas semiestruturadas,
observação participante e análise documental para compreender as percepções e
experiências dos sujeitos envolvidos. O estudo situa o PDDE no contexto das reformas
educacionais dos anos 1990, abordando as dinâmicas do papel do Estado e os
desafios da gestão de recursos financeiros. Os resultados evidenciam tanto limitações
operacionais, como burocracia excessiva e insuficiência de capacitações, quanto
potencialidades vinculadas ao engajamento comunitário e ao aprimoramento das
formações oferecidas pelo CECAMPE. Conclui-se que o fortalecimento da gestão
democrática, aliado a abordagens interdisciplinares, pode contribuir para o
aprimoramento das políticas públicas educacionais, fornecendo subsídios relevantes
para gestores, conselhos escolares e a comunidade acadêmica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gestão participativa e democrática na educação : uma abordagem interdisciplinar do PDDE em Luziânia, Goiás | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação comunitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Luziânia (GO) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation investigates the democratic and participatory management of
resources from the Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) in two state schools
in Luziânia, Goiás, through an interdisciplinary approach. The study aims to conduct
an in-depth analysis of the effectiveness of PDDE's democratic management,
highlighting the active participation of the school community as a central element for
the program's success. It is justified by the importance of PDDE as a strategic tool to
strengthen school infrastructure and management, especially in vulnerable regions,
and by the relevance of democratic practices in promoting high-quality public
education. The objectives include mapping the historical trajectory of the PDDE,
conceptualizing democratic management in Brazilian education, investigating the
mechanisms of community participation, and evaluating the impact of the training
offered by the Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de
Programas Educacionais (CECAMPE) in strengthening participatory practices. The
research adopts a qualitative, exploratory, and descriptive approach, combining semistructured interviews, participant observation, and document analysis to understand
the perceptions and experiences of the participants involved. The study situates the
PDDE within the context of the educational reforms of the 1990s, addressing the
dynamics of the State's role and the challenges of financial resource management.
The results highlight both operational limitations, such as excessive bureaucracy and
insufficient training, and potentialities linked to community engagement and the
improvement of training programs offered by CECAMPE. It concludes that
strengthening democratic management, combined with interdisciplinary approaches,
can contribute to the enhancement of educational public policies, providing valuable
insights for managers, school councils, and the academic community. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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