Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Kipnis, Bernardo | - |
dc.contributor.author | Cruz, Elessandra da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-23T18:34:47Z | - |
dc.date.available | 2025-03-23T18:34:47Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-23 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-20 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Elessandra da Silva. Medida socioeducativa: um estudo sobre semiliberdade no Distrito Federal. 2020. 138 f., il.Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52009 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo compreender a medida
socioeducativa de semiliberdade, na perspectiva da socioeducação e do Sistema Nacional
de Atendimento Socioeducativo. Semiliberdade é uma medida de restrição de liberdade
aplicada a adolescentes que praticam ato infracional, prevista no Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA). Consiste na permanência do adolescente em uma casa inserida em
comunidade, sob a orientação e o acompanhamento de uma equipe interdisciplinar, com
permissão para saídas à escola, trabalho e convívio familiar. O estudo delimita sua
abrangência ao Distrito Federal e se norteia pelos seguintes questionamentos: O que é a
medida socioeducativa de semiliberdade? Como essa ocorre no contexto do Distrito
Federal? Quem são os adolescentes atendidos por essas unidades? E como gestores e
executores destas medidas incorporam as diretrizes pedagógicas, propostas pelo SINASE,
para a efetivação de suas ações visando à ressocialização desses adolescentes? O TFCC
está organizado em formato multipaper, composto por uma introdução, três artigos, um
produto técnico e considerações finais. O estudo utilizou metodologia de natureza
qualitativa e quantitativa para alcançar seus objetivos. Os resultados indicam que a
maioria dos adolescentes em semiliberdade no DF é de afrodescendentes (negros ou
pardos), que se encontram matriculados em instituição de ensino, com distorção na
relação idade/série escolar, não trabalham, são oriundos de famílias chefiadas por
mulheres e possuem residência nas regiões administrativas de Planaltina, Ceilândia e
Sobradinho do Distrito Federal. Sobre a aplicação das diretrizes pedagógicas propostas
pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo na prática das ações
socioeducativas dos executores da medida de semiliberdade, o estudo apontou para a
necessidade de melhor integração entre os múltiplos profissionais responsáveis
diretamente pela execução da medida socioeducativa, que advém de uma carência dos
profissionais por formação inicial e continuada, bem como verificou-se a necessidade de
avaliações periódicas sobre o alcance das diretrizes pedagógicas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Medida socioeducativa : um estudo sobre semiliberdade no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diretrizes Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This end-of-course study purports to comprehend the socio-educative measure of semifreedom, from the perspective of socio-education and the National System of Socioeducative Care (SINASE). Semi-freedom is a measure of restriction of freedom applied
to adolescents in conflict with the law; it is established in the Child and Adolescent
Statute. It consists in the permanence of adolescents in a special domicile inserted in a
community, under the supervision and accompaniment of a multidisciplinary team, with
permission to outings to attend school, work and visits with families. The study focuses
on the Federal District (FD) and is guided by the following questions: What is the socioeducative measure of semi-freedom? How is it executed in the Federal District? Who are
the adolescents under the responsibility of the care units? How managers and operators
incorporate in their work the pedagogical directives, which are proposed by SINASE for
the implementation of their actions to re-socialize the adolescents? This work is organized
in the format of multi-papers, composed of an overall introduction, three articles, a
technical output and final considerations. The study utilized methodology of qualitative
and quantitative nature to reach is objectives. The results indicate that the majority of
adolescents in semi-freedom status in the FD are afro-descendent (black or mulattos), are
enrolled in school (with distortion age-grade), do not work, are from families headed by
women only e reside in the administrative regions of Planaltina, Ceilândia e Sobradinho
of the Federal District. About the actual application of the pedagogical directives
proposed by the SINASE, the study pointed for the necessity of better integration among
the multiple professionals directly responsible for the execution of the socio-education
measure, and this includes a shortage of initial and continued training, as well as the need
from periodical evaluation about the meeting of unit goals. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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