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dc.contributor.advisorVeiga, Ilma Passos Alencastro-
dc.contributor.authorAndrade, Luciane Sá de-
dc.date.accessioned2010-05-03T21:44:46Z-
dc.date.available2010-05-03T21:44:46Z-
dc.date.issued2010-05-03-
dc.date.submitted2009-06-
dc.identifier.citationANDRADE, Luciane Sá de. Formação de professores em nível médio na modalidade a distância: a experiência do Proformação. 2009. 246 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4427-
dc.descriptionTese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009.pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento de políticas públicas para formação de professores em exercício é um desafio para a educação no século XXI no Brasil. A tese foi construída a partir da análise de um programa do Ministério da Educação que ofereceu a formação em nível médio modalidade normal - a professores em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental por meio da educação a distância. O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições da experiência do Proformação para as políticas de formação de professores e analisar a percepção dos gestores federais, coordenadores estaduais, professores formadores e professores cursistas com relação ao processo de formação proposto pelo Programa quanto aos pontos positivos e os fragilizadores. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com análise documental, realização de entrevistas com gestores federais, gestores estaduais e professores egressos do programa nos estados de Minas Gerais, Goiás e Sergipe. Como aspectos positivos foram apontados a metodologia para a elaboração do material didático com eixos horizontais e verticais articulando as áreas temáticas à prática pedagógica do professor; a possibilidade de trabalho integrado entre União, Estados e Municípios na implementação de política pública para formação de professores; o estabelecimento de comunidades de aprendizagem local mediadas por professor mais experiente; mudanças identitárias significativas nos professores formados com a construção da auto-estima; o acompanhamento da prática pedagógica na escola do professor a ser formado; a valorização da profissionalização e saber acumulado pelos professores formados que se engajaram em cursos de nível superior. Como aspectos fragilizadores do programa foram apontados: o aligeiramento da formação com a incorporação da prática do professor na carga horária do curso; a pouca possibilidade de comunicação do professor cursista com o professor formador, o que gerou limites na apreensão e aprofundamento de conceitos teóricos; a dificuldade de deslocamento nas zonas rurais; a contratação de novos leigos; a não atuação do programa nas condições de trabalho dos professores. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe development of public policies to the formation of teachers at work is a challenge to education in the XXI century in Brazil. The present thesis was built by starting off with the analysis of a Ministry of Education program which provided the formation in high school mainstream modality to teachers who are teaching the first years of the elementary level using long distance learning. This research aimed at analysing the contributions of the experience of Proformação (Program of Formation of teachers at work) to the formation policies of teachers and analysing the perception of federal administrators, state coordinators, specialist teachers and trainee teachers regarding the process of formation proposed by the Program towards the positive points and those which weaken the process. The methodology used was of qualitative matter, with documentation analysis, interviews with federal and state administrators and teachers who left the program in the states of Minas Gerais, Goias e Sergipe. Positive aspects were pinpointed such as the methodology to produce the didactic material with horizontal and vertical axes articulating the thematic areas to teachers pedagogic practice; the possibility of integrated work between the country, states and municipality focused on the implementation of the public policy for the formation of teachers; the establishment of local learning communities mediated by the more experienced teachers; the rescue of self-esteem ensued in meaningful identity changes in teachers; the accompaniment of the pedagogical practice in school of the teacher to be formed; the value of the profession of teaching and the cumulative knowledge by the graduate teachers who got involved in university graduation. As aspects that weakened the program were pointed out: the acceleration of the formation with the consolidation of the practice by the teacher in the amount of hours of the course; the little possibility of communication between the trainee teacher and the specialist teacher; what generated bounderies in the internalization and deepening of basic concepts; the difficulty in moving around rural areas; the hiring of new non-certified teacher working in the field; the inactivity of the program due to the conditions of work of the teachers. ___________________________________________________________________________________ RÉSUMÉen
dc.description.abstractLe développement de politiques publiques pour la formation de professeurs en exercice est un défi pour l’éducation dans le XXIe siècle au Brésil. La thèse a été faite à partir de l’analyse d’un programme du Ministère de l’Éducation qui a offert la formation au niveau moyen – modalité normale – aux professeurs en exercice au commencement de l’enseignement fondamental à travers l’éducation à distance. L’objectif de ce travail est d’analyser les contributions de l’expérience du Proformation pour les politiques de formation de professeurs et d’analyser la perception des gestionnaires fédéraux, coordinateurs d’état, des professeurs formateurs et professeurs de cours quant au processus de formation proposé par le Programme par rapport aux points positifsaussi bien qu’aux frêles. La méthodologie utilisée était qualitative, avec l’analyse de documents, des entretiens avec des gestionnaires fédéraux, des gestionnaires de l’état et des professeurs déjà éloignés du programme dans les états de Minas Gerais, Goiás et Sergipe. Comme aspects positifs furent cités la méthodologie pour l’élaboration du matériel didactique avec des axes horizontaux et verticaux enonçant les domaines thématiques et la pratique pédagogique du professeur ; la possibilité de travail integré parmi l’Union, États et Municipalités dans l’implémentation de la politique publique pour la formation de professeurs ; l’implantation de communautés d’apprentissage local supervisé par des professeurs plus expérients ; de changements identitaires chez les professeurs certifiés avec la réparation de l’auto-estime ; l’accompagnement de la pratique pédagogique dans l’école du professeur qui va obtenir son certificat ; la valorisation de la profession et du savoir accumulés par les professeurs certifiés qui ont suivi les cours au niveau supérieur. Les aspects frêles du programme notés sont : la difficulté de la formation rapide avec l’incorporation de la pratique du professeur dans le volume horaire du cours ; le peu de communication du professeur de cours avec le professeur formateur, ce qui a géré des limites dans l’appréhention et l’approfondissement des concepts théoriques ; la difficulté de déplacement dans les zones rurales ; l’embauchage de professeurs novices et inexpérimentés ; la nonparticipation du programme dans les conditions de travail des professeurs.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFormação de professores em nível médio na modalidade a distância : a experiência do Proformaçãoen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordEnsino a distânciaen
dc.subject.keywordEnsino médioen
dc.location.countryBRAen
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