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dc.contributor.advisorCruz, Fernanda Natasha Bravo-
dc.contributor.authorSilva, Gracielle de Souza-
dc.date.accessioned2025-03-23T19:21:08Z-
dc.date.available2025-03-23T19:21:08Z-
dc.date.issued2025-03-23-
dc.date.submitted2021-07-29-
dc.identifier.citationSILVA, Gracielle de Souza. Instrumentos de ação pública para garantia da educação a pessoa surdocega no Distrito Federal. 2021. 106 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52011-
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNa presente pesquisa, analisamos e sugerimos aperfeiçoamentos aos instrumentos de ação pública para garantia da educação da pessoa surdocega no Distrito Federal. Apresentamos narrativas sobre a surdocegueira e o Grupo da Surdocegueira Brasília com suas singularidades com intenção de aproximar o leitor sobre a temática e os seus desafios. Neste estudo utilizamos da investigação documental e entrevistas semi-estruturadas para compreender como ocorre a ação pública pela educação da pessoa surdocega no Distrito Federal, assim como a historicidade e as demandas do Grupo Surdocegueira Brasília e as relações do grupo e o Governo do Distrito Federal. Buscamos compreender as interações entre os atores e instrumentos que influenciaram os documentos internos da SEEDF, quais sejam, a Orientação Pedagógica e a Estratégia de Matrícula, que propiciaram a inclusão do aluno surdocego desde o ano 2005. Para tal, nos amparamos na discussão conceitual da sociologia da ação pública à luz dos autores Lascoumes e Le Galês (2012) e Muller (2018). A pesquisa foi construída de maneira hibrida, com análise de documentos vigentes, entrevistas e narrativas autobiográficas enquanto professora guia-intérprete de estudantes surdocegos. Isso possibilitou trazer questões importantes como a necessidade de maior visibilidade sobre a surdocegueira, o papel de familiares e profissionais engajados com, bem como os próprios surdocegos, pessoas com voz ativa e que querem ser vistas como dignas de direitos e de cidadania, e principalmente, que possuem capacidades de aprender, incluírem-se e sonhar. O trabalho permite ao leitor compreender que as políticas públicas não nascem apenas com os atores estatais: podem surgir com a força de grupos e movimentos sociais que trazem consigo inovações. Por meio de entrevistas e grupo de discussão foi construído um relatório com diagnóstico e recomendações para construção de um projeto de Lei que viabilize a garantia à educação do aluno surdocego no Distrito Federal.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInstrumentos de ação pública para garantia da educação a pessoa surdocega no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAção públicapt_BR
dc.subject.keywordSurdocegospt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.description.abstract1In this research, we analyze and suggest improvements to the instruments of public action to guarantee the education of the deafblind person in the Federal District (Brazil). We present narratives about the Grupo Surdocegueira Brasília (Deafblind Group of Brasília) and its singularities with the intention of bringing the reader closer to this thematic and its challenges. In this study, we used documentary research and semi-structured interviews to comprehend how public action guarantee the right to education of the deafblind person in the Federal District, as well as the history and demands of the Grupo Surdocegueira Brasília and the relations of the group with the Federal District Government. We searched the interactions between the actors and instruments that influenced the internal documents of SEEDF (which are Pedagogical Guidance and Enrollment Strategy), that provided the inclusion of deafblind students in 2005. Thereunto, we rely on the basis of the conceptual discussion of the sociology of public action in the light of authors Lascoumes and Le Galês (2012) and Muller (2002). The research was built in a hybrid way, with documents analysis, interviews and autobiographical narratives as a teacher-guide-interpreter of deafblind students. It was possible to raise important issues such as greater visibility in society of deafblind people, the roles of families and professionals engaged with the theme of deafblindness, perceaving deafblind as people with active voice and who want to be seen as worthy of rights and citizenship, and above all, that have the capacity to learn, include themselves and dream. The work allows the reader to understand that public actions are not just born with the proponents of laws: they can arise with the strength of groups and social movements that bring innovations with them.pt_BR
dc.description.unidadePrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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