Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51252
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ClarissaLeaoBonatti_TESE.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aprendizagem em equipes de trabalho e a formação do Sistema de Memória Transacional
Autor(es): Bonatti, Clarissa Leão
Orientador(es): Puente-Palacios, Katia Elizabeth
Assunto: Aprendizagem
Gestão do conhecimento
Equipes de trabalho
Sistema de Memória Transacional (SMT)
Data de publicação: 27-Dez-2024
Referência: BONATTI, Clarissa Leão. Aprendizagem em equipes de trabalho e a formação do Sistema de Memória Transacional. 2024. 182 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Tendo em vista a valorização do conhecimento como ativo organizacional, há crescente interesse de acadêmicos e práticos por operacionalizar os processos das empresas que se relacionam com os conhecimentos. Nesse sentido, o Sistema de Memória Transacional (SMT), que tem o foco em utilizar e integrar as especialidades distribuídas na equipe, é um conceito especialmente apropriado para a compreensão de como se pode otimizar o valor do conhecimento individual dentro de uma equipe. Assim, torna-se importante conhecer seus preditores. O esforço intencional da organização em alavancar o conhecimento por meio da adoção de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) e um clima propício a aprendizagem são duas variáveis de contexto que, na teoria, contribuem para a promoção de comportamentos de aprendizagem de equipes que, por sua vez, ao trabalhar com a construção coletiva do conhecimento, podem influenciar na formação de cognições compartilhadas como o Sistema de Memória Transacional. O objetivo da presente tese de doutorado foi identificar preditores do Sistema de Memória Transacional relacionados à Gestão do Conhecimento e aprendizagem de equipes, considerando a natureza do trabalho com relação a sua complexidade e necessidade de conhecimentos. Para isso, a partir da delimitação dos construtos a serem estudados, e, após a construção de instrumentos necessários, foi realizado estudo com empregados de uma empresa pública por meio de questionários eletrônicos. Para a análise dos dados, foram utilizadas regressões, após processo de emersão dos dados das respostas individuais. Como principais resultados, observouse que os comportamentos de aprendizagem de equipes, o clima para aprendizagem (principalmente facilitação e valorização), e práticas de Gestão do Conhecimento relativas à Transferência, Criação e Aplicação constituem os principais preditores do SMT. A tese apresenta como contribuição, além da identificação desses preditores, a discussão sobre conceitos relacionados à aprendizagem de equipes e ao conhecimento coletivo, bem como o desenvolvimento de medidas com boas evidências de validade.
Abstract: Given the increasing recognition of knowledge as an organizational asset, there is growing interest among academics and practitioners in operationalizing the processes related to knowledge within companies. In this context, the Transactive Memory System (TMS), which focuses on utilizing and integrating the distributed expertise within a team, is a particularly appropriate concept for understanding how the value of individual knowledge within a team can be optimized. Therefore, it becomes important to identify its predictors. The intentional effort of an organization to leverage knowledge through the adoption of Knowledge Management (KM) practices and a conducive learning climate are two contextual variables that theoretically contribute to promoting team learning behaviors, which, in turn, by working with the collective construction of knowledge, can influence the formation of shared cognitions, such as the Transactive Memory System. The objective of this doctoral thesis was to identify predictors of the Transactive Memory System related to Knowledge Management and team learning, considering the nature of work in relation to its complexity and knowledge requirements. For this, after defining the constructs to be studied and constructing the necessary instruments, a study was conducted with employees of a public company through electronic questionnaires. For data analysis, regressions were used after the process of aggregating data from individual responses. The main results showed that team learning behaviors, the learning climate (especially facilitation and appreciation), and Knowledge Management practices related to Transfer, Creation, and Application are the main predictors of TMS. In addition to identifying these predictors, the thesis contributes by discussing concepts related to team learning and collective knowledge, as well as developing measures with strong validity evidence.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.