http://repositorio.unb.br/handle/10482/52002
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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GilbertoSoaresDaSilva_TESE.pdf | 941,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas nas universidades federais do Tocantins : o papel do burocrata de médio escalão |
Autor(es): | Silva, Gilberto Soares da |
Orientador(es): | Silva, Suylan Midlej de Almeida e |
Assunto: | Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) Adminsitração pública Instituições federais de ensino superior |
Data de publicação: | 21-Mar-2025 |
Data de defesa: | 24-Jul-2024 |
Referência: | SILVA, Gilberto Soares da. Implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas nas universidades federais do Tocantins: o papel do burocrata de médio escalão. 2024. 182 f., il. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), reformulada pelo Decreto n.º 9.991/2019, representa uma mudança significativa na gestão de pessoas no setor público federal, visando promover o desenvolvimento contínuo dos servidores e alinhar recursos humanos às estratégias organizacionais. A presente tese analisa como se deu o processo de implementação da PNDP nas universidades federais do Tocantins (UFT e UFNT), a partir da atuação dos burocratas de médio escalão. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso em duas importantes instituições do Norte do país, região limítrofe com o Centro-Oeste e o Nordeste. A coleta de dados envolveu entrevistas semiestruturadas com gestores de médio escalão, análise documental dos Planos de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) e relatórios de execução. Os dados foram analisados por técnicas de análise de conteúdo. Os achados revelaram múltiplos desafios na implementação da política, incluindo: resistência à mudança, comunicação ineficaz, escassez de recursos financeiros e técnicos, e necessidade de adaptação às realidades locais. A análise identificou quatro dimensões desafiadoras que influenciam a implementação: relações humanas, política, estrutural e sistêmica. Os resultados demonstraram evolução positiva na implementação ao longo do tempo, com aumento nas ações de desenvolvimento e nas taxas de execução, apesar dos desafios iniciais agravados pela pandemia. O estudo evidenciou o papel fundamental dos burocratas de médio escalão na mediação entre diretrizes centrais e execução local, destacando a importância da autonomia institucional e adaptação contextual. As contribuições incluem insights sobre a necessidade de regulamentação clara e flexível, otimização de recursos públicos e promoção de cultura organizacional voltada para capacitação. A pesquisa oferece importantes implicações práticas para gestores e formuladores de políticas públicas no contexto da gestão de pessoas em instituições federais de ensino superior. |
Abstract: | The National Policy for the Development of People (PNDP), reformulated by Decree No. 9,991/2019, represents a significant change in the management of people in the federal public sector, aiming to promote the continuous development of civil servants and aligning human resources with organizational strategies. This thesis analyzes how the PNDP was implemented in the Federal Universities of Tocantins (UFT and UFNT), based on the actions of mid-level bureaucrats. The study adopted a qualitative approach, using the case study method in two important institutions in the North of the country, a region bordering the Midwest and the Northeast. Data collection included semi-structured interviews with middle managers, documentary analysis of People Development Plans (PDP), and implementation reports. Data were analyzed using content analysis techniques. Findings revealed numerous challenges to policy implementation, including resistance to change, ineffective communication, lack of financial and technical resources, and the need to adapt to local realities. The analysis identified four challenging dimensions that influence implementation: human relations, political, structural, and systemic. The results showed a positive evolution in implementation over time, with an increase in development activities and implementation rates, despite the initial challenges exacerbated by the pandemic. The study highlights the key role of mid-level bureaucrats in mediating between central directives and local implementation and underscores the importance of institutional autonomy and contextual adaptation. Contributions include insights into the need for clear and flexible regulation, optimization of public resources, and promotion of a capacity-building organizational culture. The research offers important practical implications for managers and policy makers in the context of human resource management in federal higher education institutions. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Administração (FACE ADM) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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