Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51949
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
EldernanDosSantosDias_TESE.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHungaro, Edson Marcelopt_BR
dc.contributor.authorDias, Eldernan dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-03-17T20:38:16Z-
dc.date.available2025-03-17T20:38:16Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.date.submitted2024-12-18-
dc.identifier.citationDIAS, Eldernan dos Santos. ONTOGÊNESE HUMANA E A EDUCAÇÃO FÍSICA. 2024. 352 f. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51949-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal buscar contribuições nos estudos de György Lukács para enriquecer o debate sobre educação e formação humana na Educação Física. A pesquisa analisa os estudos desenvolvidos por Lukács, sobre a ontologia do ser social, destacando as implicações desses estudos na formação humana. Utilizando uma abordagem comparativa, o estudo relaciona as categorias do trabalho e da alienação com o complexo da formação humana, investigando as determinações ontológicas presentes na condição social capitalista. O método utilizado é o materialismo histórico e dialético, permitindo uma análise crítica das relações entre trabalho, alienação e formação humana. A pesquisa busca compreender como essas categorias influenciam o processo de humanização e identificar suas implicações na formação dos indivíduos. Por meio de uma revisão da literatura, no campo da Educação Física, são exploradas as convergências e conflitos acerca da temática da formação humana. Os resultados e conclusões obtidos destacam a relevância das categorias lukacsianas do trabalho e da alienação para a compreensão da formação humana, apontando para a necessidade de uma teoria social crítica a qual promova a emancipação humana. O estudo estrutura possíveis mediações e contribuições do pensamento de Lukács para a Educação Física, visando fortalecer uma abordagem crítica e reflexiva na área.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOntogênese humana e a Educação Físicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordLukács, György, 1885-1971pt_BR
dc.subject.keywordOntologia do Ser Socialpt_BR
dc.subject.keywordFormação humanapt_BR
dc.subject.keywordTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordAlienaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to seek contributions from the studies of György Lukács to enrich the debate on education and human formation in Physical Education. The research examines Lukács' studies on the ontology of social being, highlighting the implications of these studies in human formation. Using a comparative approach, the study relates the categories of labor and alienation to the complex of human formation, investigating the ontological determinations present in the capitalist social condition. The method used is historical and dialectical materialism, allowing for a critical analysis of the relationships between labor, alienation, and human formation. The research seeks to understand how these categories influence the process of humanization and identify their implications in individual formation. Through a literature review in the field of Physical Education, convergences and conflicts regarding the theme of human formation are explored. The results and conclusions highlight the relevance of Lukács' categories of labor and alienation for understanding human formation, pointing to the need for a critical social theory that promotes human emancipation. The study structures possible mediations and contributions of Lukács' thought to Physical Education, aiming to strengthen a critical and reflective approach in the field.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/51949/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.