Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bastos, Cristina Schetino | pt_BR |
dc.contributor.author | Balduino, Guilherme Facundes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-27T19:47:58Z | - |
dc.date.available | 2025-02-27T19:47:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-29 | - |
dc.identifier.citation | BALDUINO, Guilherme Facundes. ARTROPODOFAUNA E FLORA INFESTANTE PREVALENTE NO AEROPORTO DE BRASÍLIA VISANDO O MANEJO DE RISCO À AVIAÇÃO . 2024. 76 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51780 | - |
dc.description.abstract | Os gramados que circundam pistas de pouso e decolagem em aeroportos oferecem alimento
que atraem e mantém fauna que representam risco de colisão com aeronaves. O presente
trabalho determinou a comunidade de artrópodes e plantas infestantes em gramados próximos
as pistas do aeroporto internacional de Brasília e avaliou a abundância das principais aves de
risco. A partir dos dados de amostragem foram realizadas análises da relação composicional e
espacial desses organismos com o quero-quero, Vanellus chilensis, a principal ave de risco para
aviação. Foram realizadas amostragens em dois períodos distintos: seco (Julho a Outubro) e
chuvoso (Fevereiro a Maio) em, nos gramados que circundam as pistas de pouso e decolagem
do aeroporto. Para tal, foram dispostos 201 pontos fixos georreferenciados nas duas pistas para
amostragem de plantas infestantes e para a instalação de armadilhas do tipo pit fall. Além disso,
foram usados dados de observação de aves de risco de aviação disponibilizados pela equipe de
gestão ambiental do aeroporto. Os dados foram empregados em análises de frequência,
abundância, riqueza e diversidade das plantas e artrópodes para descrição da diversidade
presente na área, bem como foram produzidas curvas de rarefação em função do número de
coletas e de indivíduos coletados para identificação das diferenças entre pistas e períodos. Para
avaliação do comportamento espacial foram modelados semivariogramas para o quero-quero e
para as plantas e artrópodes mais frequentes em cada período e, a partir desses modelos, foram
produzidos mapas de distribuição para visualizar a distribuição dos organismos nas áreas em
estudo. Os mapas gerados foram utilizados como base para análise visual da sobreposição de
agregação entre as espécies estudadas para cada período de coleta e pista, que pudessem ser
indicativos de relações tróficas. Percebeu-se marcante aumento da abundância, riqueza e
diversidade de plantas e artrópodes no período chuvoso, porém sem que houvesse diferença
entre as pistas. A população do quero-quero manteve-se estável ao longo do ano, demonstrando
maior preferência pela pista com maiores áreas de gramado. Insetos da família Formicidae e
das ordens Coleoptera e Hemiptera foram os predominantes na área de estudo e plantas
infestantes das espécies Sida rhombifolia, Eragrostis pilosa e Chamaechrista rotundifolia
foram as mais predominantes. A modelagem da distribuição espacial revelou dependência
espacial para a maioria dos organismos, período de estudo e pistas e a avaliação visual dos
mapas de distribuição em relação à agregação revelou zonas de convergência na agregação dos
três organismos (plantas, insetos e aves). Desta forma, a fim de reduzir a incidência das aves a
abordagem aplicada ao aeroporto deve enfocar o manejo global das três espécies, enfatizando
a adoção de medidas de controle que contribuam para a redução da densidade global de insetos
e plantas infetantes. Essas medidas devem priorizar o período e locais de maior ocorrência dos
organismos e enfocar a adoção de métodos biológicos e culturais tendo em vista o contexto
urbano da área de interesse. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Artropodofauna e flora infestante prevalente no Aeroporto de Brasília visando o manejo de risco à aviação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Quero-quero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plantas invasoras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inseto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pragas - manejo ecológico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Araújo, Tamíris Alves de | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The grasslands surrounding runways at airports provide food that attracts and sustains wildlife,
increasing the risks of collisions with aircrafts. This study aimed to identify the community of
arthropods and weed plants in grasslands near the runways of Brasília International Airport and
assess the abundance of key bird species of risk to aviation. Based on sampling data, analyses
were conducted on the compositional and spatial relationships between these organisms and the
southern lapwing (Vanellus chilensis), the main bird species of risk to aviation. Sampling was
carried out during two distinct periods: the dry period (July to October) and the rainy period
(February to May) on the grasslands surrounding the airport's runways. For this purpose, 201
fixed georeferenced points were established along both runways for weed sampling, and insects
were sampled through pitfall traps. Additionally, some airport crew members observed birds of
risk for aviation. Information on the frequency, abundance, richness, and diversity of plants and
arthropods was produced to describe the diversity present in the area. Rarefaction curves were
generated based on the number of samples and individuals collected to identify differences
between the runways and periods. Semivariograms were modeled for the southern lapwing and
the most frequent plants and arthropods in each period for spatial behavior evaluation. From
these models, distribution maps were produced to visualize the organisms' spatial distribution
in the study areas. These maps were used to visually analyze the overlap in aggregation patterns
among the studied species for each collection period and runway, potentially indicating trophic
relationships. A significant increase in plant and arthropod abundance, richness, and diversity
was observed during the rainy season, although no differences were noticed between the
runways. The population of southern lapwings remained stable throughout the year, showing a
preference for the runway with larger grassland areas. Insects from the family Formicidae and
the orders Coleoptera and Hemiptera were predominant in the study area, while Sida
rhombifolia, Eragrostis pilosa, and Chamaechrista rotundifolia were the most prevalent weed
species. Spatial distribution modeling revealed spatial dependence for most organisms, study
periods, and runways. Visual assessment of the distribution maps in relation to aggregation
highlighted zones of convergence in the aggregation of the three organisms (plants, insects, and
birds). Thus, to reduce bird presence, the approach applied at the airport should focus on Areawide integrated management of these three groups, emphasizing control measures that reduce
the overall density of insects and weed plants. These measures should focus on the periods and
locations with higher organism occurrence and on adopting biological and cultural control
methods, considering the urban context of the area of interest. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Agronomia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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