DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Cruz, Fernanda Natasha Bravo | - |
dc.contributor.author | Silva, Gracielle de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-23T19:21:08Z | - |
dc.date.available | 2025-03-23T19:21:08Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-23 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gracielle de Souza. Instrumentos de ação pública para garantia da educação a pessoa surdocega no Distrito Federal. 2021. 106 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52011 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na presente pesquisa, analisamos e sugerimos aperfeiçoamentos aos instrumentos de ação
pública para garantia da educação da pessoa surdocega no Distrito Federal. Apresentamos
narrativas sobre a surdocegueira e o Grupo da Surdocegueira Brasília com suas singularidades
com intenção de aproximar o leitor sobre a temática e os seus desafios. Neste estudo
utilizamos da investigação documental e entrevistas semi-estruturadas para compreender
como ocorre a ação pública pela educação da pessoa surdocega no Distrito Federal, assim
como a historicidade e as demandas do Grupo Surdocegueira Brasília e as relações do grupo e
o Governo do Distrito Federal. Buscamos compreender as interações entre os atores e
instrumentos que influenciaram os documentos internos da SEEDF, quais sejam, a Orientação
Pedagógica e a Estratégia de Matrícula, que propiciaram a inclusão do aluno surdocego desde
o ano 2005. Para tal, nos amparamos na discussão conceitual da sociologia da ação pública à
luz dos autores Lascoumes e Le Galês (2012) e Muller (2018). A pesquisa foi construída de
maneira hibrida, com análise de documentos vigentes, entrevistas e narrativas autobiográficas
enquanto professora guia-intérprete de estudantes surdocegos. Isso possibilitou trazer
questões importantes como a necessidade de maior visibilidade sobre a surdocegueira, o papel
de familiares e profissionais engajados com, bem como os próprios surdocegos, pessoas com
voz ativa e que querem ser vistas como dignas de direitos e de cidadania, e principalmente,
que possuem capacidades de aprender, incluírem-se e sonhar. O trabalho permite ao leitor
compreender que as políticas públicas não nascem apenas com os atores estatais: podem
surgir com a força de grupos e movimentos sociais que trazem consigo inovações. Por meio
de entrevistas e grupo de discussão foi construído um relatório com diagnóstico e
recomendações para construção de um projeto de Lei que viabilize a garantia à educação do
aluno surdocego no Distrito Federal. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Instrumentos de ação pública para garantia da educação a pessoa surdocega no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdocegos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this research, we analyze and suggest improvements to the instruments of public action to
guarantee the education of the deafblind person in the Federal District (Brazil). We present
narratives about the Grupo Surdocegueira Brasília (Deafblind Group of Brasília) and its
singularities with the intention of bringing the reader closer to this thematic and its
challenges. In this study, we used documentary research and semi-structured interviews to
comprehend how public action guarantee the right to education of the deafblind person in the
Federal District, as well as the history and demands of the Grupo Surdocegueira Brasília and
the relations of the group with the Federal District Government. We searched the interactions
between the actors and instruments that influenced the internal documents of SEEDF (which
are Pedagogical Guidance and Enrollment Strategy), that provided the inclusion of deafblind
students in 2005. Thereunto, we rely on the basis of the conceptual discussion of the
sociology of public action in the light of authors Lascoumes and Le Galês (2012) and Muller
(2002). The research was built in a hybrid way, with documents analysis, interviews and
autobiographical narratives as a teacher-guide-interpreter of deafblind students. It was
possible to raise important issues such as greater visibility in society of deafblind people, the
roles of families and professionals engaged with the theme of deafblindness, perceaving
deafblind as people with active voice and who want to be seen as worthy of rights and
citizenship, and above all, that have the capacity to learn, include themselves and dream. The
work allows the reader to understand that public actions are not just born with the proponents
of laws: they can arise with the strength of groups and social movements that bring
innovations with them. | pt_BR |
dc.description.unidade | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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