Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Pinto, André Murilo de Almeida | pt_BR |
dc.contributor.author | Aguilar, Raúl Fernando Sánchez | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-13T18:48:54Z | - |
dc.date.available | 2025-03-13T18:48:54Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-30 | - |
dc.identifier.citation | AGUILAR, Raúl Fernando Sánchez. Desenvolvimento de uma Plataforma Hardware-in-the-Loop (HIL) para Gerenciamento da malha de controle da mistura ar combustível (AFR) em Motores de Combustão Interna. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51861 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi financiada pelo programa Rota 2030, uma iniciativa do governo federal
descrita na Lei N° 13.755/2018. O principal objetivo deste programa é desenvolver uma
política industrial de longo prazo para o setor automotivo e de autopeças, estimulando o
investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor. Por meio de diferentes
projetos, o programa promove a pesquisa, sendo este caso específico financiado pelo projeto.
Estratificação de carga de etanol em motores de ignição por faísca de injeção direta (TSI). A
integração de tecnologias nas simulações de motores a combustão tem despertado o interesse
tanto de profissionais da indústria automotiva quanto de entidades governamentais, devido à
sua capacidade de reduzir a emissão de material particulado derivado da combustão, otimizar
a potência entregue e melhorar o conforto na operação dos motores. O uso de plataformas de
simulação em tempo real melhora a segurança na implementação e no refinamento de novas
estratégias de controle, especialmente na malha da relação ar-combustível, que é crucial
para controlar as emissões. As estratégias de controle devem garantir um funcionamento
ótimo do motor, mantendo a operação e o seguimento das referências impostas para seu
correto funcionamento, especialmente a do fator lambda, assegurando um desempenho
tanto em estado transitório quanto estável. É fundamental identificar um modelo com um
alto grau de correlação com o sistema real para implementar estratégias de controle adequadas, permitindo avaliar a robustez do modelo e do controlador em condições extremas e
repetitivas, o que é impraticável no mundo real. Esta pesquisa desenvolveu e implementou
uma plataforma Hardware-in-the-Loop (HIL), a qual permite validar os modelos em cenários
virtuais mais próximos da realidade. Além disso, identificou-se um modelo não linear NARMAX para a válvula borboleta por meio da metodologia de caixa preta, além de ajustar um
modelo para a relação ar-combustível (AFR) em um motor de combustão interna utilizando
a metodologia de caixa branca. Esses modelos foram avaliados e validados em simulação em
malha aberta e fechada por meio de Model-in-the-Loop (MIL), Software-in-the-Loop (SIL)
e Hardware-in-the-Loop (HIL), juntamente com um controlador PID e um compensador
de tempo morto Smith para a gestão da AFR. Os resultados mostraram uma boa correlação
nos três cenários avaliados para a válvula borboleta, e a relação AFR foi validada em MIL
por meio de um controlador de ganho programado, emulando o comportamento das ECUs
comerciais e otimizando o desempenho para diferentes cenários dinâmicos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de uma plataforma Hardware-in-the-Loop (HIL) para gerenciamento da malha de controle da mistura ar combustível (AFR) em motores de combustão interna | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hardware-in-the-loop (HIL) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores de combustão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relação ar-combustível | pt_BR |
dc.subject.keyword | Válvula borboleta | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Teixeira, Evandro Leonardo Silva | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research was funded by the Rota 2030 program, a federal government initiative described in Law No. 13.755/2018. The main objective of this program is to develop a long-term
industrial policy for the automotive and auto parts sector, stimulating investment and
strengthening Brazilian companies in the sector. Through different projects, the program
promotes research, and this specific case is funded by the project. Ethanol load stratification in direct injection spark ignition engines (TSI). The integration of technologies into
combustion engine simulation has captured the interest of both automotive industry professionals and government authorities due to its ability to reduce particulate emissions from
combustion, optimize power delivery, and improve engine performance. The use of real-time
simulation platforms improves confidence in the implementation and refinement of new
control strategies, especially in the air-fuel ratio loop, which is crucial for emission control.
The control strategies must ensure optimal engine operation, maintaining operation and
respecting the references imposed for correct operation, especially that of the lambda factor,
ensuring both transient and stable performance. It is essential to identify a model with a
high degree of correlation with the real system in order to implement appropriate control
strategies, allowing the robustness of the model and the controller to be evaluated under
extreme and repetitive conditions, which is impractical in the real world. In this research, a
hardware-in-the-loop (HIL) platform was developed and implemented to validate the models
in virtual scenarios that are closer to reality. In addition, a nonlinear NARMAX model for
the throttle valve was identified using black-box methodology and a model for the air-fuel
ratio (AFR) in an internal combustion engine was adapted using white-box methodology.
These models were evaluated and validated in open-loop and closed-loop simulation using
Model-in-the-Loop (MIL), Software-in-the-Loop (SIL), and Hardware-in-the-Loop (HIL),
along with a PID controller and a Smith dead-time compensator for AFR management. The
results showed a good correlation in the three scenarios evaluated for the throttle valve, and
the AFR relationship was validated in MIL using a programmed gain controller, emulating the behavior of commercial ECUs and optimizing performance for different dynamic
scenarios. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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