Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Ileno Izídio da | - |
dc.contributor.author | Gerk, Tabata de Aquino | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-01T20:41:47Z | - |
dc.date.available | 2024-02-01T20:41:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-08 | - |
dc.identifier.citation | GERK, Tabata de Aquino. Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas: ampliando perspectivas. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/47659 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a analisar o fenômeno de adolescentes que realizam
homicídios em massa seguidos de suicídio em escolas, trazendo novas óticas sobre possíveis
fatores externos e internos relacionados às motivações de seus protagonistas. O objetivo de
trazer novas discussões acerca do tema surge da necessidade identificada de aprofundar
análises para além das tendências paradigmáticas vigentes atualmente na comunidade
científica, na mídia e na sociedade, onde percebem-se lacunas e preconceitos quando se trata
de pensar nas possíveis vivências de possíveis sofrimentos psíquicos desses adolescentes, bem
como influências externas presentes no desenvolvimento da motivação para esses atos. Para
alcançar tais leituras, esta pesquisa utilizou multimétodos, dividindo-se em três partes: um
panorama teórico sobre como o tema é abordado atualmente e as problemáticas envolvidas
nessas análises; uma exploração Psicanalítica sobre o modus operandi do ato de homicídio
seguido de suicídio na adolescência; e um estudo de caso de um famoso acontecimento dentro
da temática evidenciada com base na Análise Narrativa, evidenciando fatores psicossociais
relacionados ao ato na visão de um amigo dos protagonistas. Dentro das descobertas
encontradas, foi notado claramente a falta de material para debate sobre esses casos em vieses
que não depreciam os autores desses atos ou os colocam como agentes únicos de suas ações,
excluindo fatores de risco externos. Fatores de risco estes que puderam ser notados quando se
observou o olhar de um par aos adolescentes, demonstrando que diversos atores sociais e
instituições estão envolvidos neste fenômeno. Das limitações encontradas na pesquisa, a falta
de material com informações fidedignas e sem viés sensacionalista certamente dificultou uma
análise ampliada sobre o tema, bem como o fato de a grande maioria dos autores desses atos
ter falecido sem contar muito de sua história. Em conclusão, sugerem-se novas pesquisas
dentro da temática, pois é notável que quanto mais entendermos os mecanismos que levam a
esses atos serem perpetuados pode-se pensar em ações mais efetivas de prevenção e
tratamento no objetivo de evitá-los. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas : ampliando perspectivas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Homicídio seguido de suicídio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atentados em escolas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work proposes to analyze the phenomenon of adolescents who carry out mass
homicide followed by suicide in schools, bringing new perspectives on possible external and
internal factors related to the motivations of their protagonists. The purpose of bringing new
discussions about the subject arises from the identified need to deepen analyzes beyond the
current paradigmatic trends in the scientific community, in the media and in society, where
gaps and prejudices are perceived when it comes to thinking about the possible experiences of
possible psychic sufferings of these adolescents, as well as external influences present in the
development of the motivation for these acts. In order to reach such readings, this research
used multimethods, being divided into three parts: a theoretical overview about how the
subject is currently addressed and the problems involved in these analyzes; a Psychoanalytic
exploration of the modus operandi of the act of homicide followed by suicide in adolescence;
and a case study of a famous event within the theme evidenced on the basis of Narrative
Analysis, evidencing psychosocial factors related to the act in the vision of a friend of the
protagonists. Within the findings found, there was a clear lack of material for debate on such
cases in biases that do not depreciate the perpetrators of these acts or place them as sole agents
of their actions, excluding external risk factors. These risk factors could be noticed when the
look of a pair adolescent was analyzed, demonstrating that several social actors and
institutions are involved in this phenomenon. From the limitations found in the research, the
lack of material with reliable information and without sensationalistic bias certainly hindered
an extended analysis on the subject, as well as the fact that the great majority of the authors of
these acts have died without telling much of their history. In conclusion, new research on this
thematic is suggested, since it is remarkable that the more we understand the mechanisms that
lead to these acts being perpetuated, more we can think of effective actions of prevention and
treatment in the aim of avoiding them. | pt_BR |
dc.contributor.email | tabatagerk@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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