| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma | 
|---|
| dc.contributor.author | Schnorr, Samuel Molina | - | 
| dc.contributor.author | Pietrocola, Maurício | - | 
| dc.date.accessioned | 2023-12-01T14:59:15Z | - | 
| dc.date.available | 2023-12-01T14:59:15Z | - | 
| dc.date.issued | 2022-07-20 | - | 
| dc.identifier.citation | SCHNORR, Samuel Molina; PIETROCOLA, Maurício. Educação em Ciências e Matemática no Brasil: uma Revisão Sistemática de 25 Anos de Pesquisa (1994–2018). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 22, e37242, p. 1-30. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/37242. Acesso em: 29 nov. 2023. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46935 | - | 
| dc.description.abstract | Para entender como a pesquisa em educação científica e matemática se desenvolveu no Brasil nos
últimos 25 anos (de 1994 à 2018), analisamos os 10 periódicos brasileiros mais bem avaliados na área.
Construímos um extenso conjunto de dados com todos os artigos publicados nas revistas selecionadas
sobre pesquisa em educação científica e matemática desde 1994. Categorizamos 3.014 artigos como de
produção nacional e 584 como estrangeiros e, em seguida, analisamos o perfil dos autores. Nos estudos de
produção nacional também analisamos: (i) a natureza do estudo (pesquisa empírica, relato de experiência
ou ensaio teórico), (ii) temas de pesquisa e (iii) conteúdo textual (título, resumo e palavras-chave). Nossos
resultados indicaram que, nos últimos 25 anos, as pesquisas em educação científica e matemática têm sido
conduzidas principalmente por pesquisadores do gênero masculino de universidades públicas do sudeste
do Brasil. As principais áreas de pesquisa foram ensino e aprendizagem e formação de professores, os
principais temas pesquisados foram formação de professores, livro didático e educação ambiental. Em
geral, os artigos estrangeiros tinham apenas um autor de países da América Latina, Portugal ou Espanha.
Por meio da análise de uma quantidade considerável de publicações, nosso trabalho apresentou um
panorama da produção científica da área nos últimos anos. | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.title | Educação em ciências e matemática no Brasil : uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994–2018) | pt_BR | 
| dc.title.alternative | Science and mathematics education in Brazil : a systematic review of 25 years of research (1994–2018) | pt_BR | 
| dc.type | Artigo | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Literatura científica brasileira | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Periódicos científicos | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Educação científica | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Revisão sistemática | pt_BR | 
| dc.rights.license | (CC BY) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0. | pt_BR | 
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742 | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | To  understand  how  research  in  science  and  mathematics  education  has  developed  in  Brazil  in  the  last  25  years  (from  1994  to  2018)  we  analysed  the  10  best-rated  Brazilian  journals  in  the  field.  We  built  an  extensive  dataset  with  all  articles  published  in  the  selected  journals  about  research  in  science  and  mathematics education since 1994. We categorized 3014 articles as national production and 584 as foreign and then analysed the profile of the authors. In the studies from national production we also analysed: (i) the nature of the study (empirical research, experience report or theoretical essay), (ii) research strands and  (iii)  textual  content  (titles,  abstract  and  keywords).  Our  results  indicated  that  in  the  last  25  years,  cutting edge research in science and mathematics education has mainly been led by male researchers from public Universities in the southeast of Brazil. The main thematic strands were teaching and learning and teacher training and the main subjects researched were teacher formation, textbook and environmental education. In general, foreign articles had only one author from countries in Latin America, Portugal or Spain. Through the analysis of a considerable amount of publications, our work presented an overview of the scientific production of the field in recent years. | pt_BR | 
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9326-1477 | pt_BR | 
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1839-8005 | pt_BR | 
| dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR | 
| dc.contributor.affiliation | Universidade de São Paulo | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Núcleo de Educação Científica (IB NECBio) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR | 
| Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins 
 |