Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Victorino, Marcio de Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.author | Gaspareto, Jéssica Bilac | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T18:08:09Z | - |
dc.date.available | 2025-02-26T18:08:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.citation | GASPARETO, Jéssica Bilac. O uso de técnicas de ciência de dados para analisar a comunicação e colaboração científica dos professores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das universidades federais brasileiras. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51760 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como principal propósito analisar a dinâmica da comunicação e
colaboração científica entre os professores dos programas de pós-graduação em
Ciência da Informação das Universidades Federais Brasileiras, buscando integrar os
dados abertos disponibilizados pelo portal da CAPES. A pesquisa adota uma
abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, fazendo uso de técnicas
estatísticas, bem como de métricas de bibliometria e cientometria, para mensurar os
fenômenos de colaboração e comunicação científica entre os professores desses
programas, e também utiliza da dinâmica qualitativa para conceituação e
entendimento das aplicações das leis da bibliometria. A amostra escolhida para o
trabalho foi formada pelos professores dos programas de pós-graduação em Ciência
da Informação das Universidades Federais Brasileiras. Para atingir esse objetivo, é
essencial avaliar o intercâmbio de conhecimento, as parcerias acadêmicas e as redes
de colaboração estabelecidas. Os dados coletados são devidamente armazenados
em um banco de dados relacional, criado por meio da linguagem SQL, permitindo a
organização, manipulação e limpeza eficazes das informações para análise. Além
disso, são utilizados gráficos e outras representações visuais para facilitar a
compreensão dos padrões e tendências na produção e colaboração científica por
meio dos softwares Neo4j e PowerBi. Através da manipulação dos dados e da
utilização de estatísticas descritivas, foram identificados padrões de colaboração e
comunicação científica na área de Ciência da Informação. Métricas de bibliometria e
cientometria foram empregadas para avaliar impacto e produtividade, revelando que
programas de pós-graduação com melhores conceitos CAPES tendem a ter maior
produção e colaboração científica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso de técnicas de ciência de dados para analisar a comunicação e colaboração científica dos professores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das universidades federais brasileiras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência de dados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colaboração científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organização da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dados abertos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to analyze the dynamics of communication and scientific collaboration
among faculty members of graduate programs in Information Science at Brazilian
Federal Universities, by integrating open data available from the CAPES portal. The
research employs both quantitative and qualitative methodological approaches,
utilizing statistical techniques as well as bibliometric and scientometric metrics to
measure collaboration and scientific communication among faculty members of these
programs. It also uses qualitative dynamics for the conceptualization and
understanding of bibliometric laws. The sample for this study was limited to faculty
members of graduate programs in Information Science at Brazilian Federal
Universities. To achieve this goal, it is essential to assess knowledge exchange,
academic partnerships, and established collaboration networks. The collected data is
stored in a relational database created using SQL, enabling effective organization,
manipulation, and cleaning of the information for analysis. Additionally, graphs and
other visual representations are used to facilitate the understanding of patterns and
trends in scientific production and collaboration through Neo4j and PowerBI software.
Through data manipulation and descriptive statistics, patterns of collaboration and
scientific communication in the field of Information Science were identified. Bibliometric
and scientometric metrics were used to evaluate impact and productivity, revealing that
graduate programs with better CAPES ratings tend to have higher scientific production
and collaboration. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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