Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Jorge Luiz de Almeida | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, Jéssica Nayara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-13T17:03:58Z | - |
dc.date.available | 2025-03-13T17:03:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-17 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Jéssica Nayara. ALGORITMO DE MENOR CUSTO COMPUTACIONAL PARA A BUSCA DO PLANO CRÍTICO USANDO MÉTODOS DE MÁXIMA VARIÂNCIA. 2024. 162 f. Tese (Doutorado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51842 | - |
dc.description.abstract | Dados os estados complexos de tensões e deformações a quais muitos materiais, sujeitos
a carregamentos multiaxiais, ficam expostos, o desenvolvimento de modelos de previsão
de vida em fadiga eficientes, tanto em termos de precisão quanto em relação ao seu custo
computacional, se torna indispensável. Partindo do exposto, esta tese propõe e valida o
Método Rápido de Máxima Variância (FMVM), uma abordagem otimizada para a
previsão de vida em fadiga multiaxial em materiais submetidos a carregamentos de
amplitude variável e constante. O FMVM, derivado do Método da Máxima Variância,
utiliza autovalores e autovetores da matriz de covariância das tensões cisalhantes para
identificar planos críticos, buscando uma maior eficiência computacional sem prejuízo à
precisão. Neste trabalho, inicialmente o método foi desenvolvido e avaliado em condições
de carregamento aleatório de amplitude variável. Em seguida, o FMVM foi adaptado para
cenários de amplitude constante. A validação teórico-experimental utilizou dados da
literatura, abrangendo diferentes condições de carregamento, como flexão, torção e
combinações não proporcionais. O desempenho do FMVM foi comparado a métodos já
conhecidos, incluindo o método direto e o método do gradiente, visando uma melhor
avaliação do seu desempenho. Além disso, foi analisada a influência da discretização dos
ângulos de Euler no tempo de processamento e na precisão das previsões. Os resultados
obtidos demonstraram que, em condições de carregamento aleatório de amplitude
variável, o FMVM reduziu o tempo de processamento em até 70%, enquanto manteve
precisão equivalente ou superior na identificação de planos críticos. Para cenários de
amplitude constante, o FMVM destacou-se pela robustez e consistência nas previsões de
vida em fadiga, com índices de erro inferiores aos observados em outros modelos. Em
relação a influência da discretização dos ângulos de Euler, foi possível observar que o
método se mostrou eficiente em otimizar o uso de recursos computacionais e manter a
precisão das estimativas obtidas. O método também apresentou menor sensibilidade a
variações de parâmetros como fase, tensão média e sincronismo, em comparação com
abordagens clássicas. Os resultados obtidos destacam o potencial do FMVM para
aplicações industriais que demandam previsões precisas e rápidas em análises de fadiga
multiaxial. Dessa forma, foi possível concluir que o FMVM é um método que contribui
para o avanço das técnicas de previsão de vida em fadiga, se mostrando como uma
ferramenta confiável, com considerável precisão nas previsões de vida obtidas, e de baixo
custo computacional. Sua flexibilidade e desempenho destacam seu potencial para
integração em sistemas computacionais de projeto estrutural, além de estabelecer uma
base sólida para futuros aprimoramentos em cenários de maior complexidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Algoritmo de menor custo computacional para a busca do plano crítico usando métodos de máxima variância | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fadiga multiaxial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Máxima variância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Carregamento aleatório | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amplitude constante | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano crítico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fadiga (Mecânica) - previsão de vida | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Given the complex states of stress and strain to which many materials are subjected under
multiaxial loading, the development of efficient fatigue life prediction models—both in
terms of accuracy and computational cost—becomes indispensable. In this context, this
thesis proposes and validates the Fast Maximum Variance Method (FMVM), an
optimized approach for multiaxial fatigue life prediction in materials subjected to variable
and constant amplitude loadings. The FMVM, derived from the Maximum Variance
Method, utilizes eigenvalues and eigenvectors of the shear stress covariance matrix to
identify critical planes, aiming to achieve higher computational efficiency without
compromising accuracy. Initially, the method was developed and evaluated under
variable amplitude random loading conditions. Subsequently, the FMVM was adapted for
constant amplitude scenarios. The theoretical-experimental validation employed data
from the literature, encompassing different loading conditions, such as bending, torsion,
and non-proportional combinations. The performance of the FMVM was compared to
established methods, including the direct method and the gradient method, to better
evaluate its efficiency. Additionally, the influence of Euler angle discretization on
processing time and prediction accuracy was analyzed. The results demonstrated that
under variable amplitude random loading, the FMVM reduced processing time by up to
70% while maintaining equivalent or superior accuracy in identifying critical planes. For
constant amplitude scenarios, the FMVM stood out for its robustness and consistency in
fatigue life predictions, with error rates lower than those observed in other models.
Regarding the influence of Euler angle discretization, the method proved efficient in
optimizing computational resources while maintaining prediction accuracy. The FMVM
also exhibited reduced sensitivity to parameter variations such as phase, mean stress, and
synchronization compared to classical approaches. The obtained results highlight the
FMVM's potential for industrial applications that demand precise and rapid predictions
in multiaxial fatigue analyses. Thus, it can be concluded that the FMVM contributes to
the advancement of fatigue life prediction techniques, proving to be a reliable tool with
considerable prediction accuracy and low computational cost. Its flexibility and
performance underscore its potential for integration into computational structural design
systems, while also providing a solid foundation for future improvements in more
complex scenarios. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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