Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/46594
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_CertificaçãoJovensAdultos.pdf422,1 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorSantos, André Vitor Fernandes dos-
dc.contributor.authorSilva, Juliana Marsico Correia da-
dc.contributor.authorOliveira, Cecília Santos de-
dc.date.accessioned2023-10-02T20:16:41Z-
dc.date.available2023-10-02T20:16:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, André Vitor Fernandes dos; SILVA, Juliana Marsico Correia da; OLIVEIRA, Cecília Santos de. Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências: notas para os campos do currículo e da avaliação. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, e85996, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85996/48168. Acesso em: 02. out. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46594-
dc.description.abstractA verificação e posterior certificação de conhecimentos elaborados por sujeitos jovens e adultos é papel historicamente desempenhado por exames supletivos e, desde o início dos anos 2000, por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – o Encceja. Apresentamos aqui uma reflexão acerca da forma como os conhecimentos relacionados à disciplina escolar Ciências são mobilizados nesse exame. Nossa preocupação se remete à relação entre conhecimento e experiência e ao papel que a linguagem assume na expressão de tais conhecimentos. Interessa aqui realizar um exercício, considerando o contexto de circulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de visibilizar a forma pela qual os discursos que compõem tais documentos permitem-nos questionar o lugar da especificidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na produção daquilo que conta como conhecimento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Paranápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCertificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliaçãopt_BR
dc.title.alternativeA assessment certification of young people and adults, experience and knowledge in the field of science : notes for curriculum and assessment policiespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional para certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)pt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultos - avaliaçãopt_BR
dc.rights.license(CC-BY)pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996pt_BR
dc.description.abstract1The certification of knowledge built by adults throughout their lives is a practice carried out through supplementary exams and, in recent decades, through the National Certification Exam of Youth and Adult Education Conclusion – the Encceja. We present a reflection on the form that knowledge considered important to the Science school subject assumes in this exam. Our concern is related to the relationship between knowledge and experience and the role that language plays in the expression of such knowledge. In a context of circulation of the National Common Curricular Base (BNCC), we are especially interested in pointing out the power exercised by these documents, urging us to question the place of the specificity of the public of Youth and Adult Education (EJA) in the composition of what should count as knowledge.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp:// orcid.org/0000-0003-3103-2569pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2997-0532pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2960-0651pt_BR
dc.contributor.emailandre.santos@unb.brpt_BR
dc.contributor.emailjumarsico@gmail.compt_BR
dc.contributor.emailcecideoliveira@yahoo.com.brpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/46594/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.