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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43858
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dc.contributor.authorAnjos, Hellen Vivian Moreira dos-
dc.contributor.authorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorRodrigues, Fernando Barreto-
dc.date.accessioned2022-06-01T13:41:12Z-
dc.date.available2022-06-01T13:41:12Z-
dc.date.issued2022-05-06-
dc.identifier.citationANJOS, Hellen Vivian Moreira dos; CASTIONI, Remi; RODRIGUES, Fernando Barreto. A opção pelo Ensino Médio Integrado: o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 15, n. 1, p. 283-307, 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19158. Acesso em: 1 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43858-
dc.description.abstractEste artigo analisa a opção dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais pelo Ensino Médio Integrado (EMI). A instituição está localizada na Mesorregião Norte de Minas Gerais. A coleta de dados contou com a realização de um grupo focal com oito estudantes do EMI e a aplicação de questionários estruturados a trezentos e sessenta e três alunos desta modalidade de ensino. Constituíram-se como elementos chave deste estudo as seguintes questões: por que os estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio dessa instituição optaram por esta modalidade de ensino? O EMI no campus em questão contempla as necessidades dos jovens para o ingresso no Mundo do Trabalho? Qual o traçado dos perfis desse grupo de indivíduos? Quais são as conexões de seus perfis com os itinerários de sua transição escola-trabalho-universidade? As etapas desta pesquisa (grupo focal e questionário estruturado), aliadas ao referencial teórico, foram essenciais na compreensão do que desejam esses sujeitos e quais são as representações que constroem da instituição e dos cursos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeThe option for Integrated Secondary Education : the case of students from an agricultural campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology from the North of Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio integradopt_BR
dc.subject.keywordJuventudept_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19158. Acesso em: 01 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11pt_BR
dc.description.abstract1This article analyzes the option of students from an agricultural campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology from the North of Minas Gerais for Integrated Secondary Education (EMI). The institution is located in the North Mesoregion of Minas Gerais. Data collection included the realization of a focus group with eight EMI students and the application of structured questionnaires to three hundred and sixty-three students from this type of education. The following questions were constituted as key elements of this study: why did students from Technical Courses Integrated to High School at this institution choose this type of education? Does the EMI on the campus in question address the needs of young people to enter the World of Work? What is the outline of the profiles of this group of individuals? What are the connections between their profiles and the itineraries of their school-work-university transition? The stages of this research (focus group and structured questionnaire), combined with the theoretical framework, were essential to understand what those subjects want and which representations they build about the institution and the courses.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3070-6210pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5459-3492pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1754-0447pt_BR
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