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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4588
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Title: Relações entre valores pessoais e preferência por categorias de filmes
Authors: Fortes, Keynes
Orientador(es):: Tamayo, Álvaro
Assunto:: Comportamento - avaliação
Comportamento humano
Filmes cinematográficos
Issue Date: 2006
Citation: FORTES, Keynes. Relações entre valores pessoais e preferência por categorias de filmes. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006
Abstract: Esse estudo investigou a relação preditiva entre valores pessoais e preferências por categorias cinematográficas (gêneros e tipos de filmes), assumindo a possibilidade de seletividade da audiência, e de diferenças nas mensagens em distintas categorias de filmes. Visto que, possivelmente, as pessoas busquem assistir a filmes que apresentem conteúdos temáticos congruentes aos seus valores. Valores pessoais são definidos como metas que transcendem ações e situações específicas e que servem como princípios que guiam a vida do indivíduo. O conhecimento acerca dos valores pessoais dos indivíduos têm sido relevante à compreensão de diversos fenômenos sociais, porém ainda são esparsas as informações acerca de seu impacto sobre o consumo de produtos culturais. Desta forma, os objetivos específicos do trabalho foram de (1) investigar a influência dos tipos motivacionais de valores pessoais sobre a preferência por gêneros cinematográficos (2) investigar a influência dos tipos motivacionais de valores pessoais sobre a preferência por tipos de filmes. Fez-se uso do Perfil dos Valores Pessoais de Schwartz e de uma Medida de Preferência por Categorias de Filmes, desenvolvida neste estudo. Os dados foram coletados em salas de cinema dos três maiores exibidores de Brasília com uma amostra de 926 respondentes. Foram realizadas regressões múltiplas padrão entre os tipos motivacionais de valores pessoais e as preferências por 15 categorias (gêneros e tipos) de filmes. Os resultados indicam que os tipos motivacionais foram preditores significativos da preferência por todas as categorias presentes no estudo, corroborando, de forma geral, os achados de pesquisas anteriores. Finalmente, considera-se este trabalho mais um passo no desenvolvimento de estudos de valores no Brasil e uma contribuição para as pesquisas na área de psicologia do consumidor, especificamente, em um contexto de consumo cultural. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigated the predictive relation between personal values and the preference for cinematic categories (genres and types of movies) assuming the possibility of audience selectiveness and of different messages in different movie categories; as probably people make an attempt to watch movies that present thematic contend that are congruent to their values. Personal values are defined as goals or end-states that transcend specific actions and situations, ordered by their importance and serve as principles that guide a persons life. The knowledge of individuals values have been relevant to the understanding of a variety of social phenomena, however, it is still scarce the amount of information on their impact over the consumption of cultural products. That way, the specific objectives of this work were: (1) investigate the influence of motivational types of human values on the preference of movie genres, (2) investigate the influence of motivational types of human values on the preference of movie types. The Portrait Questionnaire by Schwartz and one scale to measure movie category preference developed in this study were used. The research was carried out in movie theaters of the three main exhibitors in Brasilia with 926 participants. Standard Multiple Regressions were carried out between the motivational types and the preference for the 15 categories (movies and types) of films. The results revealed that the motivational types were significant predictors of the preference for all movie categories present in the study, generally, corroborating the results from previous research. Finally, this work might be another step in the development of studies on values in Brazil and a contribution to the research in consumer psychology, especially, in the context of cultural consumption.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
Appears in Collections:IP - Mestrado em Psicologia (Dissertações)

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