Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Dias, Juliana Braz | - |
dc.contributor.author | Souza, Angelo José Sátyro de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T16:54:51Z | - |
dc.date.available | 2025-03-21T16:54:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-16 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Angelo José Sátyro de. Ambiguidades do carnaval de Barbacena: inversão e/ou reprodução de papéis sociais. 2024. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52008 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O título “Ambiguidades do Carnaval de Barbacena: Inversão e/ou Reprodução
de Papéis Sociais” refere-se a uma ambiguidade no próprio pensamento sobre a festa de
carnaval. De um lado, existem autores que vêem o carnaval como uma festa popular
onde tudo é permitido, havendo inclusive uma inversão de papéis sociais. De outro lado,
certos autores vêem o carnaval como um momento em que as diferenças sociais
presentes no cotidiano são reafirmadas. Assim, partindo destas duas linhas de
pensamento, o meu objetivo foi estudar o fenômeno do carnaval de Barbacena ao longo
de 126 anos, de 1898 a 2024, tendo como foco de análise as diferenças sociais baseadas
em classe e raça produzidas ou reproduzidas na festa carnavalesca. Para tanto, eu
analisei os diversos fenômenos ou eventos carnavalescos realizados em Barbacena ao
longo deste período, começando pelo Entrudo, no final do século XIX, passando pelo
Corso, Zé Pereira e Bailes da primeira metade do século XX, pelos Ranchos, Escolas de
Samba e Clubes da segunda metade do século XX e pelos Bailes Populares iniciados no
último quartel do século XX e que se prolongam até os dias de hoje. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ambiguidades do carnaval de Barbacena : inversão e/ou reprodução de papéis sociais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ritual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Carvanal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Papel social | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The title “Ambiguities of Barbacena Carnival: Inversion and/or Reproduction
of Social Roles” refers to an ambiguity in the very thinking about the carnival
festivities. On the one hand, there are authors who see carnival as a popular festival
where everything is allowed, including an inversion of social roles. On the other hand,
certain authors see carnival as a moment when social differences that are present in the
everyday life are reaffirmed. Thus, based on these two lines of thought, my objective
was to study the phenomenon of Barbacena carnival over 126 years, from 1898 to 2024,
focusing on the social differences based on class and race produced or reproduced in the
carnival festivities. To this end, I analyzed the various carnival phenomena or events
held in Barbacena throughout this period, starting with Entrudo, at the end of the 19th
century, going through the Corso, Zé Pereira and Bailes of the first half of the 20th
century, the Ranchos, Samba Schools and Clubs of the second half of the 20th century
and the Bailes Populares that began in the last quarter of the 20th century and continue
to this day. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|