Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/47861
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
GuilhermeAugustoMeirellesSampaio_DISSERT.pdf29,53 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorGonçalves, Felipe Canovapt_BR
dc.contributor.authorSampaio, Guilherme Augusto Meirellespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T19:35:42Z-
dc.date.available2024-02-23T19:35:42Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.date.submitted2023-02-27-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Guilherme Augusto Meirelles. A abordagem triangular em consonância com a educação audiovisual : uma pesquisa narrativa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2023. 120, 46 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/47861-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente há estudos nas ciências pedagógicas que buscam elucidar a importância do ensino-aprendizagem da linguagem audiovisual no âmbito escolar que, através de atividades de criação artística, estimulem o desenvolvimento intelectual e a autonomia do estudante. A partir da experiência pedagógica na SEEDF e da adoção da metodologia pesquisa narrativa, o objetivo desta investigação é analisar o uso e a adequação da Abordagem Triangular, composta por três ações pedagógicas, quais sejam: a leitura de obra de arte, o fazer artístico e a contextualização, em três projetos de educação audiovisual, sendo eles, de curta-metragem de ficção, de filmes-carta e de programas de entrevistas. Essas ações demonstraram-se promissoras para possíveis projetos educacionais de audiovisual, com propósito libertador.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA abordagem triangular em consonância com a educação audiovisual : uma pesquisa narrativa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCurta-metragempt_BR
dc.subject.keywordLinguagem audiovisualpt_BR
dc.subject.keywordGestão de criaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrograma de entrevistapt_BR
dc.subject.keywordCinema - educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Currently there are studies in pedagogical sciences which seek to elucidate the importance of the teaching-learning of audiovisual language in the school environment which, through artistic creation activities, stimulate the intellectual development and autonomy of the student. The aim of this research is to analyze, from the pedagogical experience in SEEDF and based on the narrative research methodology, the consonance between the Triangular Approach and Audiovisual Education in Basic Education. In three audiovisual projects at school, fiction short films, letter-films and interview programs, the actions of reading, making and contextualizing, which compose the Triangular Approach, proved to be feasible for the teaching-learning of audiovisual in school, with liberating purposes.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/47861/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.