Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Freitas, Christiana Soares de | pt_BR |
dc.contributor.author | Bonifácio, Ivan Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-06T16:59:10Z | - |
dc.date.available | 2025-03-06T16:59:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-05 | - |
dc.identifier.citation | BONIFACIO, Ivan Gomes. Laboratórios de Inovação no Poder Judiciário Brasileiro: Resultados e Perspectivas. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51793 | - |
dc.description.abstract | De acordo com o relatório Justiça em Números de 2024, elaborado pelo Conselho Nacional
de Justiça (CNJ), o Judiciário encerrou o ano de 2023 com mais de 80 milhões de processos
em andamento (CNJ, 2024, p. 133). O relatório também revela que, em média, um processo
judicial pode levar até 9 anos para ser resolvido, caso percorra todas as instâncias e fases
processuais. Considerando o período de janeiro de 2020 a março de 2024, percebe-se um
aumento do acervo de processos na ordem de 3,7%. Diante desse cenário, é evidente a
tendência de manutenção do congestionamento judicial e seus efeitos deletérios na economia,
na sociedade e nas políticas públicas, caso não sejam tomadas medidas adicionais além do
tratamento convencional das demandas judiciais. É nesse compasso, seguindo o preconizado
pela Administração Pública mundial, que o órgão de governança superior do Judiciário, o
Conselho Nacional de Justiça, editou a Resolução CNJ n. 395 de 7 de junho de 2021, para
criar sua política de gestão da inovação, o que impulsionou a instalação de mais de uma
centena dos assim chamados Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário - LIJs. Nesse
contexto, foi realizada pesquisa quantitativa com objetivo de apresentar como estão
estruturados e os resultados gerados. A pesquisa abarcou 22 Estados da Federação e 44 órgãos,
alcançando os 5 segmentos da Justiça, com a participação de 84 pessoas, entre técnicos,
gestores e magistrados. Ficou evidenciado que ao se buscar enfrentar problema de elevada
complexidade, qual seja, equacionar demanda judicial e produtividade judicante, tem-se
buscado desenvolver novo patamar de governança judicial, a partir da cultura da inovação.
Entretanto, é perceptível que ainda há longo caminho a percorrer, isso porque, apesar do
grande número de LIJs aplicando abordagens colaborativas e tecnologias de ponta, contando
com apoio de entidades externas para produzir, diariamente, serviços e produtos novos ou
melhorados, é baixo o envolvimento das principais lideranças nesse processo, os órgãos
contam com diminuta equipe de trabalho dedicada exclusivamente à inovação, reduzido
investimento financeiro, precária formação técnica nesse tema, incipientes mecanismos de
comunicação, pouca utilização de dados como fonte para criação de inovações, quase
nenhuma participação de usuários externos (sistema fechado) e baixo grau de avaliação dos
resultados dos produtos gerados. Por outro lado, é animador o fato de haver grande interesse
das escolas judiciais em incrementar, com o tema da Inovação, a formação do magistrado,
principal gestor desse processo, o que pode se tornar a melhor estratégia para consolidar os
princípios e objetivos da Política de Gestão da Inovação do Poder Judiciário, em vigor. Para
aproximar os órgãos da Justiça a patamar equivalente ao do estado da arte no tema da
inovação, sugere-se como produto técnico-tecnológico, resultado deste estudo, alterações
normativas, de abrangência nacional (Resolução do Conselho Nacional de Justiça e da Escola
Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrado) e local (Superior Tribunal de
Justiça), que devem incrementar a governança judicial, reduzir as barreiras à inovação e
colaborar para que se consolide a cultura de modernização e aperfeiçoamento contínuo desse
segmento do setor público. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Laboratórios de Inovação no Poder Judiciário Brasileiro: Resultados e Perspectivas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação em serviços públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Laboratório de inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poder Judiciário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Magistrados | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | According to the 2024 "Justice in Numbers" report published by the National Council of
Justice (CNJ), the Brazilian judiciary ended 2023 with over 80 million ongoing cases (CNJ,
2024, p. 133). The report also reveals that, on average, a judicial case can take up to 9 years
to be resolved if it goes through all instances and procedural stages. Between January 2020
and March 2024, there was a 3.7% increase in the backlog of cases. This scenario clearly
indicates a persistent trend of judicial congestion and its detrimental effects on the economy,
society, and public policies, unless additional measures are implemented beyond the
conventional handling of judicial demands. In response to this challenge, following global
public administration practices, the CNJ, as the superior governance body of the Judiciary,
issued CNJ Resolution No. 395 on June 7, 2021, to establish its innovation management
policy, which led to the creation of over one hundred Judiciary Innovation Labs (LIJs). In this
context, a quantitative research study was conducted to present how these labs are structured
and the results they have generated. The study encompassed 22 states in Brazil and 44
institutions, covering the five branches of justice, with the participation of 84 individuals,
including technical staff, managers, and judges. The research demonstrated that, in tackling
the highly complex problem of balancing judicial demand and productivity, there has been an
effort to develop a new level of judicial governance based on a culture of innovation.
However, it is evident that there is still a long way to go. Despite the large number of LIJs
applying collaborative approaches and cutting-edge technologies, often with the support of
external entities to produce new or improved services and products daily, there is low
involvement of key leadership in this process. The institutions have limited dedicated
innovation teams, insufficient financial investment, inadequate technical training on this
subject, nascent communication mechanisms, minimal use of data as a source for creating
innovations, almost no involvement of external users (a closed system), and a low degree of
product result evaluation. On the other hand, it is encouraging that judicial schools have shown
great interest in enhancing the training of judges, who are the main managers of this process,
with a focus on Innovation. This could become the best strategy to consolidate the principles
and objectives of the Judiciary's Innovation Management Policy. To bring the Judiciary
institutions closer to the state-of-the-art in innovation, this study suggests technical and
technological products, such as national (CNJ and of the National School for the Training and
Improvement of Magistrates) and local (Superior Court of Justice) regulatory changes, which
should enhance judicial governance, reduce barriers to innovation, and help consolidate a
culture of modernization and continuous improvement in this public sector segment. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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