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dc.contributor.advisorVictorino, Marcio de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorGaspareto, Jéssica Bilacpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-26T18:08:09Z-
dc.date.available2025-02-26T18:08:09Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.date.submitted2024-09-20-
dc.identifier.citationGASPARETO, Jéssica Bilac. O uso de técnicas de ciência de dados para analisar a comunicação e colaboração científica dos professores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das universidades federais brasileiras. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51760-
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal propósito analisar a dinâmica da comunicação e colaboração científica entre os professores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação das Universidades Federais Brasileiras, buscando integrar os dados abertos disponibilizados pelo portal da CAPES. A pesquisa adota uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, fazendo uso de técnicas estatísticas, bem como de métricas de bibliometria e cientometria, para mensurar os fenômenos de colaboração e comunicação científica entre os professores desses programas, e também utiliza da dinâmica qualitativa para conceituação e entendimento das aplicações das leis da bibliometria. A amostra escolhida para o trabalho foi formada pelos professores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação das Universidades Federais Brasileiras. Para atingir esse objetivo, é essencial avaliar o intercâmbio de conhecimento, as parcerias acadêmicas e as redes de colaboração estabelecidas. Os dados coletados são devidamente armazenados em um banco de dados relacional, criado por meio da linguagem SQL, permitindo a organização, manipulação e limpeza eficazes das informações para análise. Além disso, são utilizados gráficos e outras representações visuais para facilitar a compreensão dos padrões e tendências na produção e colaboração científica por meio dos softwares Neo4j e PowerBi. Através da manipulação dos dados e da utilização de estatísticas descritivas, foram identificados padrões de colaboração e comunicação científica na área de Ciência da Informação. Métricas de bibliometria e cientometria foram empregadas para avaliar impacto e produtividade, revelando que programas de pós-graduação com melhores conceitos CAPES tendem a ter maior produção e colaboração científica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso de técnicas de ciência de dados para analisar a comunicação e colaboração científica dos professores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das universidades federais brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação científicapt_BR
dc.subject.keywordCiência de dadospt_BR
dc.subject.keywordColaboração científicapt_BR
dc.subject.keywordOrganização da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordDados abertospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to analyze the dynamics of communication and scientific collaboration among faculty members of graduate programs in Information Science at Brazilian Federal Universities, by integrating open data available from the CAPES portal. The research employs both quantitative and qualitative methodological approaches, utilizing statistical techniques as well as bibliometric and scientometric metrics to measure collaboration and scientific communication among faculty members of these programs. It also uses qualitative dynamics for the conceptualization and understanding of bibliometric laws. The sample for this study was limited to faculty members of graduate programs in Information Science at Brazilian Federal Universities. To achieve this goal, it is essential to assess knowledge exchange, academic partnerships, and established collaboration networks. The collected data is stored in a relational database created using SQL, enabling effective organization, manipulation, and cleaning of the information for analysis. Additionally, graphs and other visual representations are used to facilitate the understanding of patterns and trends in scientific production and collaboration through Neo4j and PowerBI software. Through data manipulation and descriptive statistics, patterns of collaboration and scientific communication in the field of Information Science were identified. Bibliometric and scientometric metrics were used to evaluate impact and productivity, revealing that graduate programs with better CAPES ratings tend to have higher scientific production and collaboration.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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