Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Hungaro, Edson Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, Eldernan dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T20:38:16Z | - |
dc.date.available | 2025-03-17T20:38:16Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-18 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Eldernan dos Santos. ONTOGÊNESE HUMANA E A EDUCAÇÃO FÍSICA. 2024. 352 f. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51949 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo principal buscar contribuições nos estudos de György
Lukács para enriquecer o debate sobre educação e formação humana na Educação
Física. A pesquisa analisa os estudos desenvolvidos por Lukács, sobre a ontologia do
ser social, destacando as implicações desses estudos na formação humana.
Utilizando uma abordagem comparativa, o estudo relaciona as categorias do trabalho
e da alienação com o complexo da formação humana, investigando as determinações
ontológicas presentes na condição social capitalista. O método utilizado é o
materialismo histórico e dialético, permitindo uma análise crítica das relações entre
trabalho, alienação e formação humana. A pesquisa busca compreender como essas
categorias influenciam o processo de humanização e identificar suas implicações na
formação dos indivíduos. Por meio de uma revisão da literatura, no campo da
Educação Física, são exploradas as convergências e conflitos acerca da temática da
formação humana. Os resultados e conclusões obtidos destacam a relevância das
categorias lukacsianas do trabalho e da alienação para a compreensão da formação
humana, apontando para a necessidade de uma teoria social crítica a qual promova a
emancipação humana. O estudo estrutura possíveis mediações e contribuições do
pensamento de Lukács para a Educação Física, visando fortalecer uma abordagem
crítica e reflexiva na área. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ontogênese humana e a Educação Física | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lukács, György, 1885-1971 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ontologia do Ser Social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação humana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alienação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to seek contributions from the studies of György Lukács to enrich the
debate on education and human formation in Physical Education. The research
examines Lukács' studies on the ontology of social being, highlighting the implications
of these studies in human formation. Using a comparative approach, the study relates
the categories of labor and alienation to the complex of human formation, investigating
the ontological determinations present in the capitalist social condition. The method
used is historical and dialectical materialism, allowing for a critical analysis of the
relationships between labor, alienation, and human formation. The research seeks to
understand how these categories influence the process of humanization and identify
their implications in individual formation. Through a literature review in the field of
Physical Education, convergences and conflicts regarding the theme of human
formation are explored. The results and conclusions highlight the relevance of Lukács'
categories of labor and alienation for understanding human formation, pointing to the
need for a critical social theory that promotes human emancipation. The study
structures possible mediations and contributions of Lukács' thought to Physical
Education, aiming to strengthen a critical and reflective approach in the field. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|