Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47114
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
EdileneTeixeiraDeSouza_DISSERT.pdf7,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBiato, Emília Carvalho Leitãopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Edilene Teixeira dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-27T18:10:28Z-
dc.date.available2023-12-27T18:10:28Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.date.submitted2023-08-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Edilene Teixeira de. O TDAH no espaço escolar: um estudo sobre os percursos do diagnóstico. 2023. 150 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/47114-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo abordar as questões que envolvem o Diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto escolar, a partir da leitura que fazemos da obra de Nietzsche e Derrida, especificamente dos conceitos de Tradução, Diferença e Acontecimento. Para tanto, a pesquisa adotou a Otobiografia e a análise documental com enfoque qualitativo como percursos metodológicos. Optou-se pelo modelo de Trabalho Final de Conclusão de Curso (TFCC) organizado em formato multipaper, composto por uma introdução, três artigos, um produto técnico e considerações finais. Os resultados alcançados até aqui apontam para a importância de a escola buscar caminhos singulares, que extrapolem protocolos e que sejam dotados de potência criadora capaz de inibir práticas medicalizantes. Assim, enfatiza a necessidades de se pensar sobre o estudante em suas diferentes formas de viver, aprender, ser e estar no mundo, como sinal de uma educação efetivamente inclusiva, para além do diagnóstico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO TDAH no espaço escolar: um estudo sobre os percursos do diagnósticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordTranstornos psiquiátricos - diagnósticopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/47114/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.