Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4851
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a casa da diferenca - Alice de Barros.pdf635,5 kBAdobe PDFView/Open
Title: A casa da diferença : feminismo e diferença sexual na filosofia de Luce Irigaray
Authors: Gabriel, Alice de Barros
Orientador(es):: Bensusan, Hilan
Assunto:: Diferença sexual
Feminismo
Irigaray, Luce
Issue Date: 27-May-2010
Citation: GABRIEL, Alice de Barros. A casa da diferença: feminismo e diferença sexual na filosofia de Luce Irigaray. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: No presente ensaio pretendo colocar em questão a noção de Luce Irigaray da diferença sexual. Procuro investigar a genealogia do pensamento da autora, pensando suas conexões com a filosofia da diferença e com a psicanálise. É um exercício de malabarismo entre a filosofia da diferença sexual e as críticas partidas de lugares de fala não hetero. São várias perguntas que orientam essa reflexão, uma delas é se a diferença sexual está a serviço de uma heteronorma, outra (ligada a essa) é se é possível falarmos/pensarmos/agirmos politicamente a partir de uma comunidade de mulheres, outra ainda é se o essencialismo representa um risco para o feminismo. Todas essas perguntas servem para entendermos melhor o que é a diferença sexual para Irigaray. Penso que a idéia de diferença sexual pode ser interessante para o momento atual do feminismo no qual muitas alianças estão quebradas, porque a diferença sexual é sobre fazer comunidade na casa da diferença, apela para essa necessidade de reestabelecermos solidariedade feminista entre mulheres. Penso também que é interessante porque abre a categoria mulheres para uma futuridade: o feminino não está dado, tem que ser construído coletivamente, se queremos superar o falogocentrismo. Aposto na radicalidade dessa categoria, porém penso que devemos investigar seus limites.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Humanidades, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Gradução, 2009.
Appears in Collections:FIL - Mestrado em Filosofia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/4851/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.