http://repositorio.unb.br/handle/10482/51997
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
AlbertoDeOliveiraRibeiro_DISSERT.pdf | 517,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Biopolítica em Hardt e Negri como parâmetro interpretativo do Novo Ensino Médio e influências no ensino da Filosofia no Brasil |
Autor : | Ribeiro, Alberto de Oliveira |
Orientador(es):: | Gontijo, Pedro Ergnaldo |
Assunto:: | Filosofia Novo Ensino Médio Reforma educacional Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Biopolítica |
Fecha de publicación : | 20-mar-2025 |
Data de defesa:: | 17-dic-2024 |
Citación : | RIBEIRO, Alberto de Oliveira. Biopolítica em Hardt e Negri como parâmetro interpretativo do Novo Ensino Médio e influências no ensino da Filosofia no Brasil. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumen : | Este trabalho analisou a contrarreforma educacional brasileira promovida pela Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e implementou o Novo Ensino Médio. A pesquisa foi fundamentada no pensamento de Hardt e Negri, especialmente no conceito de Império, que descreve a estrutura de poder global contemporânea, destacando como essa lógica de controle se manifesta em diferentes esferas, incluindo a educação. A contrarreforma impactou a estrutura curricular e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reorganizando os currículos e diluindo os conteúdos de Filosofia e Sociologia em diversas disciplinas, sem garantir um componente curricular próprio, o que, conforme estudos, pode levar à exclusão gradual da Filosofia no Ensino Médio. Os objetivos do estudo foram: analisar os principais aspectos da biopolítica conforme Hardt e Negri, identificar as mudanças no ensino de Filosofia decorrentes da reforma e interpretar essas alterações à luz dos conceitos de biopolítica e Império. A justificativa da pesquisa reside na relevância desses conceitos para compreender as relações de poder na sociedade contemporânea, com foco no campo educacional. A interdisciplinaridade entre biopolítica, filosofia e educação possibilitou uma análise ampla e crítica das dinâmicas de poder que atravessam o processo educativo. A metodologia adotada foi a investigação filosófica, com uma revisão bibliográfica voltada para a análise crítica das políticas educacionais e da BNCC. Essa abordagem revelou as tensões entre controle e liberdade na educação, evidenciando o papel crucial da Filosofia na promoção do pensamento crítico e autônomo. Em síntese, o estudo investigou como o Novo Ensino Médio afeta o ensino de Filosofia no Brasil, relacionando essas transformações à lógica do Império e às estruturas de poder globais, destacando suas implicações no contexto educacional brasileiro. |
Abstract: | This study analyzed the Brazilian educational counter-reform introduced by Law No. 13,415/2017, which amended the National Education Guidelines and Framework Law and implemented the New High School model. The research was grounded in the thought of Hardt and Negri, particularly the concept of Empire, which describes the contemporary global power structure, highlighting how this logic of control manifests across various spheres, including education. The counter-reform impacted the curricular structure and the National Common Curricular Base (BNCC), reorganizing the curriculum and diluting Philosophy and Sociology content across multiple disciplines without ensuring a dedicated curricular component, which, according to studies, may lead to the gradual exclusion of Philosophy from high school education. The study's objectives were to analyze the main aspects of biopolitics according to Hardt and Negri, identify the changes in Philosophy education resulting from the reform, and interpret these changes through the lenses of biopolitics and Empire. The research justification lies in the relevance of these concepts for understanding power relations in contemporary society, with a specific focus on the educational field. The interdisciplinary approach, integrating biopolitics, philosophy, and education, allowed for a broad and critical analysis of the power dynamics shaping the educational process. The methodology employed was philosophical investigation, based on a bibliographic review aimed at critically analyzing educational policies and the BNCC. This approach revealed tensions between control and freedom in education, emphasizing the crucial role of Philosophy in fostering critical and autonomous thinking. In summary, the study investigated how the New High School model affects Philosophy education in Brazil, connecting these transformations to the logic of Empire and global power structures, while highlighting their implications for the Brazilian educational context. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Metafísica |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.