Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rufinoni, Priscila Rossinetti | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, Alex Chrystian Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T18:37:27Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T18:37:27Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-29 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Alex Chrystian Ferreira. O mundo enquanto museu: a atitude profanatória de oiticica enquanto expressão de sua produção artística. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51667 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo explora a trajetória de Hélio Oiticica, destacando a marginalidade como
um conceito central para compreender sua obra e pensamento. Ao longo do texto,
investiga-se como o artista rompeu com as normas tradicionais da arte, aproximando-se
de comunidades socialmente marginais e transformando experiências de vida em práticas
artísticas que desafiam os limites institucionais. São analisadas as influências filosóficas
em seu trabalho, especialmente as ideias de Nietzsche, que moldaram sua visão
subversiva e criativa, bem como sua abordagem sobre o mito, ressignificado como
elemento simbólico e concreto em sua produção. Além disso, o conceito de "Crelazer" é
explorado como uma proposta de vivência artística que une lazer, criação e cotidiano,
rompendo com as convenções do campo artístico. Discute-se como a obra artística e
textual de Oiticica critica o espaço museológico tradicional, propondo sua marginalização
e ressignificação como uma experiência cotidiana em que arte e vida se fundem em
oposição à ideia hegemônica de museu. Busca-se avaliar que o trabalho de Hélio Oiticica
ultrapassa a criação estética convencional, oferecendo um novo paradigma que integra
arte, vida e marginalidade como formas de resistência e transformação cultural. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O mundo enquanto museu: a atitude profanatória de oiticica enquanto expressão de sua produção artística | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oiticica, Hélio, 1937-1980 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modernidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profanação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to explore the trajectory of Hélio Oiticica, highlighting marginality as a
central concept to understand his work and thoughts. Throughout the text, the work
investigates how the artist broke with traditional art norms, approaching socially marginal
communities and transforming life experiences into artistic practices that challenge
institutional limits. The philosophical influences on his work are analyzed, especially
Nietzsche's ideas, which shaped his subversive and creative vision, as well as his approach
to myth, redefined as a symbolic and concrete element in his production. Furthermore, the
concept of "Crelazer" is explored as a proposal for an artistic experience that combines
leisure, creation and everyday life, breaking with the conventions of the artistic field. It is
argued how Oiticica's artistic and textual work criticizes the traditional museum space,
proposing its marginalization and resignification as an everyday experience where art and
life merge, as opposed to the idea of museum hegemony. The aim is to assess that Hélio
Oiticica's work goes beyond conventional aesthetic creation, offering a new paradigm that
integrates art, life and marginality as forms of resistance and cultural transformation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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