Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Castro, Vera Marisa Pugliese de | - |
dc.contributor.author | Zortéa, Adriel Dalmolin | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T21:45:22Z | - |
dc.date.available | 2024-07-09T21:45:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-13 | - |
dc.identifier.citation | ZORTÉA, Adriel Dalmolin. Questões warburguianas colocadas à plástica de Adriana Varejão. 2023. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/48664 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Departamento de Botânica, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente Dissertação de Mestrado objetiva interrogar a plástica de Adriana
Varejão (1964) a partir de questões teóricas abertas pela noção de Pathosformel,
cunhada pelo teórico e historiador da arte judeu-alemão Aby Warburg (1866-1929),
e, também, em seus desdobramentos pensados pelo filósofo e historiador da arte
francês Georges Didi-Huberman (1953). Debruça-se sobre a extensa produção da
artista e, ao ponderar acerca de presumíveis lacunas, bem como questionar
elementos estruturantes de obra e fortuna crítica, a pesquisa detém-se,
especificamente, na relação que ela articula entre questões da arte contemporânea
e o que os críticos vincularam ao Barroco no Brasil, avançando a hipótese de
diálogo entre a referida plástica e as Pathosformeln. Nesse sentido, ao respeitar o
primado warburguiano da imagem para conduzir as investigações do historiador da
arte e estruturar-se mediante uma lógica associativa entre imagens, o trabalho
busca refletir sobre a obra da artista a partir da problematização de determinados
nexos de sua poética, sem obliterar a remissão da artista à densidade do Barroco
e à azulejaria portuguesa. Trata-se, primeiramente, de interrogar a polaridade
ethos/pathos na série Azulejões (2000-), bem como, em seguida, investiga relações
entre a Pathosformel da destruição e a série Línguas e Cortes (1998-), ou ainda
arrefecimento das Pathosformeln face às recentes Ruínas de Carne (2021-2022). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Questões warburguianas colocadas à plástica de Adriana Varejão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crítica de arte | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Master's Dissertation aims to interrogate Adriana Varejão's art (1964) from
theoretical questions opened by the notion of Pathosformel, created by the GermanJewish theorist and art historian Aby Warburg (1866-1929), and also in his
developments thought by the french philosopher and art historian Georges DidiHuberman (1953). It focuses on the artist's extensive production and, when
pondering about presumed gaps, as well as questioning structuring elements of the
work and critical fortune, the research focuses specifically on the relationship she
articulates between issues of art contemporary art and what the critics linked to the
Baroque in Brazil, advancing the hypothesis of a dialogue between the referred
plastic art and the Pathosformeln. In this sense, by respecting the warburgian
primacy of the image to conduct the art historian's investigations and structuring
itself through an associative logic between images, the work seeks to reflect from
the problematization of certain nexuses of his poetics, without obliterating the
remission of the artist to the density of the Baroque and portuguese tiles. It is, firstly,
questioning the ethos/pathos polarity in the series Azulejões (2000-), as well
investigating relations between the Pathosformel of destruction and the series
Línguas e Cortes (1998-), or even the cooling of the Pathosformeln compared to the
recent Ruínas de Carne (2021-2022). | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|